Questões de Música

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) o nacionalismo difere daquele do século XIX, por exemplo, quando se estuda a verdadeira natureza da música, em vez de ignorar suas "irregularidades" e tentar enquadrá-la nas regras da música erudita.
b) a expansão da tonalidade foi um dos novos recursos utilizados pelos compositores.
c) Bartók foi um compositor que juntou elementos da música popular às técnicas mais complexas da música erudita.
d) com o "Pássaro de fogo", "Petrushka" e a "Sagração da primavera", Stravinsky consagrou o nacionalismo russo do século XX.
e) Bartók e Kodaly, Prokofiev e Glinka são os mais autênticos representantes do nacionalismo húngaro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref. Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) "Neo-classicismo" é o termo que se aplica às tendências de alguns compositores e a obras do século XX que podem ser definidas como uma adesão aos princípios clássicos do equilíbrio, da objetividade e da música absoluta.
b) a música cuja técnica composicional inclua a organização sistemática de parâmetros outros além de altura, como duração, timbre e dinâmica, é, mais apropriadamente, chamada de serial.
c) música dodecafônica é aquela cujo serialismo aplica-se, principalmente, às doze notas da escala cromática.
d) "Lulu" e "Wozzek", de Alban Berg são obras representativas da segunda Escola Vienense.
e) a obra "Pierrot Lunaire", de Schoemberg é o primeiro exemplo de música vocal dodecafônica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) o nacionalismo difere daquele do século XIX, por exemplo, quando se estuda a verdadeira natureza da música, em vez de ignorar suas "irregularidades" e tentar enquadrá-la nas regras da música erudita.
b) a expansão da tonalidade foi um dos novos recursos utilizados pelos compositores.
c) Bartók foi um compositor que juntou elementos da música popular às técnicas mais complexas da música erudita.
d) com o "Pássaro de fogo", "Petrushka" e a "Sagração da primavera", Stravinsky consagrou o nacionalismo russo do século XX.
e) Bartók e Kodaly, Prokofiev e Glinka são os mais autênticos representantes do nacionalismo húngaro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) "Neo-classicismo" é o termo que se aplica às tendências de alguns compositores e a obras do século XX que podem ser definidas como uma adesão aos princípios clássicos do equilíbrio, da objetividade e da música absoluta.
b) a música cuja técnica composicional inclua a organização sistemática de parâmetros outros além de altura, como duração, timbre e dinâmica, é, mais apropriadamente, chamada de serial.
c) música dodecafônica é aquela cujo serialismo aplica-se, principalmente, às doze notas da escala cromática.
d) "Lulu" e "Wozzek", de Alban Berg são obras representativas da segunda Escola Vienense.
e) a obra "Pierrot Lunaire", de Schoemberg é o primeiro exemplo de música vocal dodecafônica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) dentre um imenso número de obras, Villa-Lobos escreveu 12 Sinfonias e 4 Óperas.
b) a década de 1920 marca os tempos áureos do Modernismo brasileiro. Neste período, Villa-Lobos compôs a série "Choros", que representa uma síntese da música popular brasileira com o pensamento estético modernista do compositor.
c) Armorial é a música brasileira estilisticamente ligada aos brasões e ao simbolismo da cultura popular do Nordeste.
d) o estilo armorial caracterizou-se pela investigação e recuperação de melodias antigas preservadas pelo romanceiro popular, dos sons de viola, dos aboios e das rabecas dos cantadores.
e) Armorial é a música dos cantadores de feira do Sertão da Paraíba, trazida para Pernambuco por Ariano Suassuna, na década de sessenta.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca UPENET

Pref- Olinda-PE - Professor de Música

Ano de 2006

Na música moderna e pós-moderna,

a) Jorge Antunes, compositor brasileiro, instala o seu "Centro de Pesquisas Cromo-musicais" no Instituto Villa-Lobos e se destaca, juntamente com Reginaldo Carvalho, na música eletroacústica brasileira inicial.
b) a música eletroacústica inclui sons gravados e transformados eletronicamente, os quais serão reproduzidos por meio de altofalantes, com intervenção, ao vivo, de um intérprete.
c) a música eletrônica é qualquer música reproduzida eletronicamente, através de aparatos eletrônicos e alto-falantes.
d) a música eletroacústica inclui aquela composta de sons gerados eletronicamente e sons acústicos gerados por um intérprete, instrumentista ou cantor, ao vivo e em tempo real.
e) Pierre Schaeffer, em Paris, criou algumas das primeiras peças de Musique Concrète, incluindo: "Étude aux chemins de fer", "Étude au piano I" e "Étude aux casseroles".

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em seu volume dedicado à Arte, apresentam e desenvolvem as seguintes áreas:

a) artes plásticas, desenho, música e teatro.
b) artes, expressão corporal, música e artes cênicas.
c) artes visuais, desenho geométrico, música e artes cênicas.
d) artes visuais, dança, música e teatro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:

a) expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.
b) expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.
c) expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.
d) expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) estabelece, em seu artigo 26, parágrafo 2º, o seguinte parâmetro para o ensino da arte:

a) promoverá diversas atividades alternativas para a escola e os alunos na educação básica
b) constituirá componente curricular opcional na educação básica, promovendo a realização de diversas atividades
c) abordará conteúdos de música, teatro, dança e artes plásticas, obrigatório no 1º e 2º segmentos, sendo organizado em oficinas
d) constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

O eixo "Compreensão da Música como produto cultural e histórico" apresenta nos PCN-Música um dos seguintes conteúdos:

a) reflexões sobre a origem, transformações e características de diferentes estilos da música brasileira
b) discussões sobre músicas próprias e/ou de seu grupo sociocultural, observando semelhanças e diferenças
c) manifestações pessoais de idéias e sentimentos sugeridos pela escuta musical, levando em conta o imaginário em momentos de fruição
d) arranjos, acompanhamentos e interpretações de músicas das culturas populares brasileiras, fazendo uso dos elementos que as caracterizam

A resposta correta é:

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