Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

Considerando as finalidades desejadas, o ângulo de acesso ao real conhecimento retido e a escolha dos objetos tratados, podemos distinguir quatro campos de operacionalização da interdisciplinaridade. São eles:

a) científica, escolar, profissional e prática.
b) cientológica, escolar, profissional e prática.
c) científica, ecológica-ambiental, profissional e prática.
d) científica, teórica-crítica dos conteúdos e prática.
e) relacional, escolar, ampla e radical.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

Recomenda-se que as questões sejam organizadas por blocos de conteúdos nas avaliações, a fim de que os educandos possam sistematizar os conhecimentos ensinados e aprendidos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Prefeitura de Poá - Professor Adjunto de Educação Infantil

Ano de 2013

Rios, referindo-se ao trabalho de boa qualidade e competente a ser feito pela docência, afirma que a dimensão ________ diz respeito à orientação da ação, fundada nos princípios do respeito, da solidariedade e da justiça, na direção da realização de um bem coletivo.
Assinale a alternativa que, de acordo com a autora, preenche corretamente a lacuna do texto.

a) ética
b) política
c) antropológica
d) técnica
e) estética

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

No momento, vivenciamos a terceira revolução industrial, em que novos desafios são colocados diariamente ao sistema educacional. Nesse sentido, à didática escolar contemporânea compete:

a) proceder a uma leitura reducionista da prática social de ensinar, baseando-se na realidade pré-concebida, fazendo um balanço das iniciativas para fazer frente ao sucesso escolar e à preparação para o mundo do trabalho.
b) encaminhar uma leitura controladora da prática social de ensinar, baseando-se na realidade, fazendo um balanço das atividades sensoriais frente ao fracasso escolar e à preparação para o sucesso emocional.
c) desenvolver uma leitura indutiva da prática social de ensinar, baseando-se na realidade existente, fazendo um balanço das atividades instrumentais frente ao fracasso escolar e à preparação para o mundo do trabalho.
d) proceder a uma leitura crítica da prática social de ensinar, baseando-se na realidade existente, fazendo um balanço das iniciativas para fazer frente ao fracasso escolar e à preparação para o mundo do trabalho.
e) retroceder a uma leitura tecnocrática da prática social de ensinar, baseando-se na realidade dominante, fazendo um balanço das iniciativas profissionalizantes para fazer frente ao fracasso escolar e à preparação para o mundo do trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.

A avaliação, procedimento mediante o qual se diagnostica o nível de desenvolvimento das habilidades e das competências dos educandos, gera subsídios para a tomada de decisão dos professores e contribui para a construção de conhecimentos pelos alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

O processo de construção de conhecimento na escola passa pela definição do que são os conteúdos escolares. Assinale a alternativa que não representa uma definição para "conteúdos escolares".

a) São saberes preexistentes, que fazem parte da cultura do povo, da vida, da sociedade em que se vive.
b) São saberes que constam do currículo escolar porque requerem uma ajuda específica para serem aprendidos.
c) São saberes para os quais se exige uma apropriação significativa e com sentido por parte dos alunos.
d) São saberes que permitem o desenvolvimento de capacidades excludentes nos alunos, preparando-os para o futuro.
e) São saberes que se ordenam no seio das diversas áreas curriculares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

De acordo com a abordagem atual, o planejamento de ensino integra o projeto pedagógico curricular.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

É pela apropriação da experiência humana que o homem se constitui como ser humano. Nessa perspectiva, o processo de ensino é:

a) uma alternativa diletante de formar a pessoa em sua dimensão humana, como sujeito sensorial capaz de, ao se produzir, produzir o mundo, não apenas compreendendo-o, mas principalmente controlando-o.
b) uma experiência dialógica setorial de formar a pessoa em sua dimensão humana, como sujeito capaz de, ao se produzir, produzir o mundo, não apenas compreendendo-o, mas principalmente controlando-o.
c) uma atividade exponencial de formar a pessoa dominada em sua dimensão humana, como sujeito histórico-geográfico capaz de, ao se produzir, produzir o mundo, não apenas compreendendo-o, mas principalmente aumentando-o.
d) uma experiência de formar o indivíduo dominante em sua dimensão humana e política, como sujeito histórico-cultural capaz de, ao se produzir, produzir o mundo, não apenas compreendendo-o, mas principalmente dominando-o.
e) uma possibilidade de formar a pessoa em sua dimensão humana, como sujeito histórico-cultural capaz de, ao se produzir, produzir o mundo, não apenas compreendendo-o, mas principalmente transformando-o.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.

O plano de unidade é desenvolvido com base em um tema central ou assunto significativo para o aluno e caracteriza-se pelas relações que objetivos e meios empregados mantêm com o foco do tema central da unidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

Planejar e avaliar são duas ações indissociáveis que, mediadas pelo registro das ações e pela reflexão crítica, compõem:

a) o desenvolvimento de ações escolares dimensionais.
b) a formação de atividades psíquicas educacionais.
c) a atividade de ensino.
d) a avaliação exponencial.
e) o planejamento estratégico indutivo.

A resposta correta é:

Filtro