Questões de Marketing
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:
a) Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição.
b) Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.
c) Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.
d) Taxa de crescimento do PIB; Taxa de Câmbio; Nível de desemprego.
e) Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
O consumidor médio de gás troca seu botijão a cada quinze dias, não dedica esforço algum à escolha do produto nem realiza nenhum tipo de análise a respeito da qualidade dos produtos disponíveis no mercado.
Dessa forma, o gás de botijão de uso doméstico é classificado como produto
a) supérfluo
b) de conveniência
c) de compra comparada
d) de especialidade
e) não procurado
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
A diretoria de uma empresa que atua na exploração de petróleo e gás deseja aumentar as vendas e os lucros da companhia. Para tal, decidiu iniciar as operações de processamento, armazenamento e distribuição de gás.
Dessa forma, o crescimento da empresa é classificado como
a) intensivo
b) integrativo
c) distributivo
d) por relação
e) por diversificação )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
O diretor de marketing de um fabricante de fitoterápicos identificou o seu mercado-alvo e suas percepções e, em seguida, decidiu sobre o conteúdo da mensagem a ser veiculada em suas ações de comunicação internas e externas. As mensagens do fabricante estão focadas na qualidade dos seus produtos e nos benefícios para a saúde advindos do uso contínuo de fitoterápicos de sua marca.
Esse conteúdo de mensagem é classificado como apelo
a) moral
b) egoísta
c) racional
d) altruísta
e) emocional )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
No processo de comunicação integrada de marketing são utilizados canais de comunicação por meio dos quais as mensagens são enviadas.
Esses canais são denominados
a) mídia
b) feedback
c) emissores
d) receptores
e) decodificadores )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
O diretor de marketing de um grande fabricante de cosméticos decidiu concentrar suas ações de propaganda em spots de 10 segundos, levados ao ar a cada cinco minutos, na programação regular de uma estação de rádio de alcance nacional.
Essa decisão de propaganda é denominada decisão de
a) mídia
b) recursos
c) orçamento
d) campanha
e) mensagem )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Acerca das condições de compra em mercados organizacionais (Business to Business), é correto afirmar:
a) Mercados organizacionais são aqueles em que empresas compram bens e serviços a fim de produzir outros bens e serviços para venda no mercado.
b) Os processos de compra, em mercados organizacionais, tendem a envolver mais pessoas, quando com parados às decisões de compra do consumidor final.
c) Quando uma organização faz um tipo de compra de um único fornecedor, de forma rotineira, essa prática é chamada de "uso de fonte especialista".
d) As compras organizacionais podem ser afetadas pelo "princípio da aceleração", pelo qual mudanças na demanda do consumidor devem ser significativas para gerar grandes mudanças na demanda por bens e serviços que participam da fabricação destes pro dutos.
e) Decisões de compra em organizações são baseadas em critérios exclusivamente racionais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
Depois de trabalhar em conjunto com funcionários da agência de comunicação, o diretor de marketing de uma empresa deseja avaliar o resultado obtido no ano de 2012. Ele realiza, então, comparações entre volumes de recursos gastos com propagandas e resultados obtidos nos últimos cinco anos. Ao fim, comemora: a campanha de 2012 trouxe aumento de vendas! ) Verifica-se, nesse caso, que o diretor está avaliando os efeitos de
a) comunicação
b) vendas
c) market share
d) amplitude
e) ressonância )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise
a) SWOT.
b) do posicionamento da oferta.
c) da segmentação do mercado.
d) das cadeias de valor.
e) do Brand Equity.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Um dos maiores desafios da gestão de marketing é lidar com a satisfação dos clientes, buscando alcançar a fidelidade, isto é, a preferência por uma marca em particular ou por um mesmo canal, que resulta na repetição da compra. Está corretamente relacionada com as teorias sobre a fidelidade:
a) Clientes satisfeitos não mudam para outras ofertas melhores.
b) Promoções continuadas permitem reter clientes in satisfeitos.
c) Pequenos aumentos na satisfação podem levar a grandes aumentos na fidelidade.
d) Clientes altamente satisfeitos têm maior probabili dade de elogiarem e defenderem a empresa.
e) O grau de fidelidade a um produto é proporcional ao grau de satisfação do consumidor.
A resposta correta é: