Questões de Marketing
Assunto Geral
Banca IPAD
SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade
Ano de 2011
Assinale a única alternativa falsa a respeito da Responsabilidade Social Corporativa.
a) Preocupa-se com os empregados, o serviço ao público e à comunidade; desenvolve ações de renovação urbana, proteção ambiental, defesa do consumidor, assistência médica e educacional; promove atividades de cunho cultural, artístico e de entretenimento.
b) Tem forte impacto no marketing das empresas, em paralelo às ações concretas que realiza.
c) Serve de alerta a sociedade para práticas empresariais nem sempre justas, como a matança de animais e a destruição de florestas.
d) Estimula as potencialidades dos indivíduos (funcionários e colaboradores) como agentes de melhoria social.
e) Não é percebida como um diferencial pelos empresários brasileiros, já que desde a década de 1990 se popularizou no país.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi
Ano de 2011
O meio jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando-se o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no país. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa de até 99 centavos, que avançou 12,9%. Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o texto citado, é correto deduzir que tiragem e circulação têm significados idênticos, no que se refere a jornais auditados pelo IVC.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
A programação de mídia envolve a adequação do perfil do público-alvo aos estudos de audiência dos veículos de comunicação. Seu objetivo principal consiste em:
a) definição do estrato social.
b) elaborar conteúdos relacionados a temas da atualidade.
c) selecionar o veículo, dia, horário e mercados mais adequados para a veiculação da peça publicitária.
d) evitar temáticas de conteúdo étnico-racial.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca IPAD
SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade
Ano de 2011
Qual dos recursos não é amplamente utilizado no processo de Redação Publicitária:
a) Intertextualidade
b) Outdoor
c) Paródia
d) Ready-made
e) Alusão
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi
Ano de 2011
O meio jornal apresentou crescimento médio de 4,2% na circulação no Brasil, comparando-se o primeiro semestre de 2011 e o mesmo período do ano passado. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação ( IVC ), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no país. O aumento foi impulsionado em maior escala pelo crescimento nas vendas de publicações com preço de capa de até 99 centavos, que avançou 12,9%. Consequentemente, o volume de vendas avulsas teve maior expansão, alcançando 5,1% em relação ao incremento de 3,2% nas assinaturas. A média diária de circulação brasileira nos primeiros seis meses deste ano é de 4.435.581 exemplares, novo recorde histórico para a auditoria da entidade.
As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
A aceitação de publicidade competitiva a preços constantes de tabelas públicas é um dos requisitos para que uma publicação ingresse no IVC.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca IPAD
SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade
Ano de 2011
As mensagens publicitárias impressas que contêm apenas texto são chamadas de:
a) All screen
b) All Image
c) All type
d) Verbo-visual
e) Discursivas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca IPAD
SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade
Ano de 2011
Quando falamos em Comunicação Integrada, aquilo que norteia os objetivos de marketing e comunicação e constitui a imagem que a marca ou produto possui na mente do consumidor é chamado de:
a) Slogan
b) Share of market
c) Posicionamento
d) Estratégia
e) Turnover
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca IPAD
SENAC - PE - Assessor Técnico II - Publicidade
Ano de 2011
Uma campanha publicitária com veiculação gradual e contínua:
a) garante atingir o objetivo promocional, de venda de produto.
b) garante atingir o objetivo institucional, de fixação de imagem/marca.
c) não atinge o objetivo promocional nem o institucional, pois a fraca intensidade não impacta o público-alvo.
d) atinge o objetivo promocional e o institucional, pois o impacto não é determinado pela intensidade da campanha.
e) garante atingir o objetivo de lançamento, pois com maior pressão publicitária cobre rapidamente um grande volume de público-alvo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CAIPIMES
Prefeitura São Caetano do Sul - Professor II - Publicidade
Ano de 2011
Planejamento de mídia diz respeito ao ato de relacionar e avaliar informações e atividades a serem executadas para atingir determinados objetivos. Esse planejamento visa:
a) conhecer fatos e tendências de mercado.
b) interferir no consumo abusivo.
c) impedir a evolução das vendas.
d) estimular a diminuição da vendas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
EBC - Analista de Empresa de Comunicação Pública - Publi
Ano de 2011
Julgue os itens seguintes, referentes a perfil, cobertura geográfica, ranque e concorrência dos principais jornais do país.
Estudos publicados na mídia brasileira revelaram mudanças surpreendentes no comportamento dos consumidores de jornais tradicionais e populares. O maior volume de informações foi determinante para o crescimento do Super Notícia (MG), o mesmo não acontecendo com a Folha de S.Paulo, o Jornal do Brasil e O Estado de S.Paulo.
A resposta correta é: