Questões de Nutrição
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
Segundo as DRIs (Dietary Reference Intakes), a ingestão adequada (AI) de cálcio, para homens e mulheres com idade entre 31-50 anos, é de:
a) 1200 mg/d.
b) 1000 mg/d.
c) 1300 mg/d.
d) 800 mg/d.
e) 1500 mg/d.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
O nutricionista foi informado de que um paciente, que estava recebendo nutrição enteral polimérica, tinha apresentado diarreia por dois dias, com mais de quatro evacuações líquidas diárias. Diante dessa situação, é recomendado
a) diminuir a velocidade de infusão para valores iguais ou inferiores a 40 - 50 mL/h.
b) suspender a dieta e substituí-la pela nutrição parenteral total.
c) acrescentar fibra insolúvel para aumentar o volume das fezes.
d) administrar a solução enteral polimérica à temperatura de aproximadamente 40 ºC.
e) substituir a dieta por uma formulação hidrolizada com pelo menos 500 mOsm/kg.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
O consumo frequente e em grande quantidade de gorduras, açúcar e sal aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
Acerca desse tema, assinale a opção correta, considerando a diretriz específica estabelecida pelo Ministério da Saúde no guia alimentar para a população brasileira.
a) Com base nas necessidades de ingestão de iodo, ficou estabelecido no guia que o consumo de diário de sódio deve ser de, no máximo, 5 g.
b) O controle do consumo de açúcar inclui também a ingestão de frutas muito doces, como o caqui. Segundo esse controle, a ingestão de açúcar não deve ultrapassar 5% do valor energético total da dieta.
c) A hidrogenação das gorduras (gorduras trans) diminui o tempo de prateleira dos produtos, o que representa um dos motivos que justificam o não consumo desse tipo de gordura.
d) A contribuição de gorduras e óleos de todas as fontes não deve ultrapassar os limites de 15 a 30% da energia total da alimentação diária.
e) No guia, é recomendada a substituição do sal comum (cloreto de sódio) pelo sal de potássio, nos casos de indivíduos hipertensos. Para os normotensos, o uso do sal light provoca hipercalemia.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A síndrome sarcopênica representa uma vulnerabilidade fisiológica relacionada à idade, resultado da deterioração da homeostase biológica e da capacidade do organismo de se adaptar às novas situações de estresse.
T.A.A. Silva, et al. Sarcopenia associada ao envelhecimento:
aspectos etiológicos e opções terapêuticas. In: Revista Brasileira
de Reumatologia, v. 46, 2006, p. 391-397.
Acerca desse tema, assinale a opção correta.
a) Com o envelhecimento, os homens têm maior perda muscular em virtude do declínio do hormônio do crescimento (GH), do fator de crescimento relacionado à insulina (IGF-1) e à testosterona.
b) Com o avançar da idade, é comum ocorrer aumento de mais de 15% no gasto metabólico basal. Como os idosos normalmente reduzem a ingestão alimentar, é comum ocorrer emagrecimento e sarcopenia.
c) Independentemente da ingestão proteica, a prática de exercícios de resistência promove aumento significativo da massa e da força muscular em idosos, podendo levar à cura da síndrome sarcopênica.
d) A obesidade é considerada fator de proteção da sarcopenia, uma vez que essa síndrome está diretamente associada a situações de magreza ou desnutrição do idoso, e não ao excesso de peso.
e) As alterações da composição corporal com o envelhecimento incluem aumento do teor de água corporal, o que pode ser erroneamente avaliado como aumento de massa muscular esquelética.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Nutrologia
Ano de 2013
A vantagem da técnica de gastrostomia por via endoscópica é
a) a detecção de alterações no Trato Gastrointestinal (TGI) antes do procedimento.
b) a realização de fundoplicatura na presença de Refluxo Gastroesofágico (RGE).
c) a utilização da técnica de fluoroscopia para a colocação do cateter.
d) a melhor adaptação social do paciente no pós-operatório.
e) o menor risco de ocorrência de granuloma na cicatriz.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
O uso de equações para o cálculo da estimativa das necessidades de energia é bastante comum na prática clínica. Com referência a esse tema, assinale a opção correta.
a) Entende-se por termogênese facultativa aquela necessária para adaptação a condições ambientais, representada pelo fator térmico em indivíduos com febre.
