Questões de Música

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Julgue os itens, referentes a harmonia.

Em uma harmonização em bloco, quando a melodia não é nota de acorde, é considerada substituta da nota de acorde imediatamente inferior.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Julgue os itens, referentes a harmonia.

Na técnica de quartas, o intervalo de 4.ª deve ser sempre justo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Julgue os itens, referentes a harmonia.

Na técnica em bloco, denominada tríades a três e quatro vozes, as notas das tríades em posição cerrada estão próximas umas das outras, separadas por intervalos de terça ou quarta. Para se obter um efeito idêntico ou mais aproximado possível do produzido pela orquestra sinfônica, utiliza-se o que se denomina transcrição, que consiste na substituição dos diferentes instrumentos da orquestra sinfônica pelos da banda de música.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Acerca da transcrição, julgue os seguintes itens.

Na transcrição de música orquestral para banda sinfônica, devem-se considerar os clarinetes como se fossem os violinos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Acerca da transcrição, julgue os seguintes itens.

Os cellos encontram, normalmente, como substitutos, os saxofones tenores e barítonos, os clarinetes baixos, o fagote e os bombardinos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Acerca da transcrição, julgue os seguintes itens.

Os metais - trompas, trompetes, trombones e tubas - não variam; desempenharão os mesmos papéis na banda como na orquestra sinfônica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Acerca da transcrição, julgue os seguintes itens.

O pizzicato das cordas traduz-se por staccato para as madeiras.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Transmitir a um conjunto, orquestra ou banda, por meio
da gesticulação, o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra
musical é o que conhecemos, em música, como regência. Ela é de
suma importância, tanto para os músicos executantes como para
a apreciação do público e para uma interpretação mais apropriada
da obra em seus processos dinâmicos e agógicos.
Em seus primórdios, a regência era efetuada com bastões
compridos que, elevados no sentido vertical, iam sendo batidos
no chão para dar os ritmos. Esse procedimento não era bom nem
agradável, principalmente pelo barulho que produzia, e mais, foi
causador de um acidente que levou à morte Jean Baptista Lully,
compositor francês, de origem italiana, nascido em Florença, em
28/11/1632. Lully, ao reger uma de suas composições, Te Deum,
teve a infelicidade de bater com o bastão de regência no pé,
originando daí uma gangrena, que o levou ao túmulo, em Paris,
em março de 1687.
Daí por diante, o bastão de regência foi sendo reduzido
de tamanho, até chegar aos nossos dias, com o nome de batuta e
nas medidas que conhecemos hoje. Alguns regentes já fizeram
tentativas de extingui-la, apresentando suas justificativas. Porém,
julgamos que seu uso compõe mais a figura do regente.

Oscar da Silveira Brum. Conhecendo a banda de música. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1980 (com adaptações)

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens.

Para iniciar a regência de uma obra, o regente precisa postarse com o corpo ereto e a cabeça inclinada, com o peso do corpo bem distribuído nas duas pernas, que devem ficar ligeiramente afastadas uma da outra.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Transmitir a um conjunto, orquestra ou banda, por meio
da gesticulação, o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra
musical é o que conhecemos, em música, como regência. Ela é de
suma importância, tanto para os músicos executantes como para
a apreciação do público e para uma interpretação mais apropriada
da obra em seus processos dinâmicos e agógicos.
Em seus primórdios, a regência era efetuada com bastões
compridos que, elevados no sentido vertical, iam sendo batidos
no chão para dar os ritmos. Esse procedimento não era bom nem
agradável, principalmente pelo barulho que produzia, e mais, foi
causador de um acidente que levou à morte Jean Baptista Lully,
compositor francês, de origem italiana, nascido em Florença, em
28/11/1632. Lully, ao reger uma de suas composições, Te Deum,
teve a infelicidade de bater com o bastão de regência no pé,
originando daí uma gangrena, que o levou ao túmulo, em Paris,
em março de 1687.
Daí por diante, o bastão de regência foi sendo reduzido
de tamanho, até chegar aos nossos dias, com o nome de batuta e
nas medidas que conhecemos hoje. Alguns regentes já fizeram
tentativas de extingui-la, apresentando suas justificativas. Porém,
julgamos que seu uso compõe mais a figura do regente.

Oscar da Silveira Brum. Conhecendo a banda de música. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1980 (com adaptações)

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens.

Os gestos fundamentais da regência são dois: o rítmico e o melódico ou expressivo. O primeiro é apropriado para os andamentos vagarosos ou lentos e o segundo, para os rápidos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

PM - DF - Músico

Ano de 2010

Transmitir a um conjunto, orquestra ou banda, por meio
da gesticulação, o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra
musical é o que conhecemos, em música, como regência. Ela é de
suma importância, tanto para os músicos executantes como para
a apreciação do público e para uma interpretação mais apropriada
da obra em seus processos dinâmicos e agógicos.
Em seus primórdios, a regência era efetuada com bastões
compridos que, elevados no sentido vertical, iam sendo batidos
no chão para dar os ritmos. Esse procedimento não era bom nem
agradável, principalmente pelo barulho que produzia, e mais, foi
causador de um acidente que levou à morte Jean Baptista Lully,
compositor francês, de origem italiana, nascido em Florença, em
28/11/1632. Lully, ao reger uma de suas composições, Te Deum,
teve a infelicidade de bater com o bastão de regência no pé,
originando daí uma gangrena, que o levou ao túmulo, em Paris,
em março de 1687.
Daí por diante, o bastão de regência foi sendo reduzido
de tamanho, até chegar aos nossos dias, com o nome de batuta e
nas medidas que conhecemos hoje. Alguns regentes já fizeram
tentativas de extingui-la, apresentando suas justificativas. Porém,
julgamos que seu uso compõe mais a figura do regente.

Oscar da Silveira Brum. Conhecendo a banda de música. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1980 (com adaptações)

Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens.

Na marcação do compasso quaternário, a mão esquerda deve fazer o seguinte movimento: primeiro tempo para baixo; segundo tempo para o lado esquerdo; terceiro tempo para o lado direito; e quarto tempo para cima.

A resposta correta é:

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