Questões de Música

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

a) escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.
b) escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.
c) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.
d) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

E. Willems foi um educador musical que produziu vários materiais didáticos. No ensino fundamental, alguns destes materiais podem ser utilizados, pois este autor se preocupou com o desenvolvimento de atividades gradativas, para diferentes etapas do desenvolvimento musical. Willems foi um pioneiro na utilização da psicologia como base para a elaboração de uma proposta metodológica para a educação musical, e para este autor o desenvolvimento musical pode ser entendido em três principais perspectivas:

a) sensorial, afetiva e mental.
b) sensorial, afetiva e psico-social.
c) sensorial, racional e social.
d) sentimental, afetiva e moral.

A resposta correta é:

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Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Na perspectiva de Z. Kodály, música deveria ser acessível para todas as pessoas através de uma educação musical sistemática. Suas propostas educacionais incluem estratégias e vários materiais didáticos, que podem ser aplicados no contexto do ensino fundamental brasileiro. Algumas das principais características do método Kodály são:

a) prática vocal, folclore nacional e internacional, fonomímica, audição interior, experiência antes da teoria.
b) prática vocal, folclore nacional, mímica, audição interior, teoria antes da prática.
c) prática vocal e instrumental, folclore nacional e internacional, mímica, audição de obras contemporâneas, experiência antes da teoria.
d) prática vocal, folclore internacional, fonomímica, audição de obras contemporâneas, teoria antes da experiência prática musical.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

M. Schafer, compositor e educador Canadense contemporâneo, trouxe contribuições para a educação musical através de reflexões sobre o material sonoro decorrente das novas estéticas do século XX. As idéias deste autor podem ser adotadas no ensino fundamental com as devidas adaptações às realidades educacionais. Algumas das propostas fundamentais de Schafer incluem:

a) escuta criteriosa e reflexiva, exploração exclusiva de sons da música tonal, criação musical, grafias alternativas, fotografia sonora.
b) escuta criteriosa da música clássica, exploração sonora, criação musical, grafias musicais convencionais, paisagem sonora.
c) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, execução musical de obras clássicas de referência, teoria musical básica, paisagem sonora.
d) escuta criteriosa e reflexiva, exploração sonora, criação musical, grafias alternativas, paisagem sonora.

A resposta correta é:

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Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:

a) o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).
b) o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).
c) o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).
d) o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.

a) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.
b) equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.
c) equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.
d) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.

A resposta correta é:

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Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos:

a) acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.
b) acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.
c) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música de diversas culturas; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades de audição, execução e criação musicais.
d) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.

A resposta correta é:

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Pref. Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?

a) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.
b) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.
c) Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.
d) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.

A resposta correta é:

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Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Um dos componentes curriculares para a música no ensino fundamental poderia ser o desenvolvimento da leitura musical, a partir de diversas propostas metodológicas. Diferentes estratégias para o desenvolvimento da leitura musical poderiam ser sintetizadas em dois grandes sistemas:

a) o sistema móvel de solmização (dó fixo) e o sistema fixo (dó móvel).
b) o sistema móvel de solmização (dó bemol) e o sistema fixo (dó sustenido).
c) o sistema móvel de solmização (dó central) e o sistema fixo (dó maior).
d) o sistema móvel de solmização (dó móvel) e o sistema fixo (dó fixo).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Considerando a diversidade de contextos atuais onde a educação é desenvolvida, a aplicação de uma educação musical abrangente necessita de uma série de fatores que permitam flexibilidade sem perder qualidade. Neste sentido, as metas para uma educação musical contemporânea no ensino fundamental deveriam incluir a busca do equilíbrio das diversas ações inerentes ao desenvolvimento musical. Escolha a alternativa que apresenta um conjunto de metas que seja coerente com a diversidade de contextos do ensino fundamental.

a) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação e imitação, entre fazer e entender, e entre razão e emoção.
b) equilíbrio entre expressão musical e formação instrumental, entre interpretação e imitação, entre fazer e apresentar publicamente os resultados, e entre sentimento e emoção.
c) equilíbrio entre expressão vocal e formação teórica em música, entre criação e improvisação, entre ouvir e entender, e entre razão e técnica.
d) equilíbrio entre expressão e formação musicais, entre criação de música tonal e imitação de cantores da mídia, entre fazer e escrever música, e entre razão e emoção.

A resposta correta é:

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