b) A equação de Harris & Benedict, que considera o peso, a estatura e a idade do indivíduo, normalmente superestima o valor da taxa metabólica basal. Esse componente responde pela maior parte do gasto energético diário de uma pessoa.
c) As equações propostas pela Organização Mundial de Saúde consideram, necessariamente, a estatura do indivíduo.
d) Caso o indivíduo apresente atividade física muito leve, o fator de atividade será igual a 1,0, ou seja, a taxa metabólica basal equivalerá ao gasto energético diário.
e) O efeito térmico dos alimentos contribui com cerca de 50% do gasto energético e, portanto, está presente na maioria das equações para estimativa das necessidades energéticas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca COVEST
UFPE - Nutricionista
Ano de 2013
Em relação às Dietary Reference Intakes (DRIs), analise as proposições abaixo.
1) A EAR (Necessidade Média Estimada ) é o nível de ingestão diária do nutriente estimado para atender às necessidades de metade dos indivíduos saudáveis em um determinado estágio de vida e gênero.
2) Quando não há RDA (ingestão dietética recomendada ) para o nutriente, pois não se conhece a AI (ingestão adequada), então se utiliza a EAR como meta de ingestão diária do nutriente para o indivíduo.
3) A UL (nível superior tolerável de ingestão) é o mais alto nível de ingestão habitual do nutriente que provavelmente coloca em risco de efeitos adversos à saúde quase todos os indivíduos em um determinado estágio de vida e sexo.
4) A RDA é definida como o valor correspondente a dois desvios-padrão acima da EAR.
Está(ão) correta(s), apenas:
a) 1 e 4.
b) 2 e 3.
c) 4.
d) 1.
e) 2, 3 e 4.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
Funcionários da secretaria de saúde foram convidados a preencher um questionário referente aos seus hábitos de vida, entre os quais se avaliou o consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).
A partir dessa análise preliminar, foram formados dois grupos: um, formado por quatro mil funcionários que consumiam menos que 400 g de FLV por dia; outro, composto por setecentos empregados que consumiam FVL na quantidade recomendada. Decorridos dez anos, observou-se que o consumo de FVL foi inversamente relacionado ao risco de eventos coronarianos. Considerando-se o delineamento da pesquisa descrita, o tipo de estudo que caracteriza essa investigação é
a) ensaio clínico randomizado.
b) estudo de caso-controle.
c) estudo ecológico.
d) estudo de coorte.
e) estudo quase-experimental.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SESA - ES - Nutricionista
Ano de 2013
A seguinte solução de nutrição parenteral total, com esquema 3 em 1 diário, foi prescrita para um indivíduo adulto com massa corporal de 50 kg:
600 mL de solução de aminoácidos a 10%;
250 mL de solução lipídica a 20%;
460 mL de solução de glicose a 50%;
Assinale a opção correspondente à velocidade de infusão de glicose (VIG) na situação apresentada e à interpretação correta do resultado.
a) VIG = 6,0 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
b) VIG = 7,6 mg/kg/min; excede o limite recomendado para pacientes críticos e estáveis.
c) VIG = 0,08 g/kg/min; tolerável mesmo no caso de pacientes críticos
d) VIG = 1,0 mg/kg/min; abaixo do recomendado, podendo ocasionar hipoglicemia no paciente
e) VIG = 3,2 mg/kg/min; está dentro do limite recomendado para pacientes estáveis.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca VUNESP
SEDU - SP - Agente Técnico de Assistência à Saúde
Ano de 2013
Os estabelecimentos nos quais são realizadas atividades de produção, industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte de alimentos são orientados por critérios de higiene e de boas práticas operacionais, estabelecidos por regulamentação própria, como a Portaria CVS-6, de 10.03.1999. Em relação à higiene pessoal e do ambiente, são considerados procedimentos apropriados:
a) remover o lixo duas vezes ao dia, no início e término da distribuição.
b) utilização de álcool a 80% e solução clorada a 250 ppm para higienização de alimentos.
c) lavagem semanal de pisos, rodapés e ralos ou de acordo com a necessidade.
d) restringir o trabalho de manipuladores quando apresentarem problemas de saúde, salvo em casos de gastroenterites sem quadro de vômito.
e) o tempo de contato de desinfetantes com o ambiente deve ser no mínimo de 15 minutos, com exceção do álcool 70%.
A resposta correta é: