Questões de Música

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O tango brasileiro, gênero de música surgido a partir de 1817, foi elevado ao seu mais alto nível através das obras do compositor:

a) Patápio Silva;
b) Calado Júnior;
c) Eduardo Souto;
d) Ernesto Nazaré;
e) Anacleto de Medeiros.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Pixinguinha é o compositor de Um a Zero, Naquele tempo e Carinhoso. Essa obras pertencem ao gênero:

a) choro;
b) valsa;
c) samba;
d) bolero;
e) marcha.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O poeta Vinícius de Moraes e o compositor Baden Powell, numa contrapartida à bossa jazzística, compuseram, em parceria, uma série de músicas que eles mesmos denominaram:

a) bebop;
b) afroblues;
c) sambalanço;
d) afro-sambas;
e) sambaSession.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Águas de março e Corcovado são composições de:

a) Djavan;
b) Edu Lobo;
c) Tom Jobim;
d) Johnny Alf;
e) Chico Buarque.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O poeta Vinícius de Moraes e o compositor Baden Powell, numa contrapartida à bossa jazzística, compuseram, em parceria, uma série de músicas que eles mesmos denominaram:

a) bebop;
b) afroblues;
c) sambalanço;
d) afro-sambas;
e) sambaSession.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

Águas de março e Corcovado são composições de:

a) Djavan;
b) Edu Lobo;
c) Tom Jobim;
d) Johnny Alf;
e) Chico Buarque.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

A figura de duração usada por Sá Pereira como ponto de partida para a vivência do ritmo é a:

a) mínima;
b) colcheia;
c) semínima;
d) semibreve;
e) semicolcheia.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

A utilização de uma escada com degraus de dois tamanhos é um dos recursos do método Sá Pereira e visa estimular sensações locomotoras, visuais e auditivas na vivência dos:

a) ritmos;
b) intervalos;
c) compassos:
d) andamentos;
e) cromatismos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O método que privilegia o solfejo relativo, partindo da função dos graus dentro do contexto escalar, é o método:

a) Kodály;
b) Willems;
c) Dalcroze;
d) Sá Pereira;
e) Cacilda Barbosa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca NCE

SME-RJ - Professor de Música

Ano de 2001

O pedagogo criador da rítmica, que visa à realização expressiva do ritmo através de movimentos corporais, é:

a) Carl Orff;
b) Zoltan Kodály;
c) Edgar Willems;
d) Shinichi Suzuki;
e) Jaques-Dalcroze.

A resposta correta é:

Filtro