Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

Os recursos mais importantes para instrumentalizar a transposição didática são:

a) interdisciplinaridade e currículo.
b) contextualização e conhecimento.
c) contextualização e planejamento.
d) currículo e avaliação.
e) interdisciplinaridade e contextualização.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Segundo Vygotsky, zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o que o aluno é capaz de aprender e de fazer sozinho e o que ele é capaz de aprender e fazer ao observar outras pessoas ou ao seguir orientações, o que delimita a margem de incidência da ação educativa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

A necessidade de se ensinar os conhecimentos leva à necessidade de transformá-los. Essa transformação é chamada de:

a) unidade conceitual.
b) produção do conhecimento.
c) transposição didática.
d) prática interdisciplinar.
e) dimensão metodológica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

A teleconferência, modalidade de EAD na qual um professor transmite sua aula para muitas salas, em diferentes localidades, tem como limitação o pouco emprego do texto impresso como material de apoio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca COVEST

UFPE - Pedagogo

Ano de 2013

De acordo com o inciso V do artigo 24 da lei da LDB/1996, qual das alternativas abaixo caracteriza critério de verificação do rendimento escolar?

a) Avaliação do desempenho do aluno, considerando os resultados ao longo de eventuais provas finais.
b) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
c) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com avanço na aprendizagem.
d) Aproveitamento de estudos e atividades concluídas em outras instituições com êxito.
e) Obrigatoriedade de recuperação para os casos de baixo rendimento escolar, disciplinados pelos sistemas de ensino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Uma alternativa bastante eficaz para o atendimento de alunos jovens, em fase de formação, como os dos cursos de graduação, é o curso bimodal.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional é a lei orgânica e geral que estabelece as bases da organização do sistema educacional brasileiro. A versão de 1996, Lei nº 9.394/96, apresenta alguns ganhos em relação à versão anterior, exceto:

a) a inserção da Educação Infantil (creches e pré-escola ) como primeira etapa da Educação Básica.
b) a obrigatoriedade e gratuidade do Ensino Fundamental.
c) a manutenção da exclusividade do exame vestibular para ingresso no Ensino Superior.
d) a obrigatoriedade da União gastar no mínimo 18% e os Estados e Municípios no mínimo 25% de seus orçamentos com a manutenção e desenvolvimento do ensino público.
e) a criação de processos avaliativos das instituições de Educação Superior e do rendimento escolar dos alunos da Educação Básica e Superior.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação é único, entretanto, é possível distinguir entre avaliação formal e avaliação informal; esta refere-se aos juízos gerais sobre o aluno e é assistemática.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, para a formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnica do Brasil.
Nesse contexto, é correto afirmar:

a) o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
b) caberá ao Conselho Nacional de Educação desenvolver as Diretrizes Curriculares Nacionais.
c) o ensino sistemático de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana na Educação Básica refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Língua Portuguesa, Geografia e História do Brasil.
d) os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, não cabendo pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas.
e) os estabelecimentos de ensino devem evitar estabelecer canais de comunicação com grupos do movimento negro, cujas finalidades diferem das Diretrizes Curriculares Nacionais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.

Segundo Illich e McLuhan, o desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e informação provocaria o fim da escola nos moldes tradicionais. No entanto, tal fato não ocorreu devido à facilidade dos educadores em incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.

A resposta correta é:

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