Questões de Marketing
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
A Z fabrica relógios há cinquenta anos. Seus diretores ficaram surpresos quando uma pesquisa junto a seus consumidores revelou que a marca Z era associada não somente a relógios, mas também a calçados. Em vez de lançar uma campanha reforçando a relação da marca com relógios, o diretor de marketing sugeriu que a empresa passasse a comercializar calçados com a marca Z. A sugestão do diretor de marketing é uma decisão estratégica de marca, conhecida como
a) nova marca
b) multimarcas
c) marca completa
d) extensão de linha
e) extensão de marca )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:
a) o número de indicações de novos clientes por parte de clientes atuais.
b) o valor médio das compras do cliente
c) a taxa de compra de marcas próprias da empresa
d) a taxa de crescimento da base de clientes
e) o índice do crescimento do faturamento
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer
a) avaliar o desempenho da equipe de vendas na lucratividade dos negócios.
b) investigar se houve ilícitos no uso das verbas destinadas ao setor.
c) avaliar a adequação das atividades de marketing da organização em relação aos objetivos previamente estabelecidos.
d) avaliar se o composto de marketing está ajustado a sua missão e a seus valores declarados.
e) avaliar o grau de satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados no mercado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
Lançado nos anos 1980, os tubos de PVC Y são os produtos mais vendidos no mercado de tubos, embora não apresentem crescimento de vendas há dez anos.
Com base na matriz BCG, quanto ao seu desempenho, os tubos Y são classificados como
a) cão
b) estrela
c) abacaxi
d) vaca caixeira
e) ponto de interrogação )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
O ROI é uma das medidas mais comumente utilizadas na avaliação de programas de marketing, e significa
a) Retorno sobre Investimento, ou o cálculo dos retornos obtidos pelo investimento realizado em ações de marketing.
b) Resultados Operacionais dos Impactos de marketing, isso é, a avaliação das modificações obtidas pela gestão das variáveis do composto do marketing.
c) Reativação de Operações Interrompidas, isso é, a capacidade de a empresa reativar clientes que deixaram de realizar compras mas que eram ativos no passado.
d) Results on Incomes, ou seja, Resultados de Receitas que expressam o desempenho de vendas da organização em relação às metas contábeis estabelecidas no trimestre.
e) Rewards On Impacts, ou seja, recompensas sobre impactos das atividades de gestão estratégica de marketing.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Uma abordagem influente sobre motivação, e incorporada pelos profissionais de marketing, foi formulada pelo psicólogo Abraham Maslow, que propôs uma hierarquia das necessidades humanas. A proposta de Maslow
a) divide as motivações de consumo em 3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de referência) ; motivações de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente à sua volta) ; e motivações de singularidade (centradas na afirmação da identidade do consumidor).
b) propõe que fatores pessoais e culturais se combinam para criar um desejo, que é a manifestação no nível mais elevado da hierarquia da motivação humana.
c) estabelece que certos comportamentos são motivados por instintos inatos, que são comportamentos universais da espécie humana.
d) divide as necessidades humanas em "utilitárias", isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em necessidades "hedônicas", que são subjetivas e próprias da experiência além dos aspectos funcionais das ofertas.
e) é a de que os seres humanos procuram primeiro satisfazer suas necessidades básicas antes de buscar satisfazer níveis mais elaborados de necessidades, como status, amizade ou autorrealização.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,
a) o envolvimento é baseado em aspectos racionais da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.
b) clientes que devotam interesse por uma oferta, apenas em uma ocasião específica podem ser clas sificados como envolvidos situacionais.
c) clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais da oferta, por isso é difícil atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.
d) clientes envolvidos são mais sensíveis a variações do preço do produto, pois possuem maior referência histórica dos preços praticados.
e) clientes com baixo envolvimento geralmente são mais sensíveis a argumentos técnicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
Liquigás - Profissional Júnior - Comunicação Social
Ano de 2013
Uma determinada propaganda alcança 60% do público-alvo da empresa ao longo de quatro semanas. Desses, 30% são alcançados duas vezes; 10%, três vezes; 5%, quatro vezes e outros 5%, cinco vezes.
O Gross Rating Point da programação dessa propaganda é
a) 25
b) 60
c) 125
d) 135
e) 250 )
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
A classificação da população pelo critério socioeconômico é amplamente utilizada na definição de estratégias de marketing. Sobre aspectos relacionados a esta classificação, é correto afirmar que
a) mobilidade social é a passagem de indivíduos, quan do ascendem de uma classe social para outra.
b) número de banheiros, número de empregados domésticos e número de aparelhos de rádio no domicílio são alguns dos itens medidos para operacionalizar a classificação socioeconômica dos res pondentes, de acordo com o Critério Brasil.
c) os critérios de classes sociais comumente utilizados contemplam a classe social subjetiva, ou seja, a classe com que o consumidor se identifica.
d) o critério de classe social equivale à classificação por faixas de renda, já que é a renda que permite o acesso a uma determinada classe social.
e) de acordo com o Critério Brasil, assumido pela ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas), a classificação socioeconômica de um indivíduo é determinada por critérios de renda pessoal, itens de posse e nível educacional do chefe da família.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
SERGIPE GAS - Analista de Marketing
Ano de 2013
Sobre o modelo do Ciclo de Vida da Família, pelo qual os profissionais de marketing buscam identificar padrões e relações nos hábitos e necessidades de famílias, como grupos de consumidores, é INCORRETO afirmar:
a) O último estágio é o dos "sobreviventes", no qual há aumento de gastos com saúde e também aumentam necessidades relacionadas com a carência de amor e afeto dos filhos.
b) Há uma tendência crescente de que crianças e adolescentes passem a ter maior poder de decisão e influência no consumo domiciliar.
c) Há um grande aumento no número de unidades domésticas com pais e mães solteiros, o que não é previsto no modelo.
d) No estágio do "ninho vazio", os jovens casais ainda não têm filhos e estão preocupados em formar patrimônio.
e) O modelo é limitado porque considera a "média" ou o "típico" e não considera variações comuns dentro de cada um de seus estágios.
A resposta correta é: