Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando:

a) a comunidade escolar ajuda no funcionamento da escola e decide a respeito dos eventos mais importantes para a formação de suas crianças e jovens.
b) a comunidade escolar participa de parte do processo de gestão, ajudando a organizar a escola, favorecendo a participação de representantes.
c) a comunidade escolar escolhe representante para composição dos órgãos participativos nas escolas e promove a mudança da escola.
d) a comunidade escolar se faz representar nos conselhos escolares, realizando o debate e concretizando as decisões pedagógicas.
e) a comunidade escolar participa da gestão, exercendo a democracia e fortalecendo a cidadania.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do entendimento sobre participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, assinale a opção que determina o conceito.

a) Presença dos pais nas reuniões das escolas públicas.
b) Participação de representantes nos conselhos das escolas.
c) Participação de representantes nos conselhos, nos fóruns, nas conferências e nas consultas públicas.
d) O trabalho da Comissão de Educação do Congresso Nacional.
e) O desenvolvimento do desempenho dos estudantes nas provas nacionais.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção correta.

a) O Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb - é composto por duas avaliações complementares, a Aneb e a Anresc (Prova Brasil).
b) A Aneb vem sendo realizada desde 1994, é amostral e permite analisar resultados para cada escola e seus municípios.
c) A Anresc, realizada a cada três anos, avalia as habilidades em Língua Portuguesa (foco na leitura ) e em Matemática (foco na resolução de problemas).
d) Por ser universal, a Aneb expande o alcance dos resultados oferecidos pela Prova Brasil.
e) O segundo ciclo da avaliação ocorreu em 1996 e, desde então, ininterruptamente, a cada dois anos, um novo ciclo acontece.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

O Projeto Político Pedagógico - PPP reúne o conjunto de aspirações de uma unidade escolar, envolvendo objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. A respeito deste assunto, classifique as afirmativas abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.

( ) É um guia que indica a direção a seguir para o grupo de gestores escolares.
( ) É um documento importante e por isto pouco modificável.
( ) Revela as intenções da escola e sua forma de educar.
( ) É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos.
( ) É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar.

a) F, F, V, V, V
b) V, F, V, F, V
c) F, V, F, V, F
d) F, F, V, F, V
e) V, V, V, F, F

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

"O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (VEIGA, 2002)
A respeito do tema Projeto Político Pedagógico e tendo a afirmação de Veiga como referência, escolha o item que mais se relaciona ao conceito.

a) A construção do projeto político-pedagógico, para manter a organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão sobre os princípios indicando os percursos e fortalecendo o que já foi realizado.
b) A construção do projeto político-pedagógico passa pelas finalidades, pela estrutura organizacional, pelo currículo, pelo tempo da gestão, pelo processo de decisão, pelas relações de trabalho e pela avaliação.
c) A construção do projeto político-pedagógico requer continuidade das ações, centralização, democratização do processo de tomada de decisões e instalação de um processo direcionado de avaliação de cunho emancipatório.
d) A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de relacionar-se à fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos do poder autoritário .
e) A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério, alicerçados nas regulações nacionais.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto educacional, assinale a opção correta.

a) As pesquisas demonstram que favorece a aprendizagem em todas as situações.
b) Democratiza o acesso para alunos e professores tanto a ferramentas quanto a conteúdos educacionais.
c) Favorece novas práticas de gestão e omissão dos processos escolares.
d) Inova na linguagem favorecendo a manutenção das práticas de ensino.
e) Conecta atores educacionais proporcionando melhor relacionamento e dificultando a aprendizagem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Segundo material disponibilizado pelo Ministério da Educação: "Qualidade é um conceito dinâmico, reconstruído constantemente. Cada escola tem autonomia para refl etir, propor e agir na busca da qualidade da educação." Para proporcionar uma análise da qualidade, foram criados indicadores e ofertados às escolas para uma avaliação do processo; o uso depende da escola. Acerca da gestão da qualidade e da forma de uso dos indicadores, assinale a opção correta.

a) Estão a serviço da gestão da qualidade e visam ao entendimento dos alunos a respeito dos problemas, buscando ajudar os responsáveis.
b) Gerir a qualidade é acompanhar o desempenho em cada indicador e propor ações de manutenção e continuidade.
c) O uso dos indicadores precisa ser alterado em cada avaliação para que as análises possam demonstrar o universo escolar.
d) Os indicadores favorecem a boa gestão, fornecendo as informações necessárias para a estruturação de planos e projetos de ação.
e) A gestão da qualidade precisa de indicadores para manter uma boa comunicação, favorecendo o perfil de centralidade do gestor.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A qualidade da educação é uma preocupação constante nos documentos de regulação do setor, em relação ao que determina a LDB a respeito da qualidade, assinale a opção correta.

a) Um dos incisos do artigo 5º trata da garantia do padrão de qualidade no ensino a ser ministrado.
b) Um dos artigos trata da liberdade da oferta do ensino pela iniciativa privada, em função dos padrões de qualidade avaliados pelas entidades mantenedoras.
c) A gestão da qualidade é uma questão de responsabilidade da União que necessita da cooperação de órgãos de apoio ao ensino, tais como FNDE e Inep.
d) O artigo 4º tem em seu inciso IX a garantia de padrões de qualidade mínimos, indispensáveis ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, por estudante.
e) A União deve assegurar processo de avaliação do rendimento escolar do ensino médio visando a melhoria da qualidade e a seleção de estudantes.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,

a) O sistema trabalha com uma metodologia estatística conhecida como Teoria de Resposta ao Item, TRI, que tem permitido, entre outras coisas, a comparabilidade dos diversos ciclos de avaliação.
b) Possui Matrizes de Referência com a descrição das competências e habilidades que os alunos deveriam dominar em cada série avaliada, permitindo uma maior precisão técnica tanto na construção dos itens como na análise do resultado.
c) Em seu sexto ciclo, as Matrizes de Referência foram atualizadas em razão da ampla disseminação, pelo MEC, dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN.
d) Em 2005, paralelamente à avaliação do Saeb, foi realizada uma outra avaliação, essa de natureza quase censitária, o que permitiria a divulgação dos resultados por municípios e por escolas.
e) Em 2004 foram consultados cerca de 500 professores de 12 estados da Federação, com o objetivo de comparar as Matrizes de Referência existentes e o currículo utilizado pelos sistemas estaduais com os PCN´s.

A resposta correta é:

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Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, classifique os itens em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) Criado pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
( ) O sistema possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).
( ) Os resultados das avaliações revelam um padrão da qualidade dos cursos de educação superior no país e apontam caminhos para a manutenção do perfil atual.
( ) A avaliação dos cursos está centrada em duas dimensões: organização didático-pedagógica e perfil do corpo docente.
( ) A coleta de informações é feita pelo censo e pelo cadastro de cursos e instituições.

a) V, V, V, F, F
b) V, V, F, V, V
c) F, V, F, V, F
d) V, V, F, F, F
e) F, V, V, F, F

A resposta correta é:

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