Questões de Odontologia

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 29 anos de idade, sexo masculino, relata dor intensa na gengiva, dificultando a sua alimentação. O exame clínico da região dos incisivos inferiores mostra a separação entre as papilas, em uma porção vestibular e outra lingual com uma porção necrótica interposta, e aumento do fluxo salivar. A escolha de antibióticos que atuam na síntese proteica deve levar em conta que aquele que apresenta a menor toxicidade seletiva é a

a) eritromicina, devido a uma maior especificidade com relação às cepas bacterianas.
b) clindamicina, implicando menor dano ao paciente.
c) lincomicina, resultando em menor número de reações adversas.
d) tetraciclina, resultando em maior número de reações adversas.
e) claritromicina, implicando maior dano ao paciente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, é obesa e será submetida a procedimentos restauradores no hemiarco inferior esquerdo. O cirurgião-dentista trabalha a quatro mãos e posiciona a paciente em decúbito dorsal. A execução da técnica anestésica de bloqueio do nervo alveolar inferior deve incluir alguns cuidados, como

a) estimar a largura do ramo da mandíbula, localizando o forame da mandíbula deslocado por uma zona de tecido adiposo que pode absorver parte da solução anestésica.
b) depositar a solução anestésica bem atrás do forame da mandíbula, evitando atingir a glândula parótida e anestesiar os ramos terminais do nervo facial.
c) compensar a inclinação da seringa e agulha, evitando injetar solução anestésica muito alto no espaço pterigomandibular.
d) depositar a solução anestésica bem acima do forame da mandíbula, evitando atingir o nervo auriculotemporal.
e) utilizar o plano oclusal mandibular horizontal com o plano do solo, quando a paciente estiver com a boca aberta, como referência.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 21 anos de idade, sexo masculino, tem indicação para a extração do dente 16, que tem uma restauração em amálgama na superfície ocluso distal. O uso do fórceps 18L

a) é contraindicado, pois pode causar a fratura do dente por uma ação de cunha com o aumento da força de pressão.
b) constitui uma opção segura, desde que não seja efetuado o movimento de rotação, com consequente fratura radicular.
c) é indicado, pois a borda da ponta ativa do fórceps ajusta-se à face vestibular do dente.
d) é contraindicado, pois pode ocasionar a luxação dos dentes vizinhos, devido ao formato de sua ponta ativa.
e) é indicado, pois a fratura da tábua óssea externa é evitada com os movimentos de lateralidade proporcionados por este fórceps.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Durante a anamnese, paciente com 32 anos de idade, sexo feminino, relata sentir intolerância ao calor e fraqueza muscular, além de apresentar disfunção menstrual. Sua compleição física mostra perda de peso e o comportamento no consultório odontológico revela alguma ansiedade. O exame físico mostra um eritema palmar, os cabelos aparentam ser ralos e quebradiços e o olhar da paciente é fixo e brilhante. Este quadro é compatível com uma doença sistêmica que tem repercussões na condição bucal:

a) hiperfosfatasia, cujas repercussões incluem a queimação na língua e uma menor incidência de erosão dentária.
b) hiperparatireoidismo, cujas repercussões incluem câmaras pulpares amplas nos molares e raízes curtas.
c) hipotireoidismo, cujas repercussões incluem a perda de lâmina dura e a calcificação pulpar.
d) hipofosfatasia, cujas repercussões incluem o desenvolvimento dentário atrasado e hipoplasia de esmalte.
e) hipertireoidismo, cujas repercussões incluem osteoporose da maxila e mandíbula e uma maior incidência de erosão dentária.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 42 anos, sexo masculino, realizava um exame radiográfico para proservação de um tratamento endodôntico realizado no dente 13, quando foi detectada uma radiolucidez em formato oval, com dimensão de 0,8 cm no maior eixo e com uma estreita margem radiopaca contígua à lâmina dura do referido dente. Este quadro é compatível com o diagnóstico de cisto

a) folicular, com prognóstico desfavorável e potencial para a transformação do revestimento epitelial interno em um ameloblastoma.
b) odontogênico calcificante, com prognóstico favorável após a extração cirúrgica do dente envolvido e curetagem vigorosa.
c) periodontal lateral, com prognóstico quanto à recidiva favorável após a realização de enucleação.
d) periapical, com prognóstico favorável após a realização de apicectomia do dente envolvido e curetagem da zona apical.
e) radicular, com prognóstico favorável após a realização de marsupialização, seguida de excisão marginal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 21 anos, sexo feminino, relata ter se submetido a um transplante de rim há 6 meses. O exame clínico mostra uma mácula de coloração azulada na área vestibular da gengiva, na região anterossuperior. Este quadro é compatível com o diagnóstico clínico de

