Questões de Música

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na Idade Média,

a) duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.
b) a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.
c) Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.
d) os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.
e) o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.
b) a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.
c) o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.
d) a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.
e) a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) ocorreu o chamado período de ouro da polifonia.
b) a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.
c) os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande) .
d) os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.
e) os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.
b) Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.
c) Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.
d) Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado.
e) ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na Idade Média o(a ),

a) Canto Gregoriano refere-se aos cantos da liturgia grega.
b) ritmo gregoriano é livre, depende do ritmo das palavras.
c) Canto Gregoriano é típico da liturgia católica.
d) escrita tradicional do Canto Gregoriano utiliza neumas.
e) Contraponto é a técnica de escrita musical, que produz a polifonia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na Idade Média,

a) o termo Ars Nova foi extraído de um tratado do mesmo nome, de Philippe de Vitry.
b) a Ars Nova representa uma reação à Ars Antiqua.
c) a Ars Antiqua refere-se à música da Antiguidade Clássica greco-romana.
d) Machaut, Vitry e Landini são legítimos representantes da Ars Nova.
e) a Ars Antiqua está associada, especialmente, à escola de Notre-Dame, de Paris.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na Idade Média,

a) duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.
b) a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.
c) Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.
d) os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.
e) o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.
b) a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.
c) o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.
d) a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.
e) a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) ocorreu o chamado período de ouro da polifonia.
b) a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.
c) os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande) .
d) os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.
e) os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Renascimento,

a) as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.
b) Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.
c) Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.
d) Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado.
e) ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.

A resposta correta é:

Filtro