Questões de Nutrição
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Acerca do tratamento da obesidade, assinale a opção correta.
a) A cirurgia bariátrica não foi incluída na portaria que cria a linha de cuidados prioritários do sobrepeso e da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS) por se tratar de técnica não contemplada nos cuidados básicos de saúde.
b) A cirurgia de tratamento da obesidade denominada derivação gástrica em Y de Roux, caracteriza-se por ser uma técnica mista, predominantemente restritiva e que se associa a menor incidência de desnutrição e deficiência de vitaminas lipossolúveis quando comparada, por exemplo, à técnica de Scopinaro.
c) As dietas de baixíssimas calorias, com fornecimento de 400 a 800 kcal/dia, produzem maior perda de peso tanto na fase inicial do tratamento quanto em fases tardias, quando comparadas a outras formas de restrição energética.
d) Dietas ricas em gorduras e limitadas em carboidratos reduzem o apetite por favorecerem a cetose, sendo mais eficientes nesse aspecto quando comparadas com dietas nutricionalmente equilibradas.
e) O objetivo do tratamento da obesidade para crianças com idade inferior a 7 anos e sem comorbidades, é a adequação do peso em relação à idade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEDU - SP - Agente Técnico de Assistência à Saúde
Ano de 2013
Em relação às áreas de atuação do nutricionista, sabe-se que a alimentação coletiva constitui importante campo de prática profissional. Em relação aos parâmetros numéricos de referência por área de atuação, são considerados como requisitos técnicos para sua definição:
a) em alimentação escolar, o número de alunos atendidos e o de funcionários do estabelecimento, independentemente do número e tipo de refeições produzidas.
b) em alimentação do trabalhador, o número de empresas e clientes cadastrados e a área de abrangência da supervisão, pelo nutricionista.
c) em bancos de leite humano, o tipo de coleta existente (centralizada e/ou descentralizada) é critério geral para definição do número de nutricionistas.
d) em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), número e tipo de refeição, independentemente de estrutura física e organizacional da UAN.
e) em nutrição clínica, o número de refeições/dia e padrão de dietas fornecidas constitui-se um critério geral utilizado como referência.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A respeito das doenças ligadas à obesidade, assinale a opção correta.
a) O índice de massa corporal acima de 40 kg/m², dislipidemia mista, hiperinsulinemia e hipertensão arterial caracterizam a manifestação da entidade clínica conhecida como síndrome metabólica, sendo esses indicadores considerados como o critério diagnóstico atual.
b) O risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2 em obesos independe do grau de obesidade.
c) Há indicadores de associação entre a doença hepática gordurosa não alcoólica e obesidade, particularmente como resultado de dietas hiperproteicas.
d) A obesidade é um fator de risco dependente para a ocorrência de doença cardiovascular.
e) A hiperinsulinemia e a resistência periférica à ação da insulina, presentes em vários casos de obesidade, associam-se com a manifestação de hipertensão arterial, independentemente de alteração glicêmica.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
A ingestão dietética recomendada (RDa ) de zinco para pessoas idosas do sexo masculino é de:
a) 8 mg/dia.
b) 11 mg/dia.
c) 25 mg/dia.
d) 30 mg/dia.
e) 20 mg/dia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEDU - SP - Agente Técnico de Assistência à Saúde
Ano de 2013
Leia atentamente o texto a seguir.
A rotulagem nutricional dos alimentos constitui instrumento central no aperfeiçoamento do direito à informação. O acesso à informação fortalece a capacidade de análise e decisão do consumidor, portanto, essa ferramenta deve ser clara e precisa para que possa auxiliar na escolha de alimentos mais saudáveis.
