Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Busca estabelecer a contradição, o desequilíbrio, o conflito cognitivo, gerar a reflexão. Pesquisa a origem dos conceitos para localizar o problema então colocado (...) O questionamento que o aluno faz é justamente aquele capaz de provocar o interesse para o avanço do conhecimento...
As características da metodologia de ensino descrita acima dizem respeito à
a) pesquisa operante.
b) problematização.
c) reflexão da vida.
d) aprendizagem modular.
e) tecnologia de comunicação informativa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
Tradicionalmente compreendemos o conteúdo escolar como informações, fatos e conceitos relacionados às áreas de conhecimentos como ciências, matemática, história, geografia, etc. e o currículo como a programação dessas disciplinas. Entretanto, hoje a ideia de currículo é outra e compreende-se que ele é um elemento propiciador de construção de conhecimentos e que tais conhecimentos não se restringem às disciplinas, mas que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem na escola. Partindo das afirmações acima, podemos dizer que os conteúdos de aprendizagem são abrangentes e referem-se a conteúdos
a) contextuais, procedimentais e atitudinais.
b) conceituais, factuais e informacionais.
c) conceituais, factuais e procedimentais.
d) conceituais, procedimentais e atitudinais.
e) factuais, procedimentais e motivacionais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Só se aprende ciência, praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto.
Na prática educativa, o ensino pela pesquisa permite
a) o desenvolvimento das múltiplas inteligências do ser humano, para que não dependa totalmente da educação presencial nos processos formativos.
b) desenvolver a racionalidade técnica e científica na construção do conhecimento exigido pela sociedade atual.
c) o desenvolvimento de uma metodologia que leva o estudante à aprendizagem reflexiva e à vinculação constante entre teoria e prática.
d) produzir padrões de aprendizagem por meio de metodologias que transformem as salas de aula em espaços homogêneos de curiosidade científica.
e) diagnosticar as várias habilidades semelhantes que os estudantes apresentam e, desse modo, organizar melhor os processos formativos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Em relação à coleta de dados na pesquisa documental, as principais técnicas utilizadas são: a entrevista coletiva nos locais de moradia ou de trabalho e a entrevista individual aplicada de modo aprofundado (...). Ao lado dessas técnicas, também são utilizados questionários (...). No que diz respeito à informação já existente, diversas técnicas documentais permitem resgatar e analisar os conteúdos de arquivos ou jornais.
Nessas pesquisas, as ações investigativas envolvem, fundamentalmente:
a) autonomia no trabalho, decisões rápidas e avaliação estatística.
b) aprendizagem, capacidade de solução e liberdade individual de decisões.
c) produção e circulação de informação, elucidação e tomada de decisões.
d) cooperação, trabalho coletivo e produção empírica.
e) produção de fonte primária, utilização de fontes secundárias e adequação do objeto empírico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
O plano de aula deve prever sempre a
a) organização dos conhecimentos considerados do senso comum.
b) utilização de um único livro didático.
c) realização de exercícios e atividades de reforço de forma coletiva e para todos os alunos.
d) exposição, pelo educador, dos conceitos científicos e práticos necessários à compreensão de conhecimentos específicos.
e) existência de pensamentos divergentes dos ensinados pelo educador.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Na elaboração de um projeto socioeducacional é preciso fundamentalmente
I. estabelecer o tema e/ou assunto a ser desenvolvido.
II. definir os objetivos.
III. avaliar a capacidade intelectual dos sujeitos envolvidos.
IV. determinar o público alvo.
V. fixar padrões de produtividade e eficiência.
VI. definir uma metodologia de trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II, III, V e VI.
b) I, II, IV e VI.
c) I, II e IV.
d) I, V e VI.
e) I, II, III e V.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
A avaliação compreendida como parte do processo de ensino e aprendizagem e do planejamento em todas as suas etapas, ou seja, a avaliação formativa, parte dos seguintes pressupostos, exceto este:
a) o aluno deve ser crítico, criativo e participativo, com autonomia e capacidade de tomar decisões.
b) o ensino deve privilegiar a participação, o diálogo, a autonomia, a reflexão tanto por parte dos professores quanto dos alunos.
c) o erro deve propiciar aprendizagens e as dúvidas dos alunos são altamente significativas e reveladoras de um envolvimento e exercício intelectuais.
d) o processo avaliativo deve englobar tanto as aprendizagens relativas aos conhecimentos da dimensão conceitual e procedimental quanto no nível do aprendizado de valores e atitudes.
e) a autoavaliação deve ser realizada de forma assistemática e em determinados momentos do ano letivo, a fim de garantir a autorreflexão dos estudantes.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Em um planejamento participativo é preciso tomar alguns cuidados como
a) tolerar a omissão dos membros nas decisões polêmicas.
b) não permitir divergências em relação à realização das ações educacionais.
c) definir um grupo de coordenação que decida os objetivos do planejamento.
d) não marginalizar nenhum membro do grupo.
e) escolher os membros que deverão deliberar as questões prioritárias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Inclusão pode representar exclusão sempre que a avaliação for para classificar e não para promover.
A ideia acima indica que a exclusão é promovida quando
a) as decisões levarem em conta parâmetros comparativos, e não as condições próprias de cada estudante e o princípio de favorecer-lhe oportunidade máxima de aprendizagem e de inserção na sociedade.
b) as instituições educacionais se preocuparem mais com a aprendizagem significativa dos estudantes ao invés de preparálos para a realização de exames nacionais e seus percentuais de aprovação e reprovação.
c) os objetivos educacionais atingirem os níveis de eficiência e eficácia definidas no planejamento inicial.
d) as práticas pedagógicas apresentarem parâmetros de qualidade na proposta educacional da escola.
e) as unidades educacionais não levarem a sério a reflexão sobre práticas discriminatórias aos estudantes com déficits cognitivos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
A Avaliação deve ser diagnóstica porque visa
a) definir a atribuição de notas de cada estudante.
b) classificar os estudantes de cada grupo.
c) ajudar a localizar os problemas de aprendizagem.
d) verificar o que o estudante efetivamente aprendeu no final do período letivo anual.
e) definir com precisão os alunos que devem ser premiados pelos seus resultados alcançados.
A resposta correta é: