Questões de Matemática

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Técnico Administrativo

Ano de 2014

O trabalho de varrição de 6.000 m² de calçadas é feita em um dia de trabalho por 18 varredores trabalhando 5 horas por dia. Mantendo-se as mesmas proporções, 15 varredores varrerão 7.500 m² de calçadas, em um dia, trabalhando por dia, o tempo de

a) 8 horas e 15 minutos.
b) 9 horas.
c) 7 horas e 45 minutos.
d) 7 horas e 30 minutos.
e) 5 horas e 30 minutos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Técnico Administrativo

Ano de 2014

José Luiz aplicou R$ 60.000,00 num fundo de investimento, em regime de juros compostos, com taxa de 2% ao mês.
Após 3 meses, o montante que José Luiz poderá sacar é

a) R$ 63.600,00.
b) R$ 63.672,48.
c) R$ 63.854,58.
d) R$ 62.425,00.
e) R$ 62.400,00.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Receita Federal - Assistente Técnico-Administrativo

Ano de 2014

Sabendo-se que log x representa o logaritmo de x na base 10, calcule o valor da expressão log 20 + log 5.

a) 5
b) 4
c) 1
d) 2
e) 3

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Técnico Administrativo

Ano de 2014

Dos 43 vereadores de uma cidade, 13 deles não se inscreveram nas comissões de Educação, Saúde e Saneamento Básico. Sete dos vereadores se inscreveram nas três comissões citadas. Doze deles se inscreveram apenas nas comissões de Educação e Saúde e oito deles se inscreveram apenas nas comissões de Saúde e Saneamento Básico. Nenhum dos vereadores se inscreveu em apenas uma dessas comissões. O número de vereadores inscritos na comissão de Saneamento Básico é igual a

a) 15.
b) 21.
c) 18.
d) 27.
e) 16.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Técnico Administrativo

Ano de 2014

Na sequência 10; 20; 40; 30; 60; 120; 110; 220; 440; 430 . . ., o primeiro termo que é maior que 2000 supera 2000 em um número de unidades igual a

a) 720.
b) 730.
c) 420.
d) 1420.
e) 1430.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

FINEP - Apoio Administrativo

Ano de 2014

Maria tinha 450 mL de tinta vermelha e 750 mL de tinta branca. Para fazer tinta rosa, ela misturou certa quantidade de tinta branca com os 450 mL de tinta vermelha na proporção de duas partes de tinta vermelha para três partes de tinta branca.
Feita a mistura, quantos mL de tinta branca sobraram?

a) 75
b) 125
c) 175
d) 375
e) 675 )

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CAIXA - Técnico Bancário Novo - Administrativa - TI

Ano de 2014

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.


Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

EMPLASA - SP - Assistente Administrativo - Assistente Técnico

Ano de 2014

Os amigos Carlos e Danilo caminham diariamente em uma mesma pista. Mantendo passadas constantes, eles percorrem distâncias iguais, mas em tempos diferentes, que são inversamente proporcionais aos comprimentos das suas passadas. Assim, se a passada de Carlos mede 66 cm e ele gasta 47 minutos para completar o percurso, então Danilo, cuja passada mede 88 cm, completa o percurso em

a) 35 min 15 s.
b) 35 min 25 s.
c) 38 min 45 s.
d) 40 min 35 s.
e) 42 min 55 s 7

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CAIXA - Técnico Bancário Novo - Administrativa - TI

Ano de 2014

Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em determinado dia comparecem à agência no período compreendido entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em 3/2/2014.


Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.

O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

EMPLASA - SP - Assistente Administrativo - Assistente Técnico

Ano de 2014

Sabe-se que x requerimentos protocolados em determinado período foram repartidos igualmente entre todos os n funcionários de certo setor, para análise e providências. Se o número de requerimentos que cada funcionário recebeu foi igual ao triplo do número de funcionários desse setor, então o número total de requerimentos repartidos pode ser corretamente expresso por

a) 3n.
b) 3n2.
c) 3xn.
d) 3x2n.
e) 3 xn2.

A resposta correta é:

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