a) tumor fibroso solitário e pode ser confirmado pela presença de lesões róseas na pele e sangramento intestinal.
b) sarcoma de Kaposi e requer confirmação por estudo imuno-histoquímico com anticorpo para o vírus HHV8.
c) hemangioma congênito e pode ser confirmado pela presença de manchas avermelhadas na pele e inchaço nos membros inferiores.
d) argirose focal e requer confirmação por ressonância magnética, em substituição à diascopia.
e) granuloma piogênico e requer confirmação por estudo imuno-histoquímico com o anticorpo anti-CD34.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Durante a consulta odontológica, a realização de exame físico em paciente com 44 anos de idade, sexo masculino, permite a identificação de sinais compatíveis com linfadenopatia característica de metástase regional de doença neoplásica maligna ao

a) colocar os dedos próximo ao limite inferior da mandíbula e pressionar inferior e medialmente as pontas dos dedos alinhados à borda mandibular em direção ao osso hioide, observando nódulos firmes, múltiplos e endurecidos que se fixam às estruturas circunvizinhas.
b) colocar o polegar e o indicador sobre a traqueia na linha mediana, na chanfradura supraexterna, observando uma sensa ção anormal de estiramento sincronizada com o pulso do paciente.
c) colocar os dedos próximo ao limite inferior da mandíbula e pressionar inferior e medialmente as pontas dos dedos em direção à glândula submandibular, observando um linfonodo firme, não doloroso e móvel.
d) alinhar as pontas dos dedos ao longo do limite posterior do esternocleidomastoideo, enquanto o polegar realiza pressão oposta à porção anterior do músculo, observando múltiplos nódulos móveis, dolorosos e compressíveis.
e) efetuar a palpação com as pontas dos dedos alinhados dos dois lados da faringe e mediais ao músculo esternocleidomastoideo, observando tecido compressível e homogêneo, sem nodularidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

De acordo com a classificação adotada pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente ), os resíduos gerados pela prática odontológica são enquadrados nos grupos A (infectantes ou biológicos), B (químicos) e D (comuns). Com relação ao gerenciamento de resíduos gerados nos consultórios odontológicos, considere as afirmativas abaixo: I. Os riscos para a saúde pública gerados pelos resíduos de serviços de saúde são comparáveis aos riscos ocasionados pelos resíduos domésticos, em especial, aqueles que contêm micro-organismos retidos oriundos dos domicílios urbanos.
II. Os resíduos perfurocortantes e as culturas microbiológicas requerem uma atenção especial, pois o risco de contaminação pelo manuseio desses resíduos é elevado, tanto no momento da geração, do acondicionamento e do descarte, quanto durante a coleta externa e a disposição final.
III. Quando forem estabelecidos, por evidências científicas, os riscos reais de cada classe de resíduos, todas as classes e subclasses de resíduos odontológicos deverão ser segregadas, o que permitirá a coleta e a disposição final seguras para cada tipo de resíduo.
IV. A segregação é importante para reduzir o volume de resíduos infectantes, pois quando os resíduos infectantes são misturados aos resíduos comuns, estes passam também a ser considerados infectantes. Está correto o que se afirma APENAS em

a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) II e IV.
e) I e II.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Estudo realizado em consultórios odontológicos no Brasil mostrou resíduos de mercúrio (44,9%) e resíduos de amálgama (26,9%) acondicionados em vidros com água, com o restante sendo disposto no ambiente através da pia, da cuspideira ou do lixo. Com relação ao gerenciamento do mercúrio gerado pela prática odontológica,

a) o processo de minimização menos adequado para os resíduos de mercúrio e amálgama odontológicos é a reciclagem.
b) o risco para a população é muito baixo, devido à organificação e biomagnificação do mercúrio lançado no ambiente natural.
c) os recipientes de plástico são menos aconselháveis do que os de vidro, que quebram mais facilmente, porém mantêm as propriedades químicas deste metal.
d) o maior risco para a equipe odontológica ocorre durante a preparação do amálgama, devido ao aquecimento e à liberação do vapor de mercúrio.
e) a substituição do amálgama por um material restaurador sem substâncias tóxicas não constitui uma opção de minimização para este resíduo odontológico.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

Câmara Municipal - SP - Consultor Técnico Legislativo - Odontologia

Ano de 2014

Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino, refere ser HIV positivo durante a anamnese e relata ter sido sucessivamente encaminhado a diferentes profissionais de odontologia. Os motivos que levam alguns cirurgiões-dentistas a não mostrarem disposição em atender pacientes com doenças infecciosas incluem

a) o medo de perder outros pacientes, uma vez que a adoção de procedimentos de controle de infecção não é regulamentada pelo Ministério da Saúde.
b) conhecimento insuficiente sobre o assunto, pois as medidas de precaução padrão são indicadas para todos os pacientes, independentemente do diagnóstico.
c) o medo de infectar-se, pois a contaminação ocupacional pelo HIV não é passível de comprovação.
d) a falta de condições de biossegurança, pois a adoção de medidas de precaução padrão carece de comprovação científica quanto à eficácia.
e) o medo de infectar outros pacientes, uma vez que a eficácia dos equipamentos de proteção individual restringe-se à infecção cruzada.

A resposta correta é:

Filtro