Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A respeito da Formação Continuada dos Profissionais da Educação, assinale a opção correta.

a) A preparação de docentes para todas as etapas da educação básica é compromisso público de Estado e exige que se tenha uma articulação entre formação inicial nos diferentes níveis de ensino e o sistema de avaliação.
b) A Lei n.11.502, de julho de 2010, atribui ao Inep a responsabilidade pela formação de professores da educação básica - uma prioridade do Ministério da Educação.
c) A Política Nacional de Formação de Professores tem como objetivo manter a oferta e melhorar a qualidade nos cursos de formação dos docentes.
d) O tema é de tamanha relevância que foi criado um grupo de trabalho nacional para resolver as questões e propor mudanças na formação dos professores.
e) O MEC criou a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores em 2004 com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e alunos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Os programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE ) são organizados em torno dos seguintes eixos norteadores, exceto:

a) Educação Básica.
b) Educação Superior.
c) Educação Profissional.
d) Alfabetização.
e) Educação Especial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia

Ano de 2013

A ênfase em um ensino funcional ou ativo, baseado nos interesses naturais das crianças e no trabalho em grupo ou em comunidade, para criar o hábito da cooperação e incentivar a relação entre a escola e a vida. Essas são características de uma pedagogia baseada

a) na teoria crítico-social dos conteúdos.
b) na naturalização das práticas pedagógicas.
c) nos princípios escolanovistas.
d) na utilização de técnicas motivacionais.
e) em aprendizagens de abordagem behaviorista.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

O Plano de Desenvolvimento da Educação promove profunda alteração na avaliação da educação básica. Nesse contexto, analise as proposições a seguir, classificando-as como V (Verdadeira ) ou F (Falsa ).

( ) O objetivo da avaliação institucional é verificar se os elementos que compõem a escola estão estruturados para a oferta de educação de qualidade.
( ) Como os indivíduos mudam mais celeremente que instituições, a periodicidade da avaliação de alunos e de instituições de ensino precisa coincidir no tempo e no formato.
( ) O Educacenso e a Prova Brasil fornecem subsídios para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
( ) O Ideb permite identificar as redes e as escolas públicas mais frágeis a partir de critérios objetivos e obriga a União a dar respostas imediatas para os casos mais preocupantes.
( ) O PNE fixa metas para correção do fluxo escolar, assim como da aprendizagem escolar, a partir de indicadores próprios de avaliação.

Assinale a sequência correta.

a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, F, V
c) V, F, V, V, F
d) F, F, V, F, V
e) V, V, V, F, F

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Sobre o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, podemos afirmar que:

a) conjuga esforços da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em regime de colaboração, das famílias e da comunidade, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica.
b) estrutura o Projeto Político-Pedagógico a ser seguido pela escola.
c) estabelece indicadores de qualidade e metas a serem adotadas pelos sistemas municipais e estaduais.
d) atua no combate à evasão escolar por meio do acompanhamento de dados estatísticos fornecidos pelas escolas ao senso escolar.
e) articula e delineia programas envolvendo profissionais da área da educação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

O Plano de Ações Articuladas - PAR estrutura-se a partir do diagnóstico da situação educacional local das seguintes dimensões, exceto:

a) gestão educacional.
b) formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar.
c) práticas pedagógicas e avaliação.
d) infraestrutura física e recursos pedagógicos.
e) gestão financeira.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Sobre os objetivos e iniciativas do Plano Mais Brasil (PPA 2012-2015): Educação Básica, é incorreto afirmar que:

a) apoia o educando por meio de ações e recursos direcionados ao prosseguimento de estudos na educação superior.
b) promove a valorização dos profissionais da educação, apoiando e estimulando a formação inicial e continuada.
c) presta assistência técnica aos Estados, Distrito Federal e Municípios na estruturação de planos de carreira e remuneração para os profissionais da educação.
d) define diretrizes para a Política Nacional de Saúde Ocupacional dos Profissionais de Educação.
e) provê o acesso à rede mundial de computadores em banda larga de alta velocidade, equipamentos e recursos tecnológicos digitais e de acessibilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A Constituição Federal atual, em seu artigo 211, estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino, sendo que:

I. a União organizará o sistema federal de ensino, cabendo aos Estados financiar as instituições de ensino públicas estaduais e municipais.
II. os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.
III. a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório. IV. os Municípios atuarão prioritariamente na educação infantil.
V. a educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino regular.

Estão corretos apenas os itens:

a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e V.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro) ou F (Falso).

( ) A educação escolar compõe-se de Educação Básica educação Superior.
( ) A Educação Básica é constituída pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
( ) No Brasil, devido à existência de comunidades indígenas em algumas regiões, há a oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos povos indígenas.
( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância são modalidades de ensino.
( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos diversos campos do saber, cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão.

Assinale a sequência correta.

a) V, F, V, F, V
b) F, V, F, F, V
c) V, F, V, V, F
d) F, F, V, F, V
e) V, V, V, V, V

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia

Ano de 2013

A Educação autêntica não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo.

(Paulo Freire)

Ao refletir sobre a relação pedagógica professor e aluno, Freire denuncia

a) a postura ativa do estudante na relação pedagógica.
b) a transmissão de conteúdos como uma prática bastante usual nas escolas.
c) o princípio da mediação do conhecimento como fundamental para uma pedagogia bancária.
d) o diálogo como elemento secundarizado na relação professor-aluno.
e) a multiplicidade de possibilidades relacionais entre professor e aluno.

A resposta correta é:

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