Questões de Nutrição
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A varfarina é um agente anticoagulante oral que reduz a produção hepática de quatro fatores de coagulação dependentes de vitamina K. Acerca da interação competitiva da droga com nutrientes, assinale a opção correta.
a) Suplemento de vitamina E, independentemente da dose, apresenta pouca interação com a varfarina, uma vez que o metabolismo dessa vitamina não envolve o fígado.
b) Deve-se aumentar a oferta de vitamina K na dieta, uma vez que essa medicação provoca redução na biodisponibilidade dessa vitamina.
c) A vitamina K deve ser praticamente excluída da dieta, para que a varfarina atinja seu maior potencial de ação.
d) Cebola, alho, mamão papaia e manga devem ser evitados, uma vez que esses alimentos inibem o efeito da droga.
e) Deve ser mantido um equilíbrio entre a dose do fármaco e a ingestão de vitamina K, sem a necessidade de proibição do consumo de verduras de folhas verdes escuras.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
Em relação aos fatores que afetam a absorção de cálcio, analise as proposições abaixo.
1) A deficiência de cálcio aumenta a sua absorção.
2) A deficiência de vitamina D aumenta a absorção de cálcio.
3) A redução da acidez gástrica reduz a absorção de cálcio.
4) A deficiência de fósforo aumenta a absorção de cálcio.
Está(ão) correta(s), apenas:
a) 1, 2 e 3.
b) 1, 3 e 4.
c) 1 e 2.
d) 2 e 3.
e) 1.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
O alimento lácteo a ser indicado para um paciente que necessita consumir proteína de boa qualidade e digestibilidade, baixo teor de lactose e fonte de cálcio é
a) o iogurte.
b) a proteína do soro de leite (whey protein).
c) o queijo minas.
d) o leite evaporado.
e) o creme de leite.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A litíase renal é uma doença que se caracteriza pela formação de cálculo no trato urinário. Essa formação é um fenômeno multifatorial que resulta da supersaturação urinária, com consequente formação e crescimento de cristais. Os tipos mais comuns de cristais formados são originados do oxalato de
a) ferro.
b) sódio.
c) cálcio.
d) magnésio.
e) potássio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Na emergência de um hospital, no início da manhã, foi atendido um casal que, após jantar em casa de amigos, apresentou visão prejudicada, dificuldade para falar, engolir e respirar, além de evidências de paralisia muscular. Eles relataram ter consumido sucos e torradas com patês de salmão enlatado, frango com ricota e picles (pepino em conserva ). Os sintomas relatados são clássicos de enfermidade transmitida por alimentos causada por
a) Staphylococcus aureus.
b) Salmonella.
c) Clostridium botulinium.
d) Bacillus cereus.
e) Escherichia coli.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Uma idosa de setenta anos de idade, portadora de doença de Alzheimer em grau avançado, apresentou perda ponderal recente de 9% e diagnóstico de magreza, segundo o índice de massa corporal. Acerca dos fatores associados a essa doença e à conduta mais adequada, assinale a opção correta.
a) Deve-se avaliar o consumo alimentar, investigar possível redução da ingestão e fornecer dieta com maior concentração energética, visando melhorar seu estado nutricional.
b) O emagrecimento relatado, como é inferior a 10%, não representa perda grave de peso. Para ter segurança do estado nutricional é imprescindível que se realize um exame de bioimpedância elétrica.
c) Caso a paciente apresente constipação intestinal, é indicado que a dieta seja de consistência líquida completa, uma vez que este tipo de dieta estimula o peristaltismo em portadores de Alzheimer.
d) A perda de peso deve ter sido consequência da doença de Alzheimer primariamente, uma vez que ocorre elevado catabolismo, com aumento em pelo menos 1,5 vezes do gasto energético total.
e) É comum um quadro de dislipidemia associado, o que justifica a redução profilática do teor total de lipídio da dieta para menos de 20% do valor energético da dieta.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
Entre os fatores dietéticos abaixo, assinale aquele que aumenta a biodisponibilidade do ferro:
a) oxalato.
b) cálcio.
c) proteína animal.
d) polifenóis.
e) fitatos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Acerca da fenilcetonúria, um distúrbio genético metabólico associado à fenilalanina (PHE), assinale a opção correta.
a) Adoçantes artificiais à base de aspartame são uma escolha segura nesse caso.
b) Mesmo que uma gestante esteja com concentrações muito elevadas de PHE, o feto estará protegido de possíveis efeitos pela ação da barreira placentária.
c) Nessa doença, a PHE não é metabolizada em tirosina.
d) O tratamento nutricional com baixo teor de PHE previne a deterioração neurológica quando a causa independe de PHEhidroxilase.
e) Por cocção em calor úmido, temperatura controlada e adição de álcalis, é possível reduzir o teor de PHE em produtos cárneos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
Os medicamentos podem afetar a ingestão, a absorção, o metabolismo e a excreção dos nutrientes, e, em última análise, o estado nutricional do paciente. A esse respeito, analise as proposições abaixo.
1) O antibiótico Neomicina, utilizado para reduzir a flora intestinal, tem efeitos múltiplos na absorção dos nutrientes, pois sequestra os ácidos biliares importantes para a absorção dos lipídios, inibe a ação da lipase pancreática e altera a integridade da mucosa intestinal, reduzindo a absorção de gorduras, vitaminas lipossolúveis e outros.
2) O uso indiscriminado de antiácidos afeta a absorção do ferro, pela mudança do pH de alcalino para ácido.
3) O uso crônico de diuréticos orais pode causar deficiência dos minerais potássio, magnésio e zinco, pois aumentam a excreção desses minerais.
4) Alimentos como a soja contêm substâncias bociogênicas, potentes estimuladores dos hormônios da tireoide. Esses alimentos são, portanto, indicados para pessoas que estão recebendo medicação para o tratamento da tireoide.
Estão corretas, apenas:
a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 1 e 3.
d) 3 e 4.
e) 1, 3 e 4.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A intervenção nutricional no paciente portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) precisa acontecer tão logo seja feito o diagnóstico da doença. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) A perda de peso, frequentemente observada, é atribuída à elevação do fator de necrose tumoral que desencadeia a liberação de outras citocinas que, em última instância, aumentam o dispêndio energético e promovem catabolismo muscular.
b) Quanto à distribuição percentual entre os macronutrientes no total de energia consumida, estudos recentes preconizam dietas com elevado teor de gordura (50 a 60%) e reduzido teor de carboidratos (20 a 30%), com o objetivo de reduzir a formação de gás carbônico.
c) Havendo anorexia, comum nesses casos, recomenda-se que, em uma refeição, sejam ingeridas primeiramente as hortaliças cruas ou as frutas, de modo a garantir o aprovisionamento de micronutrientes.
d) A subestimativa da necessidade energética, com consumo insuficiente de alimentos, favorece balanço nitrogenado negativo com proteólise muscular, podendo acarretar necessidade de assistência ventilatória mecânica.
e) A oxidação de gordura, com menor quociente respiratório, pode representar a principal via para obtenção de energia, particularmente quando o paciente está em choque e com falha de múltiplos órgãos.
A resposta correta é: