Questões de Marketing

Assunto Geral

Banca FUNCAB

Prefeitura Várzea Grande - MT - Técnico Superior - Publicitário

Ano de 2011

A propaganda brasileira é regulamentada por instituições formadas por profissionais diretamente ligados ao setor. O órgão que faz a regulamentação do profissional do mercado publicitário é o:

a) CENP.
b) CONAR.
c) ABP.
d) APP.
e) ABA.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca AOCP

Prefeitura Ortigueira - PR - Comunicador Social em Publicidade

Ano de 2011

Os objetivos de comunicação NÃO pretendem

a) mudar de outras marcas para a do anunciante.
b) incitar a curiosidade do público alvo para um novo produto.
c) mudar a ideia do consumidor a respeito do anunciante.
d) promover o consumo de bens ou produtos de outras maneiras.
e) induzir o público a experimentar os produtos concorrentes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

BNDES - Profissional Básico - Administração

Ano de 2011

Uma metalúrgica percebeu que seus clientes já não aumentavam a quantidade de pedidos de ferragens para obras pesadas de construção civil (vergalhões, placas e chapas) e que outras empresas do setor estavam conseguindo bons resultados de vendas com a produção de ferragens para acabamento de interiores (dobradiças, fechos, ganchos, rodízios, puxadores, etc.) no mercado interno. Observando a possibilidade de dar partida no processo de internacionalização da empresa, a direção da empresa decidiu iniciar a produção de ferragens para acabamento de interiores e oferecê-las a compradores de fora do país.
Considerando a Matriz de expansão produto-mercado de Ansoff, como se classifica a nova estratégia de marketing dessa metalúrgica?

a) Penetração de mercado
b) Desenvolvimento de mercado
c) Desenvolvimento de produto
d) Diversificação
e) Liderança no custo

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CAIPIMES

Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade

Ano de 2011

A mídia digital, desenvolvida nos anos finais do século XX e nos anos iniciais do século XXI, diz respeito aos veículos que:

a) otimizam os meios impressos.
b) preferem meios publicitários.
c) aproveitam meios corporativos.
d) utilizam os meios digitais como internet, DTV, redes sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IPAD

SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade

Ano de 2011

Qual dos itens abaixo não é significativo para se pensar em projetos de sinalização:

a) Legibilidade.
b) Integração com o ambiente.
c) Relação com a identidade corporativa.
d) Heavy user.
e) Condições de leitura.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi

Ano de 2011

O meio jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando-se o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no país. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa de até 99 centavos, que avançou 12,9%. Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

Para a pesquisa de mídia, a importância de dados como a circulação, entre outros, está na possibilidade de se estimar o impacto de um anúncio publicado em determinado jornal em relação a outro, levando-se em consideração que ambos possuam o mesmo perfil de público e preços de inserções publicitárias semelhantes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNCAB

Prefeitura Várzea Grande - MT - Técnico Superior - Publicitário

Ano de 2011

A teoria de que as escolhas de uma pessoa são influenciadas por fatores psicológicos deu origem à:

a) Teoria AIDA.
b) Análise SWOT.
c) Classificação VALS.
d) Teoria do POTE.
e) Hierarquia das necessidades de Maslow.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IPAD

SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade

Ano de 2011

Assinale o único item que não influencia no custo de produção de uma peça publicitária:

a) Quantidade.
b) Cores.
c) Tipo de papel.
d) Formatos e sistemas de acabamento.
e) Tipologia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca IPAD

SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade

Ano de 2011

Quase todas as etapas do processo de produção de peças gráficas se transformaram após o surgimento da editoração eletrônica. Uma das poucas etapas que se mantém a mesma é:

a) A finalização
b) O layout
c) O briefing
d) A Pré-impressão
e) A Impressão

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNCAB

Prefeitura Várzea Grande - MT - Técnico Superior - Publicitário

Ano de 2011

Normalmente, em máquinas de impressão de 4 (quatro) ou mais cores, o usual é imprimir em KCMY(preto, ciano, magenta e amarelo).Aordem de impressão é definida em função da:

a) ordem decrescente de capacidade de adesão da tinta.
b) mais escuro para o mais claro.
c) capacidade da máquina.
d) tipografia.
e) qualidade da imagem.

A resposta correta é:

Filtro