Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca CESPE

SERPRO - Negócios em Tecnologia da Informação

Ano de 2013

Acerca de noções de marketing e gestão de relacionamento com o cliente, julgue os itens a seguir

Cabe ao profissional de marketing entender as necessidades, desejos e demandas do mercado-alvo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

A Instrução Normativa da SECOM de junho de 2011 dispõe sobre a conceituação das ações de comunicação do Poder Executivo Federal. Nesse documento, a área de Publicidade conta com classificações específicas. A ação de comunicação que se destina a divulgar direitos, produtos e serviços colocados à disposição dos cidadãos, com o objetivo de informar, educar, orientar, mobilizar, prevenir ou alertar a população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios individuais ou coletivos e que melhorem a sua qualidade de vida é denominada de publicidade

a) aberta.
b) de utilidade pública.
c) institucional.
d) mercadológica.
e) legal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

Em marketing político, o conjunto de técnicas de datamining que segmentam o universo de votantes potenciais, com o propósito de identificar os eleitores de um determinado candidato de um partido específico, denomina-se:

a) middlebrow.
b) pay off.
c) microtargeting.
d) paywall.
e) promosite.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Administração

Ano de 2013

O diretor de uma indústria nacional solicita a criação de uma campanha institucional para sua agência. Nesse caso, as propagandas da empresa irão enfatizar

a) a comparação com a marca líder no segmento
b) a segurança, a confiabilidade e a tradição da marca
c) o preço mais competitivo do que o da concorrência
d) os atributos e os diferenciais de seus produtos
e) os serviços prestados por sua equipe de representantes

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

A comunicação integrada é uma filosofia que direciona a convergência de diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica. Quais das atividades abaixo fazem parte do mix, o composto da comunicação integrada?

a) Comunicação interna e relações públicas de marketing.
b) Comunicação institucional e comunicação gerencial.
c) Comunicação administrativa e comunicação empresarial.
d) Relações públicas de marketing e comunicação institucional.
e) Comunicação mercadológica e comunicação administrativa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Comunicação Social

Ano de 2013

Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis.

O conjunto dessas variáveis forma o(a )

a) ciclo de vida dos produtos
b) composto de marketingc) marketshared) macroambiente de negócios
e) concorrência direta e genérica

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

Os fluxos de comunicação exercem grande influência sobre a eficácia do processo. São eles que constituem os caminhos, os desvios e os degraus por que atravessa a comunicação. Sobre este tema, não é correto afirmar:

a) No fluxo descendente, de cima para baixo, as comunicações gerenciais são formais e frequentemente em excesso, ocasionando entupimento de canais.
b) Os planos de sugestões, os boletins de resultados de tarefas e os círculos de controle de qualidade constituem algumas formas que respondem pelo fluxo ascendente.
c) As comunicações descendentes entre a cúpula - diretores e superintendentes - e os níveis gerenciais intermediários são menos eficazes do que as comunicações entre os gerentes e as chefias subordinadas.
d) Um dos problemas do fluxo lateral está relacionado ao acobertamento de informações que têm a ver com a competitividade e emulação entre os níveis gerenciais.
e) O fluxo diagonal é comum em organizações mais abertas, menos burocráticas e com forte peso nos programas interdepartamentais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

Em relação às características da publicidade em veículos impressos, o anúncio com estrutura completa deve contar com

a) título, imagem e assinatura.
b) composto de título, texto, imagem e assinatura.
c) logotipo e slogan.
d) título e texto.
e) logotipo, slogan e imagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Publicidade e Propagan

Ano de 2013

O usuário-mídia é um assíduo frequentador da Internet e das redes sociais e, muitas vezes, produz, compartilha e dissemina conteúdos próprios e de seus pares. Entre os diferentes tipos de usuário-mídia, os watchers são conhecidos por

a) publicarem, manterem e criarem conteúdo.
b) compartilharem sem interferência o conteúdo.
c) avaliarem e comentarem o conteúdo.
d) editarem, moderarem e influenciarem o conteúdo.
e) assistirem, lerem e ouvirem conteúdo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Comunicação Social

Ano de 2013

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação. A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

a) destacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.
b) pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.
c) processar dados financeiros e transações comerciais on-line.
d) sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.
e) transferir fundos de capital através de comunicações digitais.

A resposta correta é:

Filtro