Questões de Música

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

"Paralelamente ao aumento progressivo da simultaneidade e intensidade dos sons, ocasionando mudanças no meio ambiente sonoro, apresenta-se hoje uma área emergente na Educação Musical: a Ecologia Acústica". PCN - Música Para que o aluno desenvolva uma atitude crítica em relação à poluição sonora, seus efeitos e conseqüências para o organismo humano, a atividade que, dentre outras, pode ser proposta pelo professor é:

a) criação musical a partir de diferentes ambiências
b) elaboração de grafias musicais não convencionais
c) improvisação com uso de diversos materiais sonoros
d) composições que utilizam os sistemas modal ou tonal

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

A avaliação é um processo que abrange todo o desenvolvimento do ato de educar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao que é relevante o aluno saber em Música, estabelecem, dentre outros, o seguinte critério:

a) compor a partir dos padrões estéticos da música erudita
b) reconhecer e interpretar os estilos musicais do Brasil e do Mundo
c) interpretar com autonomia, dominando as técnicas vocal e instrumental
d) criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

"O Projeto é uma grande sinfonia, no qual intervém a plural orquestra das nossas operações mentais". José Antonio Marina Atualmente, o trabalho com projetos é uma das propostas para o aprender - ensinar Arte. Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza:

a) a aquisição de conteúdos
b) o desenvolvimento da técnica
c) a construção do conhecimento
d) a aplicação de uma metodologia

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

"O canto coletivo para a formação de uma consciência musical brasileira". "Os exercícios têm que estar de acordo com o grupo social no qual o professor atua". As propostas de musicalização registradas acima referem- se, respectivamente, aos métodos brasileiros de:

a) Sá Pereira e Villa-Lobos
b) Villa-Lobos e Koellreutter
c) Koellreutter e Cacilda Borges
d) Gazzi de Sá e Liddy Chiaffarelli

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Na educação musical no contexto atual convivem diferentes metodologias que se consagraram no mundo todo por suas propostas inovadoras. Assinale a alternativa que apresenta importantes educadores musicais que propuseram metodologias que ainda são relevantes no cenário educacional brasileiro e mundial.

a) E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.
b) E. J. Dalcroze, L. Mozart, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, G. Mahler.
c) E. J. Dalcroze, S. Suzuki, C. Orff, Z. Kodály, H. Villa-Lobos, E. Willems, E. Costère.
d) M. Clementi, S. Suzuki, C. Orff, R. Kreutzer, H. Villa-Lobos, E. Willems, M. Schafer.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

Os procedimentos de ensino e aprendizagem em música devem ser orientados para o aprender a fazer e analisar produções estético-musicais, visando ao desenvolvimento do pensamento musical do aluno. Para que isso aconteça, é necessário que os caminhos escolhidos ofereçam, prioritariamente, aos alunos:

a) a prática de manuseio e seleção dos instrumentos musicais
b) a vivência da experiência estética na linguagem musical
c) o aprendizado da notação e registro da música
d) a elaboração de arranjos musicais

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro. Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:

a) os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos
b) as produções artístico-musicais dos alunos no encerramento das atividades
c) as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno
d) as experiências socioculturais vividas pelos alunos

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

A educação musical no ensino fundamental pode utilizar elementos de diferentes propostas metodológicas adaptadas ao contexto de cada escola. Assinale a alternativa que apresenta algumas características básicas do método Dalcroze que poderiam fazer parte de um programa de música para o ensino fundmental.

a) integração corpo-mente, consciência rítmica, poliritmia, pensamento e sentimento.
b) integração voz-palavra-corpo, consciência sensorial, poliritmia, racionalidade musical.
c) integração corpo-mente, consciência rítmica, euritmia, música para todos.
d) integração corpo-mente, leitura pianística, aritmia, pesquisa sonora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em seu volume dedicado à Arte, apresentam e desenvolvem as seguintes áreas:

a) artes plásticas, desenho, música e teatro.
b) artes, expressão corporal, música e artes cênicas.
c) artes visuais, desenho geométrico, música e artes cênicas.
d) artes visuais, dança, música e teatro.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

A música está prevista nas novas legislações para ser aplicada nos 3o e 4o ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com os PCN, são conteúdos para esta área:

a) expressão e comunicação em música: improvisação sobre novas sonoridades; apreciação de compositores e obras significativas em música: seleção de repertório adequado; compreensão da música como produto de indivíduos e grupos com talentos especiais.
b) expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação; apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical; compreensão da música como produto cultural e histórico.
c) expressão e comunicação em música: performance significativa em música do nosso tempo; compreensão da música como resultado das ações da mídia.
d) expressão e comunicação em música: ênfase na execução musical instrumental; apreciação significativa em música: escuta das melhores músicas eruditas brasileiras do nosso tempo; compreensão da música folclórica brasileira.

A resposta correta é:

Filtro