Questões de Música

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Barroco,

a) as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical.
b) Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.
c) o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.
d) o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.
e) a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Barroco,

a) o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.
b) o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.
c) nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 17 50)
d) a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .
e) a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Barroco,

a) o Baixo contínuo era realizado por um instrumento harmônico: cravo, órgão ou alaúde.
b) o Baixo contínuo era escrito para um instrumento melódico grave, que dobrava a parte com um instrumento harmônico.
c) ao contrário do Renascimento, usavam-se somente vozes nas músicas de salão.
d) nos Motetos ou Madrigais a 4 ou mais vozes, o Baixo contínuo apenas reforçava as vozes já escritas.
e) o estilo concertato é a prática de se escrever partes distintas para vozes e instrumentos.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Classicismo,

a) os termos "estilo galante", "rococó" e "pré-clássico" são sinônimos.
b) a música tem um cunho predominantemente formal e corresponde à fixação estrutural da sonata e da sinfonia modernas.
c) a música ideal deveria ter linguagem universal, ser nobre e agradável, sem complexidade técnica, capaz de cativar uma sensibilidade mediana.
d) na organização da escala, definiu-se o Sistema Tonal em substituição aos antigos modos renascentistas e medievais.
e) como um retorno à Antiguidade Clássica, os compositores clássicos usavam o antigo sistema modal grego.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Classicismo,

a) as freqüentes transições graduais de crescendo e diminuendo tornavam a música cada vez mais distante do nível de dinâmica uniforme e dos contrastes abruptos predominantes no estilo anterior.
b) o termo classicismo refere-se à atitude estética e aos princípios manifestados nas artes antigas da Grécia e de Roma.
c) a estética clássica se caracteriza pela ênfase na forma irregular, na rara simplicidade e na ausência de simetria.
d) o sistema tonal se estabelece definitivamente.
e) a técnica do "Baixo de Alberti" consiste em quebrar cada um dos acordes subjacentes em um padrão simples de notas curtas repetidas continuamente.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Classicismo,

a) o texto: "...suprimir os excessos, confinar a música a sua função de servir à poesia, pôr à parte as convenções desgastadas da Ária DC e as variações ornamentais com as quais os cantores gostam de exibir seus dotes..." pode ser atribuído a Glück.
b) nas Óperas "Orfeu e Eurídice" e "Alceste", Glück assimilou a graça da Ópera italiana, a seriedade alemã e a magnificência imponente da tragédia lírica francesa.
c) a "Forma Sonata" é normalmente empregada como primeiro movimento de uma peça instrumental, Sonata, Concerto, Sinfonia.
d) o termo "Forma Sonata" está embutido na "Sonata", embora não sejam sinônimos.
e) os termos "Exposição", "Desenvolvimento" e "Reexposição" referem-se às sessões A B A´ de um "Rondó" ou "Divertimento".

A resposta correta é:

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Ano de 2006

No Romantismo,

a) a criação da Ópera Buffa Austríaca/Alemã é atribuída ao gênio de Mozart.
b) acentuaram-se as diferenças entre os estilos musicais nacionais, tendo o folclore passado a ser visto como expressão espontânea da alma nacional.
c) a música possui um cunho predominantemente lingüístico. Corresponde à evolução da harmonia, que, de lógica, torna-se psicológica; ao progresso dos timbres instrumentais e da arte poética da orquestração; à invasão da virtuosidade como afirmação de individualismo.
d) há mais ampliação que eliminação das formas herdadas, mesmo onde o antiformalismo parece programático, como no Poema Sinfônico ou na literatura pianística de salão.
e) apesar do caráter sinfônico, Liszt não deu aos seus poemas sinfônicos o nome de sinfonia, provavelmente por serem breves e não se dividirem em Movimentos distintos, segundo a ordem convencional.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Romantismo,

a) a continuidade deste período, em relação ao anterior, é mais fundamental que os contrastes entre eles.
b) diferentemente do clássico, o romântico ama a liberdade, o movimento, a paixão e a busca do inatingível.
c) o termo Sinfonia não pode ser utilizado para indicar uma obra qualquer para orquestra sinfônica.
d) o Poema Sinfônico é uma obra para orquestra sinfônica, embora não seja uma sinfonia.
e) as 9 (nove) Sinfonias de Beethoven destacam-se das de outros compositores, por serem altamente clássicas na forma, na estrutura melódica, nas modulações harmônicas e no monotematismo.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

No Romantismo,

a) em direção oposta à dialética, o Romantismo retoma a filosofia renascentista.
b) a Sinfonia pode ser considerada uma Sonata para orquestra.
c) a "música programática" tem, por contraparte, a "música absoluta", independente.
d) ao escrever a Sinfonia fantástica, Berlioz escreveu também um programa, embora tenha admitido, mais tarde, que sua leitura não seria indispensável ao público, que a música deveria despertar interesse no sentido puramente musical.
e) "Drama musical" é o desenvolvimento da Ópera em que música e teatro se combinam com continuidade ininterrupta, do começo ao fim de cada ato.

A resposta correta é:

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Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) o termo "Impressionismo" caracteriza um movimento artístico. É derivado da obra de pintores franceses do final do século XIX, especialmente Impression, soleil levant, de Claude Monet.
b) o uso de escalas de tons inteiros, de harmonia modal e de livre tratamento das dissonâncias, é observado na obra L´Après- Midi d"um Faune, marco inicial do impressionismo musical.
c) a grande variedade de estilos e técnicas, incluindo elementos do Jazz, fazem de Stravinsky o maior impressionista após Debussy.
d) a música de Debussy evoca a natureza, as sensações, a luz, a sombra e as cores.
e) Debussy introduz a música de forma livre, não pré-estabelecida. A estrutura ordena-se de acordo com o desenvolvimento da obra.

A resposta correta é:

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