Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca ESAF

Ministério da Fazenda - Analista Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA ) se desenvolve por meio da(o):

a) transferência automática de recursos a todos os entes federados.
b) pagamento de bolsa-benefício a voluntários que atuem como alfabetizadores.
c) contratação de intérpretes de libras pelos municípios, quando necessário.
d) coordenação de professores da rede estadual de ensino.
e) matrícula de pessoas não alfabetizadas na rede regular de ensino.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A pedagogia ocupa-se das tarefas da formação humana em contextos espaciais e temporais. Na análise das teorias críticas, as perspectivas dominantes, ao se concentrarem em critérios de eficiência e racionalidade burocrática,

a) permitem o desenvolvimento de atividades problematizadoras, visando a compreensão dos conhecimentos ensinados.
b) promovem uma educação baseada nas experiências dos estudantes com vista à preparação deles para a prática direta de princípios democráticos.
c) não levam em conta, no processo de ensino, os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
d) valorizam a natureza humana e a política da educação como formas facilitadoras da construção do conhecimento.
e) deixam de levar em consideração o caráter histórico, ético e político das ações humanas e sociais.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia

Ano de 2013

A Pedagogia tem passado por muitas inovações e mudanças no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem, em relação ao que se compreende hoje sobre o que é o campo do currículo, em relação aos métodos e técnicas de ensino. Algumas questões exemplificam essas afirmações:

1. começam a ser conhecidas e praticadas as propostas de trabalhos por projetos;
2. os estudos curriculares apontam que é preciso problematizar a hierarquização linear dos conteúdos;
3. há uma reflexão sobre o uso das tecnologias em educação, ao preço da escola se distanciar da vida concreta dos estudantes.

No que se refere à hierarquização linear dos conteúdos, faz-se uma crítica quanto à

a) presença da interdisciplinaridade nos currículos.
b) presença da não disciplinaridade nos currículos.
c) interdisciplinaridade presente nos currículos.
d) não presença da interdisciplinaridade nos currículos.
e) disciplinaridade não presente nos currículos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

A reflexão sobre os pressupostos filosóficos, políticos e sociais da educação deveria ser a contribuição principal para possibilitar ao indivíduo

a) adquirir os conhecimentos necessários para a vida adulta no mundo do trabalho.
b) aceitar a sociedade em que vive e compreender o papel da educação na manutenção dos arranjos sociais existentes.
c) compreender como pode se dar a sua promoção numa sociedade marcada pelo dualismo educacional.
d) perceber a importância do empreendedorismo como forma de se inserir no mundo do trabalho.
e) tomar consciência dos problemas de nossa época e, assim, assumir um compromisso diante dos mesmos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Nascem crianças dotadas para estudar, nascem crianças dotadas para trabalhos manuais (...). Trinta anos após o nascimento, muitos trabalham com as mãos apenas, outros cuidam do lar, alguns ascendem a postos de comando... Suas vidas são diferentes, suas maneiras de viver são mais diferentes ainda, então são inevitáveis as disparidades.

Diante das afirmações acima, é correto dizer que

a) o meio socioeconômico e cultural contribui fundamentalmente para o fracasso escolar e para o desenvolvimento global do ser humano.
b) a escola é oferecida a todos; portanto, as oportunidades são iguais e a vida é diferente entre os indivíduos porque nem todos se esforçam na mesma intensidade.
c) a nossa sociedade oferece igualdade de chances e oportunidades a todos ao nascer, mas como geneticamente nem todos somos iguais, os desenvolvimentos são diferentes.
d) nem todos nascem inteligentes e dotados para a reflexão intelectual, por isso suas realidades são naturalmente muito diferentes.
e) não existem seres humanos semelhantes e com a mesma capacidade cognitiva, dessa forma os mais capazes vencem na vida.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Conhecer, na dimensão humana não é o ato através do qual um sujeito transformado em objeto recebe, dócil e passivamente, os conteúdos que o outro lhe dá ou impõe. O conhecimento, pelo contrário, exige uma presença curiosa do sujeito face ao mundo.

