Questões de Música
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Classicismo,
a) as freqüentes transições graduais de crescendo e diminuendo tornavam a música cada vez mais distante do nível de dinâmica uniforme e dos contrastes abruptos predominantes no estilo anterior.
b) o termo classicismo refere-se à atitude estética e aos princípios manifestados nas artes antigas da Grécia e de Roma.
c) a estética clássica se caracteriza pela ênfase na forma irregular, na rara simplicidade e na ausência de simetria.
d) o sistema tonal se estabelece definitivamente.
e) a técnica do "Baixo de Alberti" consiste em quebrar cada um dos acordes subjacentes em um padrão simples de notas curtas repetidas continuamente.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref. Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
Na música moderna e pós-moderna,
a) dentre um imenso número de obras, Villa-Lobos escreveu 12 Sinfonias e 4 Óperas.
b) a década de 1920 marca os tempos áureos do Modernismo brasileiro. Neste período, Villa-Lobos compôs a série "Choros", que representa uma síntese da música popular brasileira com o pensamento estético modernista do compositor.
c) Armorial é a música brasileira estilisticamente ligada aos brasões e ao simbolismo da cultura popular do Nordeste.
d) o estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias antigas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons de viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores.
e) Armorial é a música dos cantadores de feira do Sertão da Paraíba, trazida para Pernambuco por Ariano Suassuna, na década de sessenta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Classicismo,
a) o texto: "...suprimir os excessos, confinar a música a sua função de servir à poesia, pôr à parte as convenções desgastadas da Ária DC e as variações ornamentais com as quais os cantores gostam de exibir seus dotes..." pode ser atribuído a Glück.
b) nas Óperas "Orfeu e Eurídice" e "Alceste", Glück assimilou a graça da Ópera italiana, a seriedade alemã e a magnificência imponente da tragédia lírica francesa.
c) a "Forma Sonata" é normalmente empregada como primeiro movimento de uma peça instrumental, Sonata, Concerto, Sinfonia.
d) o termo "Forma Sonata" está embutido na "Sonata", embora não sejam sinônimos.
e) os termos "Exposição", "Desenvolvimento" e "Reexposição" referem-se às sessões A B A´ de um "Rondó" ou "Divertimento".
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Pref. Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
Na música moderna e pós-moderna,
a) Jorge Antunes, compositor brasileiro, instala o seu "Centro de Pesquisas Cromo-musicais" no Instituto Villa-Lobos e se destaca, juntamente com Reginaldo Carvalho, na música eletroacústica brasileira inicial.
b) a música eletroacústica inclui sons gravados e transformados eletronicamente, os quais serão reproduzidos por meio de altofalantes, com intervenção, ao vivo, de um intérprete.
c) a música eletrônica é qualquer música reproduzida eletronicamente, através de aparatos eletrônicos e alto-falantes.
d) a música eletroacústica inclui aquela composta de sons gerados eletronicamente e sons acústicos gerados por um intérprete, instrumentista ou cantor, ao vivo e em tempo real.
e) Pierre Schaeffer, em Paris, criou algumas das primeiras peças de Musique Concrète, incluindo: "Étude aux chemins de fer", "Étude au piano I" e "Étude aux casseroles".
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Romantismo,
a) a criação da Ópera Buffa Austríaca/Alemã é atribuída ao gênio de Mozart.
b) acentuaram-se as diferenças entre os estilos musicais nacionais, tendo o folclore passado a ser visto como expressão espontânea da alma nacional.
c) a música possui um cunho predominantemente lingüístico. Corresponde à evolução da harmonia, que, de lógica, torna-se psicológica; ao progresso dos timbres instrumentais e da arte poética da orquestração; à invasão da virtuosidade como afirmação de individualismo.
d) há mais ampliação que eliminação das formas herdadas, mesmo onde o antiformalismo parece programático, como no Poema Sinfônico ou na literatura pianística de salão.
e) apesar do caráter sinfônico, Liszt não deu aos seus poemas sinfônicos o nome de sinfonia, provavelmente por serem breves e não se dividirem em Movimentos distintos, segundo a ordem convencional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Romantismo,
a) a continuidade deste período, em relação ao anterior, é mais fundamental que os contrastes entre eles.
b) diferentemente do clássico, o romântico ama a liberdade, o movimento, a paixão e a busca do inatingível.
c) o termo Sinfonia não pode ser utilizado para indicar uma obra qualquer para orquestra sinfônica.
d) o Poema Sinfônico é uma obra para orquestra sinfônica, embora não seja uma sinfonia.
e) as 9 (nove) Sinfonias de Beethoven destacam-se das de outros compositores, por serem altamente clássicas na forma, na estrutura melódica, nas modulações harmônicas e no monotematismo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
No Romantismo,
a) em direção oposta à dialética, o Romantismo retoma a filosofia renascentista.
b) a Sinfonia pode ser considerada uma Sonata para orquestra.
c) a "música programática" tem, por contraparte, a "música absoluta", independente.
d) ao escrever a Sinfonia fantástica, Berlioz escreveu também um programa, embora tenha admitido, mais tarde, que sua leitura não seria indispensável ao público, que a música deveria despertar interesse no sentido puramente musical.
e) "Drama musical" é o desenvolvimento da Ópera em que música e teatro se combinam com continuidade ininterrupta, do começo ao fim de cada ato.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
Na música moderna e pós-moderna,
a) o termo "Impressionismo" caracteriza um movimento artístico. É derivado da obra de pintores franceses do final do século XIX, especialmente Impression, soleil levant, de Claude Monet.
b) o uso de escalas de tons inteiros, de harmonia modal e de livre tratamento das dissonâncias, é observado na obra L´Après- Midi d"um Faune, marco inicial do impressionismo musical.
c) a grande variedade de estilos e técnicas, incluindo elementos do Jazz, fazem de Stravinsky o maior impressionista após Debussy.
d) a música de Debussy evoca a natureza, as sensações, a luz, a sombra e as cores.
e) Debussy introduz a música de forma livre, não pré-estabelecida. A estrutura ordena-se de acordo com o desenvolvimento da obra.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
Na Idade Média o(a ),
a) Canto Gregoriano refere-se aos cantos da liturgia grega.
b) ritmo gregoriano é livre, depende do ritmo das palavras.
c) Canto Gregoriano é típico da liturgia católica.
d) escrita tradicional do Canto Gregoriano utiliza neumas.
e) Contraponto é a técnica de escrita musical, que produz a polifonia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca UPENET
Pref- Olinda-PE - Professor de Música
Ano de 2006
Na Idade Média,
a) o termo Ars Nova foi extraído de um tratado do mesmo nome, de Philippe de Vitry.
b) a Ars Nova representa uma reação à Ars Antiqua.
c) a Ars Antiqua refere-se à música da Antiguidade Clássica greco-romana.
d) Machaut, Vitry e Landini são legítimos representantes da Ars Nova.
e) a Ars Antiqua está associada, especialmente, à escola de Notre-Dame, de Paris.
A resposta correta é: