Questões de Música

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Escolha a alternativa que apresenta elementos que podem ser considerados como contribuições da música na formação dos indivíduos:

a) acesso aos bens artísticos e culturais europeus que são as bases da nossa cultura; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, mas que pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos; aprimoramento do gosto musical, entendendo o que é boa música; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais.
b) acesso à arte erudita da humanidade que pertence a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma menos relevante de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música brasileira; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam tocar instrumentos musicais.
c) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, desenvolvendo senso crítico sobre a produção da música de diversas culturas; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades de audição, execução e criação musicais.
d) acesso aos bens artísticos e culturais da humanidade que pertencem a todos os indivíduos; oportunidade de lidar com um universo simbólico específico, que é a música, e que não pode ser substituído ou aprendido em outra área de estudos porque significa uma forma única de representação do mundo; aprimoramento do senso estético, aprendendo que a música erudita é melhor que a música popular; enriquecimento pessoal e desenvolvimento de habilidades cognitivas através de atividades que permitam fazer, ouvir e criar obras musicais de sucesso nos meios de comunicação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAG

Pref- Florianópolis-SC - Professor (educação artística-música)

Ano de 2004

Existem diversas opiniões sobre a música veiculada pela mídia. Há educadores que consideram fundamental a utilização deste repertório em seus programas de ensino, e há outros que compreendem que esta música já está suficientemente veiculada para ser também utilizada no espaço escolar, preferindo a adoção de outros repertórios. Do ponto de vista de uma educação musical abrangente e inclusiva, qual seria a postura do educador musical com relação ao repertório oferecido pela mídia?

a) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música de tradição clássica tem mais qualidade e é mais adequada para a escola.
b) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva progressista, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se compreenda que a música oferecida pela mídia é a mais atualizada, e, portanto, a mais adequada para ser aplicada para adolescentes e jovens na escola.
c) Todo o repertório, exceto aquele veiculado pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical oferecida pela mídia, que é sempre de baixa qualidade.
d) Todo o repertório, incluindo aquele oferecido pela mídia, é válido e possível de ser utilizado como componente curricular numa perspectiva abrangente e inclusiva, desde que o educador musical propicie um ambiente onde se construa uma postura crítica com relação à produção musical, seja ela de qualquer natureza.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas". Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:

a) ignorar os ruídos
b) apreciar a música
c) refocalizar o ouvido
d) perceber os sons musicais

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

Segundo Ana Mae Barbosa, o ensino pós-moderno de arte caracteriza-se pelo posicionamento teórico- metodológico conhecido como Proposta Triangular, que tem por base a inter-relação entre:

a) a observação da forma, a estética e a crítica musical
b) as artes cênicas, a educação musical e as artes plásticas
c) o fazer artístico, a observação da forma e a percepção do cotidiano
d) a compreensão da história da arte, o fazer artístico e a análise da obra de arte

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

Recursos tecnológicos como gravadores, Samplers e sintetizadores, têm sido amplamente utilizados na música contemporânea, propondo novas formas de criação. O desenvolvimento técnico-industrial do pós-guerra favoreceu o surgimento de dois tipos de música em que a produção de ruídos é feita por meio de máquinas sonoras. Essas novas tendências são denominadas:

a) concreta e aleatória
b) concreta e eletrônica
c) eletrônica e dodecafônica
d) expressionista e de vanguarda

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

Dentre as muitas tendências em que se dividem as criações artístico-musicais do século XX, destacase o dodecafonismo. O sistema serial criado por Schoenberg, um dos mais significativos compositores desse período, está fundamentado na aplicação dos 12 sons da escala cromática e permite ao compositor criar múltiplas variações combinatórias. Essa tendência apresenta as seguintes características:

a) a repetição linear / a hierarquização intervalar / a combinação sistemática das 12 notas
b) o uso constante da inversão retrograda da série / a liberdade de escolha / a negação da tônica
c) a negação da escala diatônica / a liberdade de escolha / afastamento de hierarquias intervalares
d) o uso de intervalos estruturadores da ordem tonal / a atonalidade / a previsibilidade da resolução harmônica

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

A teoria antropofágica da Semana de 22 propunha uma mudança na arte brasileira. Na Música Popular, esta idéia modernista, que se escorava no Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade, aconteceu em 1968, através do Tropicalismo, movimento estético-musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil. Uma das idéias do Tropicalismo foi o:

a) protesto contra a dominação da tendência hegemônica na MPB
b) rompimento com a cultura erudita e popular nacional
c) conformismo frente à invasão estrangeira na MPB
d) idealismo em relação às músicas do passado

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

Na atualidade é visível o corte entre dois tipos de música, os quais apresentam características que vão em direções opostas, relacionadas ao pulso rítmico e à escuta linear que, respectivamente, são:

a) popular de mercado e de concerto contemporânea
b) popular brasileira e popular internacional
c) instrumental e para vozes corais
d) percussiva e instrumental

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

As manifestações culturais que têm como característica o estilo responsorial do canto são:

a) Maracatu e Bumba-meu-Boi
b) Fandango e Catira
c) Pastoril e Ciranda
d) Coco e Reisado

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FJG

SME-RJ - Professor de Educação Musical

Ano de 2004

A cantoria é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, principalmente no sertão. Os cantadores, representantes legítimos dos bardos, menestréis e trovadores, cantam suas esperanças, seus problemas, romances amorosos, quadros do cotidiano, numa exibição de imaginação e singularidade na cultura tradicional. São referenciais da cantoria:

a) cantos melodiosos e afinados num tom abaixo da afinação instrumental
b) versos improvisados ou memorizados ao som da viola ou rabeca
c) desenhos melódicos elaborados com versos bem marcados
d) versos falados acompanhados por violão ou flauta

A resposta correta é:

Filtro