Assim, a prática educativa deve

a) ter como ponto de partida as expectativas, as experiências e conhecimentos trazidos pelos sujeitos em seu processo de aprendizagem.
b) transmitir o maior número de conhecimentos possíveis aos estudantes.
c) oferecer recursos didáticos que possibilitem ao estudante não depender da presença diária do educador.
d) reconhecer no estudante sua capacidade de autoaprendizagem num ambiente que favoreça sua aprendizagem.
e) fornecer os elementos necessários à aprendizagem dos estudantes de acordo com a capacidade intelectual de cada um.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNRIO

INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia

Ano de 2013

O texto abaixo se refere a um dos aspectos que são desejados pelos alunos virtuais de um curso. Os cursos on line não existem isoladamente; são parte de um currículo ou de um programa de treinamento e ministrados, na maior parte das vezes, no campus de uma universidade ou de um ambiente corporativo. Assim, da mesma forma que precisam ter a sensação de estarem em uma comunidade, os alunos virtuais precisam sentir-se conectados à instituição que patrocina o curso.

(Palloff e Pratt, 2004)

Os demais aspectos que os estudantes de cursos on line procuram podem ser enumerados da seguinte forma:

I. um programa de curso baseado na capacidade de atender às necessidade de alunos não tradicionais;
II. foco no aluno e não no professor;
III. tecnologia barata de forma a melhorar o custo-benefício;
IV. fácil navegação e transparente para o usuário;
V. baixa expectativa na interação professor/tutor e aluno.

Estão corretas apenas as afirmações

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) III, IV e V.
e) II, IV e V.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Utilizar um único material pedagógico e/ou livro didático nem sempre garante a aprendizagem dos estudantes. Isto porque a construção do conhecimento não pode ser vista como um processo linear, pois cada estudante tem sua história e suas experiências.

De acordo com a afirmação acima, é correto dizer que

a) dominar o conhecimento a ser ensinado é de fundamental importância, pois assim o educador pode ensinar os conteúdos partindo do simples para o complexo e, desta forma, desenvolver o processo de construção do conhecimento dos estudantes.
b) a lógica utilizada por um estudante para processar determinado conhecimento, nem sempre é igual ao de outro, assim como, possivelmente, eles obtiveram acesso a um tanto de conhecimentos diferentes entre eles.
c) no processo de ensino é necessário analisar os conhecimentos a serem ensinados e definir o que é fácil e o que é difícil para todos os estudantes, permitindo dessa maneira um aprendizado igual a todos.
d) cada conhecimento a ser ensinado exige uma metodologia de ensino diferenciada que combine o interesse dos estudantes com os conceitos científicos a serem transmitidos.
e) nem todos os estudantes conseguem seguir as lições apresentadas no livro didático por não dominarem o vocabulário destes materiais, nem possuírem experiências anteriores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Normalmente, quando nos referimos ao desenvolvimento de uma pessoa, o que buscamos compreender é até onde ela já chegou, em termos de um percurso que, supomos, será percorrido por ela.

Segundo Vygotsky, para compreender adequadamente o desenvolvimento humano devemos

a) considerar não apenas o nível de desenvolvimento real, mas também seu nível de desenvolvimento potencial.
b) diagnosticar o condicionamento operante das pessoas, durante seu processo de aprendizagem.
c) procurar conhecer a capacidade intelectual da pessoa, identificando em que nível de aprendizagem ela se encontra.
d) pesquisar o potencial de aprendizagem da pessoa, pois não são todos os indivíduos que podem realizar as atividades propostas para a sua idade.
e) perceber que o conhecimento é construído a partir da interação do sujeito com seu meio, ou seja, a partir de estruturas existentes.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo

Ano de 2013

Metas e objetivos não delineiam pontos de chegada absolutos, mas pontos de passagem, rumos para continuidade do processo de aprendizagem...

Assim, a definição de objetivos deve ocorrer para

a) possibilitar que se tenha certeza que os conhecimentos ensinados foram de fato apreendidos satisfatoriamente, de acordo com os padrões de qualidade definidos no planejamento das ações educativas.
b) o processo educativo se desenvolver com sucesso e seus objetivos serem alcançados com eficiência e eficácia.
c) um processo de ensinoaprendizagem em que as finalidades da formação estejam voltadas para o mercado de trabalho globalizado.
d) uma determinada realidade escolar, respeitada a sua história, os valores sociais e culturais da comunidade onde está inserida, assim como as possibilidades e limites de cada cenário educativo.
e) permitir que a avaliação educacional identifique se houve ou não o alcance dos resultados pré-definidos e que se pretendia atingir no processo formativo.

A resposta correta é:

Filtro