Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Uma distribuidora opera em um ambiente onde os clientes apresentam basicamente as mesmas características e estão concentrados em uma mesma região. A forma adequada para organizar o departamento de vendas dessa distribuidora é por

a) clientes
b) produtos
c) linha
d) carregamento
e) território

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

CET Santos - SP - Comunicação Social - Marketing Propaganda

Ano de 2012

Um agente de trânsito, em determinado cruzamento, executa sinais para orientação dos motoristas. No mesmo cruzamento, há outros tipos de sinalizações (indicação de preferenciais, semáforos, entre outros). Diante destas sobreposições de indicações, motoristas e pedestres devem levar em conta que:

a) a sinalização do semáforo deve prevalecer sobre as demais sinalizações, pois é controlada automaticamente pela central.
b) a sinalização horizontal deve prevalecer sobre a sinalização vertical.
c) a sinalização realizada pelo agente de trânsito deverá prevalecer sobre as demais sinalizações.
d) a sinalização realizada pelo agente de trânsito deve estar em conformidade com a sinalização do semáforo e das placas indicativas, caso contrário é considerada nula pelo Código Brasileiro de Trânsito.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Preocupado em investir em relacionamento sem comprometer os seus ganhos, o gerente de marketing de uma companhia que opera com margem muito elevada deseja determinar o nível de marketing de relacionamento com o qual deve operar. Visto que a quantidade de clientes de que dispõe é pequena, o investimento mais adequado seria em marketing

a) básico
b) reativo
c) responsável
d) proativo
e) de parceria

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Atendidas as normas pertinentes ao Código da Propriedade Industrial, a publicidade comparativa é aceita pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).
Porém, para que uma publicidade comparativa seja reconhecida como lícita pelo CONAR, ele impõe limites específicos, dentre os quais que

a) seu objetivo maior seja preferencialmente a defesa do consumidor.
b) a comparação alegada ou realizada seja passível de comprovação.
c) a imagem corporativa ou o prestígio de terceiros sejam usados de modo subjetivo, sem confronto.
d) se configure denegrimento do produto de empresa do mesmo ramo.
e) não se estabeleça confusão relevante entre produtos e marcas concorrentes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

De acordo com o CONAR, a publicidade desempenha papel coadjuvante na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes, preservando a integridade do menor.
Diante de tal perspectiva, esse código estabelece que os anúncios devem

a) conscientizar o consumidor de que o produto proporciona superioridade a quem o consome.
b) priorizar a utilização de crianças e adolescentes como modelos confiáveis de apelo ao consumo.
c) utilizar o formato jornalístico, uma vez que a notícia é motivadora para o consumo.
d) rejeitar a utilização de situação de violência que seja capaz de infundir medo.
e) abster-se de veicular valores como amizade, honestidade e justiça.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

O preço praticado na compra e venda de bens, direitos e serviços entre partes relacionadas (pessoas vinculadas) e que deve ser controlado pela administração tributária chama-se preço

a) orçado
b) recomendado
c) de transferência
d) de custo
e) de mercado

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Tendo por base a Constituição da República Federal do Brasil, especialmente nos seus artigos 220 e 221, que tratam da Comunicação Social, a produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão, dentre outros, ao seguinte princípio:

a) uniformização de ideias políticas
b) promoção da cultura nacional e regional
c) preferência pela produção independente sem fins lucrativos
d) preferência pelas informações jornalísticas recolhidas por brasileiros natos
e) fomento dos valores éticos e sociais da pessoa e da família

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Em observância à indispensável necessidade de se cumprir o prescrito no CONAR, uma organização empresarial não pode veicular ou autorizar que, em seu nome, se faça uma publicidade que descumpra a citada norma. Uma publicidade, de acordo com esse Código, pelo princípio do consumo com responsabilidade social, não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável.
Assim, diante desse princípio, nos anúncios de bebidas alcoólicas,

a) não constituirão o conteúdo da mensagem eventuais apelos à sensualidade.
b) não serão utilizadas, salvo quando comprovado, imagens que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que proporcione ao consumidor maior poder de sedução.
c) não serão apresentadas situações que tornem o consumo do produto um desafio nem tampouco desvalorizem aqueles que não bebam.
d) não se utilizará uniforme de qualquer esporte como suporte à divulgação da marca.
e) não se associará o consumo do produto ao desempenho de determinadas atividades profissionais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Ênfase em Vendas a Rede Automotiva

Ano de 2012

Há vários métodos para obter nomes de clientes e, posteriormente, selecionar os mais adequados para os diversos produtos que a empresa tem para oferecer. O método que consiste em visitas a vários clientes, sem entrevistas marcadas, mas procurando contatos diretos, de porta em porta, é denominado

a) corrente contínua
b) centro de influências
c) observação pessoal
d) assistente de vendas
e) cold canvassing

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Marketing - Júnior

Ano de 2012

Os meios de propaganda têm forças diferentes em relação a seu impacto sobre o público. Cada um deles adapta-se melhor a determinados papéis dentro de um planejamento de comunicação.
Sendo assim, em relação à mídia impressa, na utilização do jornal como meio de comunicação, deve-se considerar como DESVANTAGEM

a) seu custo
b) sua cobertura
c) sua exposição
d) sua vida útil
e) suas diferentes seções

A resposta correta é:

Filtro