Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
O predomínio do caráter intelectual corresponde às etapas em que a ênfase está na elaboração do real e no conhecimento do mundo físico. A dominância do caráter afetivo e, consequentemente, das relações com o mundo humano, correspondem às etapas que se prestam à construção do eu. Diante disso, Wallon
a) concebe o desenvolvimento afetivo como uma estrutura de apoio para que possa haver o desenvolvi mento intelectual do ser humano.
b) indica o desenvolvimento do pensamento concreto e a aquisição da linguagem como elementos funda mentais para a organização afetiva de uma pessoa.
c) defende que sem o desenvolvimento afetivo, a pessoa não adquire a capacidade plena de realizar o pensamento abstrato.
d) vê o desenvolvimento da pessoa como uma construção progressiva em que se sucedem fases com pre dominância alternadamente afetiva e cognitiva.
e) defende uma concepção dialética para o desenvolvimento de pessoas jovens e adultas que não puderam vivenciar sua afetividade quando era criança.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB no 9394/96), a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade
I. o pleno desenvolvimento do educando; seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
II. o desenvolvimento integral das habilidades do educando: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.
III. o desenvolvimento intelectual do educando e a maturação gradativa de suas etapas emocionais.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) III.
b) I e II.
c) I.
d) II e III.
e) I, II e III.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
Diretamente ligada à certificação está a vontade de dominar os saberes escolares na expectativa de que esse domínio permita a ascensão social, seja pela possibilidade de aprovação em concurso público ou teste para preenchimento de vagas de melhores empregos, seja pela vontade de alcançar e cursar o ensino superior [...] De qualquer modo existe, por parte do aluno de educação de jovens e adultos, um desejo de saber, cuja criticidade pode ser maior ou menor em razão das experiências da pessoa e do tipo de programa em que ela se inserir. Outra forte razão para a procura de programas de ampliação de escolaridade é a
a) empregabilidade exigida pela sociedade de consumo.
b) busca do reconhecimento social e da afirmação da autoestima.
c) necessidade de especialização para inserção no mercado informal.
d) grande demanda por trabalhadores que dominam múltiplas habilidades.
e) oferta da bolsa de estudo a partir do ensino médio.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
Dentre outras, são condições para uma escola democrática:
I. O livre fluxo das ideias, independentemente de sua popularidade, que permite às pessoas estarem tão bem informadas quanto possível.
II. O uso da reflexão e da análise crítica para avaliar ideias, problemas e políticas.
III. Preocupação com a dignidade e os direitos dos indivíduos e das minorias.
IV. A organização de instituições sociais para promover e ampliar o modo de vida democrático.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
A Lei nº 9.394/96, estabelece que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização [...] Contribuindo para o acesso e a permanência dos alunos na escola, o Art. 23 desta Lei propõe que se considere
a) as diferentes características regionais das escolas e a adequação ao processo de aprendizagem dos alunos.
b) as dificuldades cognitivas dos alunos com baixo rendimento escolar, garantindo assistência psicológica pelo Programa Saúde da Família.
c) o multiculturalismo existente na escola e a recuperação paralela para a aquisição dos conhecimentos não ensinados por alguns povos.
d) as diferenças de ensino nas redes públicas, oferecendo formação aos professores para o aperfeiçoamento de um núcleo comum.
e) a defasagem de aprendizagem dos alunos das escolas públicas, requerendo auxílio dos pais no incentivo aos estudos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
Em relação à gestão democrática do ensino público na educação básica, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) preveem:
I. participação dos docentes na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. definição do material didático da escola pelos especialistas das secretarias de educação.
III. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
IV. ciência do processo pedagógico, bem como participação da definição das propostas educacionais, como direito dos pais ou responsáveis.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
A Emenda Constitucional no 59/2009 estabeleceu que o dever do Estado com a educação terá efetivado mediante
a) a organização da educação básica em ensino fundamental e ensino médio.
b) o oferecimento de vagas ao ensino fundamental a partir dos 6 (seis) anos de idade.
c) a obrigatoriedade, por parte dos pais, em matricular seus filhos a partir dos 7 (sete) anos de idade.
d) a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
e) a gratuidade da educação infantil ao ensino superior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
TCE - PI - Pedagogo
Ano de 2014
Em relação à educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que são direitos da criança e do adolescente:
I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. direito de ser respeitado por seus educadores.
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
IV. direito de organização e participação em entidades estudantis.
V. acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Está correto o que se afirma em
a) I, II e V, apenas.
b) I, III, IV e V, apenas.
c) I, II, III e IV, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEE - AL - Secretário Escolar
Ano de 2014
Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica.
A construção do PPP pressupõe uma ruptura e não apenas uma reforma, uma invenção do gestor ou uma mudança repentina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESPE
SEE - AL - Secretário Escolar
Ano de 2014
Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) no ambiente organizacional, julgue os itens que se seguem, conforme a concepção de inovação regulatória ou técnica.
De acordo com a concepção de inovação regulatória, o PPP é um conjunto de ideias que motiva a elaboração de conteúdo programático a ser cumprido por toda a comunidade escolar.
A resposta correta é: