Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CESPE

EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi

Ano de 2011

Com relação a veículos impressos, julgue os itens que se seguem

Espaços para divulgação de material em rádio e TV não podem ser comprados com base no custo por mil (CPM).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNCAB

Prefeitura Várzea Grande - MT - Técnico Superior - Publicitário

Ano de 2011

Quando o planejamento de campanha opta por uma estratégia de destacar um lugar para o produto na mente do consumidor, está usando a estratégia de:

a) testemunho.
b) humor.
c) comparação.
d) posicionamento.
e) defesa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

A mídia eletrônica é a que veicula mensagens publicitárias segundo padrões específicos. Fazem parte dela:

a) rádio, jornal e internet.
b) televisão, rádio, cinema e internet.
c) out-door, televisão, rádio.
d) bus-door, jornal e cinema.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi

Ano de 2011

O meio jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando-se o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no país. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa de até 99 centavos, que avançou 12,9%. Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

O IVC é uma entidade que tem por objetivo verificar a qualidade do conteúdo dos meios impressos, garantindo, dessa forma, a idoneidade do investimento publicitário nos veículos associados ao instituto.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi

Ano de 2011

Com relação a veículos impressos, julgue os itens que se seguem

Frequência, tiragem e cobertura são utilizados para avaliar o poder de um meio impresso como veículo publicitário.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNCAB

Prefeitura Várzea Grande - MT - Técnico Superior - Publicitário

Ano de 2011

São aspectos fundamentais em um Briefing de Comunicação para que o planejamento de campanha possa ser desenvolvido:

a) produto, preço e meios de comunicação.
b) sazonalidade, linguagem e slogan.
c) objetivos de marketing, continuidade e limitações.
d) mercado, concorrência e público-alvo.
e) target, meios de comunicação e share of mind.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Profissional Básico - Administração

Ano de 2011

Com a chegada das grandes redes de supermercados às cidades do interior, muitos supermercados locais passaram a ter problemas, uma vez que os clientes passaram a encontrar nos novos estabelecimentos amplo estacionamento, instalações modernas e climatizadas, grande variedade de produtos e preços mais baixos. Como forma de se protegerem, supermercados locais e pequenos varejistas criaram uma associação de empreendedores locais com o intuito de realizar compras em grande escala diretamente da indústria com melhores preços e gerenciar o processo de compra, armazenagem e distribuição das mercadorias com mais eficiência. Mesmo dominado pelos varejistas, esse sistema foi capaz de minimizar os conflitos de canal e criar condições de os empreendimentos locais se manterem em funcionamento lucrativo.
O sistema de marketing dessa associação criada classifica- se como

a) Vertical Contratual
b) Vertical Corporativo
c) Vertical Administrado
d) Horizontal
e) Multicanal

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AOCP

Prefeitura Ortigueira - PR - Comunicador Social em Publicidade

Ano de 2011

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
Nas definições do Código de Ética da Profissão, consta no terceiro item que a "Agência de Propaganda é a firma organizada para exercer as funções definidas pela _________________________ e que realiza a propaganda para o cliente e promove negócios para os veículos de propaganda, que a reconhecem como tal e a ela pagam comissão.

a) ABA (Associação Brasileira de Anunciantes)
b) CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão)
c) ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade )
d) CDC (Código de Defesa do Consumidor)
e) CONAR (Conselho de Nacional de Autorregulamentação Publicitária )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi

Ano de 2011

O meio jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando-se o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no país. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa de até 99 centavos, que avançou 12,9%. Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

Empregados no texto, os termos "vendas avulsas" e "assinaturas" referem-se exclusivamente à quantidade de exemplares vendidos em pontos de venda ao consumidor direto - bancas de jornais, supermercados e outros - e a empresas públicas ou particulares, respectivamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Profissional Básico - Administração

Ano de 2011

A fábrica de alimentos Komossim produz macarrão instantâneo e começou a perceber que as vendas desse produto, ao longo do último ano, vêm apresentando baixo crescimento, mesmo sendo conhecido e aceito pela grande maioria dos compradores em potencial. Além disso, novos concorrentes têm feito seguidas tentativas de entrada no mercado, e os lucros da Komossim com a comercialização de macarrão instantâneo têm declinado em função desse aumento de concorrência.
Levando em consideração o ciclo de vida dos produtos, em qual estágio se encontra o macarrão instantâneo da Komossim?

a) Introdução
b) Crescimento
c) Maturidade
d) Declínio
e) Descontinuidade

A resposta correta é:

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