Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, analise as proposições a seguir, classificando-as como V (Verdadeira ) ou F (Falsa ).

( ) Os recursos do Fundeb destinam-se ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública e privada, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido.
( ) Os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio.
( ) Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma automática sem necessidade de autorização ou convênios para esse fim.
( ) A movimentação dos recursos financeiros creditados na conta bancária específica do Fundo deverá ser realizada pelo(a ) Secretário(a ) de Educação.
( ) O valor por aluno/ano é calculado com base na estimativa de receita do Fundeb no Estado, no número de alunos da educação básica das redes públicas de ensino estaduais e municipais, de acordo com o Censo Escolar.

Assinale a sequência correta.

a) F, V, V, V, V
b) F, V, F, F, V
c) V, V, F, F, F
d) F, V, F, F, F
e) V, F, V, V, V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.

O Programa Integrar, ferramenta de atuação na coordenação e promoção da educação corporativa dos servidores do Poder Judiciário, permite a atuação conjunta de equipes multidisciplinares formadas por magistrados e servidores devidamente qualificados para o atendimento dos objetivos do programa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito da Educação no contexto da Constituição Federal, assinale a opção incorreta.

a) A educação é um direito social juntamente com a saúde.
b) Compete à União legislar sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
c) É competência exclusiva dos municípios proporcionar os meios de acesso à educação.
d) A educação é direito de todos, dever do Estado e da família.
e) O ensino será ministrado com base na valorização dos profissionais da educação escolar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do papel do Estado no contexto da educação na Constituição Federal, julgue os itens a seguir, classificando-os como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) É garantida pelo Estado a educação básica obrigatória e gratuita dos 5 (cinco) aos 17 (dezessete ) anos de idade, assegurada sua oferta àqueles que não tiveram acesso em idade adequada.
( ) É garantida a Educação Infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade.
( ) Os Municípios manterão programas de educação infantil e ensino fundamental com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado.
( ) Um dos princípios do ensino é o piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal.
( ) A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração.

a) F, V, V, V, F
b) V, F, V, F, F
c) V, V, F, F, V
d) F, V, V, V, V
e) F, V, F, F, V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.

A coordenação das atividades desenvolvidas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário é de competência do Plenário do CNJ.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A declaração do Direito à Educação aparece no artigo 6º: "São direitos sociais a educação, [...] na forma desta Constituição", em que pela primeira vez em nossa história constitucional, explicita-se a declaração dos Direitos Sociais, destacando-se, com primazia, a educação. A respeito dos artigos da Constituição que garantem e determinam a oferta de ensino, visando ao direito social à educação, assinale a opção incorreta.

a) No artigo 205, afirma-se: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família." O artigo reforça a afirmação feita no preâmbulo da questão, reafirmando um dos direitos sociais.
b) O artigo 206 garante a gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais, isto é uma inovação, visto que a educação é assegurada em todos os níveis na rede pública.
c) O artigo 207 detalha o Direito à Educação determinando a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito e progressiva extensão da gratuidade e obrigatoriedade do ensino médio.
d) O inciso V do artigo 206 trata das garantias e da forma de ingresso na carreira dos profissionais da educação escolar, sendo exclusivo por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas. (Redação dada pela Emenda Constitucional n. 53, de 2006).
e) O inciso VIII do artigo 206 se refere ao piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal e foi incluído pela Emenda Constitucional n. 53, de 2006.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CNJ - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2013

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.

Compete ao CNJ, que atua por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, em conjunto com os Tribunais de Justiça, a promoção e a coordenação da educação corporativa dos servidores do Poder Judiciário, assim como a otimização dos serviços judiciais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado pelo MEC, classifique os itens em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.

( ) Certos saberes que não encontram um lugar definido nos currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico (transposto didaticamente como conteúdo escolar) como único e legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos, podem ser vistos como produtores de saber. Este tem sido considerado enquanto tal pelo campo educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que ainda estão ausentes nos currículos e na formação dos professores.

a) F, V, V, V, V
b) V, V, F, V, V
c) V, F, F, V, V
d) F, V, V, F, V
e) V, F, V, F, V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A relação Currículo e Diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares, além de ser encontrado na regulação do setor educacional. Assinale a opção que melhor completa a sentença: Assumir a diversidade do currículo significa

a) entender as diferenças e ressaltá-las em sua comunidade, diferenciando dos demais conhecimentos socialmente reconhecidos como significativos.
b) aceitar as diferenças e assumi-las enquanto atitude humana e socialmente constituída.
c) posicionar-se contra as diversas formas de exclusão, dominação e discriminação.
d) assumir o ensino de um conjunto de diferenças como parte das disciplinas.
e) descaracterizar a temporalidade e a organização espacial dos saberes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com o currículo, assinale a opção incorreta.

a) A diversidade é permitida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB n. 9.394/96 em função da possibilidade de intervenção das regiões e suas especificidades na criação do currículo escolar.
b) Conviver com as diferenças é construir relações de respeito e de interpelações que irão contribuir para um espaço hierarquicamente diferenciado entre os participantes.
c) A presença da parte diversificada no currículo das escolas acaba por ocupar lugar menor na relação hierárquica com os demais conhecimentos.
d) A diversidade, presente em boa parte dos currículos, aparece nos documentos como um tema, deixando de ser um eixo central de orientação curricular.
e) A forma como a diversidade é colocada na LDB, apesar de importante, ainda é insuficiente em relação às necessidades do tema e sua relevância social.

A resposta correta é:

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