O texto apresentado diz respeito à qual diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição?
a) Organização da Atenção Nutricional.
b) Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição.
c) Controle e Regulação dos Alimentos.
d) Cooperação e articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional.
e) Vigilância Alimentar e Nutricional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Acerca de Bancos de Leite Humano (BLH), assinale a opção correta.
a) O leite humano ordenhado pode ser transportado desde que seja previamente submetido à pasteurização.
b) A técnica de degelo do leite humano ordenhado e congelado, seja em banho-maria ou em forno de micro-ondas, deve assegurar que a temperatura do produto final não exceda a 50 ºC.
c) Atualmente os BLH têm se configurado como estruturas de apoio e favorecimento ao desmame comerciogênico.
d) A ordenha mecânica é a técnica que mais minimiza os riscos de contaminação do leite humano com agentes nocivos do ambiente além de possibilitar maior rendimento em termos de volume coletado.
e) Caso o BLH não disponha de área específica para a estocagem de leite cru coletado, a estocagem poderá ser realizada na sala de processamento, desde que nesse local haja uma área específica para estocagem, com geladeira ou freezer exclusivos para o leite cru.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A adequada hidratação de atletas caracteriza-se como importante estratégia para seu desempenho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) Conhecendo-se a variação ponderal antes e após a atividade física, o volume de líquido ingerido e o excretado durante a realização da atividade é possível estimar a taxa de sudorese e o grau de desidratação de um atleta.
b) Bebidas esportivas que contém sacarose e glicose promovem menor absorção de água e sódio e maior absorção de carboidrato.
c) Indivíduos que são musculosos e com percentual de gordura adequado possuem menor conteúdo de água no organismo que indivíduos com percentual de gordura maior.
d) O processo de reidratação após o exercício deve se basear na ingestão voluntária de líquidos com baixo teor de sódio para prevenir efeitos colaterais indesejáveis.
e) A desidratação durante o exercício reduz a osmolalidade e o volume plasmáticos, diminui os batimentos cardíacos reduzindo, consequentemente, o desempenho atlético.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A imunonutrição aplica o efeito farmacológico e benéfico de nutrientes no tratamento de pacientes catabólicos, modulando outros metabólicos, processos imunológicos e inflamatórios. O nutriente que se destaca como a principal fonte energética para os enterócitos, que atua como precursor da glutationa e que fornece substrato energético aos linfócitos, favorecendo sua proliferação é
a) o triptofano.
b) a glutamina.
c) a glicose.
d) o arginina.
e) o ácido graxo ômega 3.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Por muito tempo acreditou-se que a deficiência de vitamina D não ocorria em países ensolarados. Entretanto, pesquisas recentes têm demonstrado prevalências significantes dessa deficiência, até mesmo no Brasil. A respeito de necessidades nutricionais de vitamina D e de fatores associados, assinale a opção correta.
a) Ainda não é possível fortificar alimentos com vitamina D, em função da instabilidade química do nutriente e do alto custo operacional.
b) Uma vez que é possível suprir totalmente as necessidades de vitamina D pela exposição solar, não existe recomendação dietética para esse nutriente.
c) A deficiência de vitamina D está associada à redução dos níveis de paratormônio, que visa preservar o estoque de cálcio nos ossos.
d) A capacidade de sintetizar a vitamina D pela exposição à luz solar não é prejudicada pelo uso de protetor solar, desde que seu fator de proteção seja igual ou inferior a 8.
e) Na forma natural, poucos alimentos contêm vitamina D. Entre suas principais fontes alimentares estão o óleo de fígado de peixe, alguns tipos de peixe como sardinha, salmão e atum, gema de ovo e fígado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEDU - SP - Agente Técnico de Assistência à Saúde
Ano de 2013
A previsão quantitativa de gêneros alimentícios para uma unidade de alimentação é obtida pelo (a )
a) quantidade prevista da preparação, menos a quantidade consumida, multiplicada pelo número total de refeições servidas.
b) produto do peso da porção pelo número previsto de usuários e pela frequência no cardápio, menos a quantidade estocada.
c) produto do peso líquido dos gêneros, pelo número previsto de usuários e pela frequência no cardápio, acrescido de margem de segurança, menos a quantidade estocada.
d) produto do peso bruto dos gêneros, pelo número previsto de usuários e pela frequência no cardápio, acrescido de margem de segurança menos a quantidade estocada.
e) total de refeições servidas, acrescido da margem de segurança, menos a quantidade estocada.
A resposta correta é: