Questões de Música
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Música
Ano de 2007
O leve apoio de um dedo sobre o ponto médio de uma corda sonora em vibração produzirá o harmônico situado
a) uma 8.ª Maior acima do som fundamental.
b) uma 5.ª justa acima do som fundamental.
c) uma 8.ª justa acima do som fundamental.
d) uma 4.ª justa acima do som fundamental.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Música
Ano de 2007
Assinale a opção que apresenta apenas instrumentos incluídos no naipe das madeiras.
a) xilofone, violino, pandeiro, trompa
b) violoncelo, piano, harpa, flautim
c) flauta, oboé, clarineta, fagote
d) contrabaixo, violão, tímpano, castanholas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Música
Ano de 2007
Assinale a opção em que todas as tonalidades citadas são tons vizinhos de Fá # Maior.
a) Sol # menor, Dó # Maior, Lá Maior
b) Ré menor, Si menor, Lá # menor
c) Si Maior, Dó # Maior, Sol # menor
d) Sol # Maior, Dó # menor, Ré # Maior
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
CPC - Renato Chaves - Perito Criminal - Música
Ano de 2007
No que diz respeito à música, o termo "clássico" é empregado em dois sentidos diferentes. As pessoas, às vezes, usam genericamente a expressão "música clássica", considerando toda a música dividida em duas grandes categorias: "clássica" e "popular". Para o musicólogo, entretanto, "Clássico" com "C" maiúsculo tem sentido muito especial e preciso.
Bennett, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., p. 45.
De acordo com o texto, o sentido "Clássico" para o musicólogo, refere-se
a) ao estilo musical da Grécia e Roma antigas.
b) a composições baseadas no cantus firmus.
c) ao período em que o sistema tonal se sobrepõe ao modalismo.
d) à música composta, aproximadamente, entre os anos de 1750 e 1810.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Pref- Louveira SP - Maestro de Banda
Ano de 2007
São sons enarmônicos
a) mi sustenido e sol bemol.
b) si natural e dó natural.
c) si natural e fá bemol.
d) fá sustenido e sol bemol.
e) mi sustenido e fá bemol.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
Pref- Louveira SP - Maestro de Banda
Ano de 2007
Assinale a alternativa que contém as notas constituintes da tríade de si menor.
a) Si natural, ré bemol, fá sustenido.
b) Si natural, ré bemol, fá natural.
c) Si natural, ré natural, fá sustenido.
d) Si natural, ré natural, fá natural.
e) Si natural, ré sustenido, fá sustenido.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Barroco,
a) as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical.
b) Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.
c) o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.
d) o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.
e) a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Barroco,
a) o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.
b) o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.
c) nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 17 50)
d) a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .
e) a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Barroco,
a) o Baixo contínuo era realizado por um instrumento harmônico: cravo, órgão ou alaúde.
b) o Baixo contínuo era escrito para um instrumento melódico grave, que dobrava a parte com um instrumento harmônico.
c) ao contrário do Renascimento, usavam-se somente vozes nas músicas de salão.
d) nos Motetos ou Madrigais a 4 ou mais vozes, o Baixo contínuo apenas reforçava as vozes já escritas.
e) o estilo concertato é a prática de se escrever partes distintas para vozes e instrumentos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Classicismo,
a) os termos "estilo galante", "rococó" e "pré-clássico" são sinônimos.
b) a música tem um cunho predominantemente formal e corresponde à fixação estrutural da sonata e da sinfonia modernas.
c) a música ideal deveria ter linguagem universal, ser nobre e agradável, sem complexidade técnica, capaz de cativar uma sensibilidade mediana.
d) na organização da escala, definiu-se o Sistema Tonal em substituição aos antigos modos renascentistas e medievais.
e) como um retorno à Antiguidade Clássica, os compositores clássicos usavam o antigo sistema modal grego.
A resposta correta é: