Questões de Marketing
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
BNDES - Comunicação Social
Ano de 2013
A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I - As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.
II - As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.
III - As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.
IV - As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas.
Estão corretas as afirmativas
a) I, apenas
b) I e III, apenas
c) II e IV, apenas
d) II, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
BNDES - Comunicação Social
Ano de 2013
Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.
Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a
a) concorrente mais próxima da marca líder
b) líder em seu segmento de atuação
c) instituição preferida dos funcionários públicos
d) marca mais adequada para investimentos em previdência
e) marca mais antiga e experiente do mercado
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
BNDES - Comunicação Social
Ano de 2013
No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:
a) "O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados."
b) "As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem."
c) "Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados."
d) "Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes."
e) "Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua."
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
BNDES - Comunicação Social
Ano de 2013
Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia.
Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o
a) cliente interno
b) formador de opinião
c) consumidor
d) fornecedor
e) revendedor
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
A gestão de marketing se ocupa, nas organizações, com o conjunto de atividades
a) da gestão do relacionamento das organizações com seus clientes.
b) de promoção e comunicação de oferta de bens e serviços em um dado mercado.
c) relacionadas à venda de produtos e serviços no mercado.
d) relacionadas aos processos de troca entre agentes no mercado.
e) que estimulam a realização de transações que visam aumentar a lucratividade das empresas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o
a) local físico onde ocorrem as transações.
b) agrupamento de pessoas que podem e querem adquirir produtos.
c) agrupamento de vendedores que atendem aos diferentes clientes.
d) agrupamento de profissionais que elaboram os planos de atendimento ao cliente.
e) agrupamento de empresas que oferecem produtos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Uma empresa que oferece serviços de limpeza terceirizados para escritórios está avaliando sua demanda para o próximo ano. NÃO representa uma variável importante para este cálculo:
a) Custo dos materiais de limpeza.
b) Preço médio da hora de serviço.
c) PIB ? Produto Interno Bruto.
d) Índice de construção de novos prédios comerciais.
e) Valor do salário mínimo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a
a) diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.
b) diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.
c) percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.
d) conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.
e) percepção de qualidade de uma determinada ofer-ta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
O modelo do Ciclo de Vida do Produto é comumente utilizado nas análises da administração de marketing. Ele enfrenta, porém, diversas críticas em relação à sua adequação para interpretar a dinâmica do mercado e do seu uso como ferramenta estratégica. NÃO pode ser considerada uma crítica a este modelo:
a) Nem sempre é possível identificar com clareza em que estágio o produto analisado se encontra no modelo.
b) Nem todos os produtos percorrem o Ciclo de Vida do Produto proposto pela teoria da mesma maneira.
c) Este modelo não é capaz de explicar os fenômenos da Moda, do Modismo e da Tendência.
d) Muitas vezes a análise equivocada pode implicar em decisões e ações estratégicas que são indicadas para uma etapa do Ciclo na qual, talvez, o produto não se encontre verdadeiramente.
e) Os profissionais de marketing não podem prever, com certeza, quando um estágio do Ciclo termina e outro começa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica,
a) as duas dimensões que constituem as coordenadas de posicionamento das unidades analisadas na Matriz BCG são a atratividade do setor e a força comercial da organização no setor.
b) um dos aspectos de grande utilidade da Matriz é que ela prevê relações diretas entre participação de mercado e lucratividade.
c) de acordo com a Matriz, "Vacas Leiteiras" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) em mercados que apresentam crescimento rápido, nos quais a empresa tenha alta participação mas que, entretanto, tendem a atrair muita concorrência.
d) de acordo com a Matriz, "Estrelas" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) que apresentam crescimento lento, na qual a concorrência é menos intensa associada à liderança de mercado, mas que fornecem receitas contínuas e sustentáveis.
e) de acordo com a Matriz, "Pontos de Interrogação" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) da organização que ainda não apresentam resultados consistentes em termos de participação, mas que disputam mercados com alto potencial de crescimento.
A resposta correta é: