Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Nos modelos tradicionais de currículo, o conhecimento existente é tomado como dado, como inquestionável (...). Como consequência, os modelos técnicos de currículo limitam-se à questão do "como" organizar o currículo.
No entanto, na perspectiva de teóricos críticos, como Michael Apple, é importante que o educador faça alguns questionamentos ao elaborar uma proposta curricular, como por exemplo:
I. Por que esses conhecimentos e não outros?
II. Por que esse conhecimento é considerado importante e não outros?
III. Quais interesses guiaram a seleção desse conhecimento particular?
IV. Devemos incorporar e/ou problematizar conhecimentos das classes menos favorecidas, mesmo sendo estes conhecimentos do senso comum?
Está correto o que consta em
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
"As pessoas de baixa renda não aprendem porque são fracas das ideias".
"A cultura das pessoas de baixa renda é pobre".
"Esta aluna não aprende porque é fraca da cabeça".
Nas teorias críticas do currículo, as afirmações preconceituosas acima são exemplos de como a escola funciona como mecanismo de exclusão, pois
a) os conhecimentos trazidos pelas classes dominadas são valorizados para o crescimento cognitivo dos alunos na escola.
b) os valores e hábitos de toda a população se completam e se entrosam na organização curricular das escolas públicas.
c) o currículo propicia o ensino dos conteúdos necessários para a formação geral do indivíduo cidadão.
d) o currículo da maioria das escolas está baseado na cultura dominante, enquanto a cultura das classes dominadas têm sua cultura desvalorizada.
e) o preconceito na maioria das vezes parte da própria pessoa, na medida em que ela percebe suas dificuldades intelectuais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
A pesquisa participante em educação, diferente do estudo de caso e da pesquisa etnográfica, tem a intenção de
a) interferir de forma descompromissada nos sujeitos da pesquisa.
b) analisar as diferentes formas de intervenção pedagógica.
c) promover mudanças na realidade pesquisada de forma compartilhada.
d) rejeitar os efeitos que possa provocar no campo empírico.
e) matizar as nuances das comunidades científicas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Nas teorias críticas curriculares, como nas análises de Henry Giroux, acredita-se que é possível desenvolver uma pedagogia e um currículo que seja crítico das crenças e dos arranjos sociais dominantes.
Para esses teóricos, o currículo deve ser compreendido como
a) forma de transmissão do conhecimento.
b) espaço de emancipação e libertação.
c) campo de formação para a vida adulta.
d) oportunidade de aprendizagem compreensiva.
e) instrumentalização para o mercado de trabalho.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Na formação do educador, é preciso que este exercite um diálogo verdadeiro, que significa
a) fazer o estudante falar de sua vida pessoal para se poder coletar os dados necessários na organização do planejamento da escola.
b) saber ouvir o outro, procurar entendê-lo: é necessário ter sensibilidade para descobrir o código do outro antes de imediatamente catalogá-lo dentro de nossas categorias e, assim, rotulá-los e/ou julgá-los.
c) possibilitar que o estudante aprenda a se expressar de forma correta para se tornar um falante que respeita a norma padrão de nossa língua e consiga, assim, alfabetizar com sucesso seus futuros alunos.
d) procurar fazer com que o estudante tenha vontade de conhecer sua realidade e saber lidar com suas dificuldades de relacionamento social.
e) criar as condições necessárias para que se tenha uma conversa harmônica entre educador e estudante.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Temos vivenciado ao longo da história, em diferentes organizações sociais, guardadas suas especificidades culturais, um descompasso de direitos das mulheres em relação aos dos homens. Grande parte da nossa história foi contada pelos homens; a vida pública, o trabalho e as relações comerciais sempre foram vistos como o espaço masculino e às mulheres sobrou o espaço privado: administrar o lar e cuidar da família.
Contrariamente, valorizar as diversas questões de identidade no fazer educativo significa
a) estudar as pessoas nas suas relações interpessoais, com o objetivo de desenvolver sua tolerância para com a diversidade social.
b) refletir sobre as relações de gênero, para que realmente o mercado de trabalho possa melhor usufruir das diferentes competências das mulheres.
c) considerar as várias formas de ser mulher e respeitar as culturas femininas em seu respectivo campo de trabalho.
d) verificar as condições das mulheres que trabalham no chamado campo feminino para orientá-las sobre outras profissões que conciliam o trabalho e as atividades familiares.
e) ver o sujeito como um ser integral nas suas múltiplas dimensões, respeitando as singularidades de gênero, etnia, cultura e valores.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
O que a sociedade espera da educação escolar é tema a princípio óbvio, entretanto bastante controverso, pois espelha a concepção de mundo que cada pessoa ou grupo social possui. Isso significa dizer que a organização da escolaridade é
a) produto sociocultural de dada época.
b) relativa a cada sujeito que a concebe.
c) promotora de movimentos instituintes.
d) processo contínuo ao longo das gerações.
e) fruto de quem a elabora e executa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Foi apenas depois da "Declaração Universal dos Direitos das Crianças" (1959) e, no Brasil, com a promulgação da Lei nº 8.069/1990 (ECa ) que a criança obteve o reconhecimento de ser considerada
a) um ser integral.
b) pessoa não rejeitada pela sociedade.
c) sujeito de direitos.
d) ser humano aceito com respeito pela sociedade.
e) indivíduo que não pode mais, legalmente, ser exposto ou rejeitado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Os negros apresentam o maior índice de analfabetismo no Brasil e o mais baixo índice de acesso à universidade. São também os trabalhadores que lideram os índices de desemprego e de trabalhos precários.
Estes dados apontam, dentre outras questões, para
a) as dificuldades cognitivas e intelectuais do negro, comprovando sua incapacidade para trabalhos que exigem maior qualificação.
b) a falta de interesse e compromisso do negro frente à construção do conhecimento que o leve a posições mais dignas na sociedade.
c) o próprio preconceito que o negro apresenta, não se esforçando para um bom aproveitamento escolar e desempenho no mercado de trabalho.
d) a falta de esforço para melhoria de vida desta camada da sociedade e a desvalorização do estudo, pois entendem que a educação não melhora sua condição de vida.
e) um comportamento discriminatório da sociedade brasileira que impede a inserção social dos negros nos postos mais altos da hierarquia social.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Abandonar crianças é um fenômeno de todos os tempos, pelo menos no Ocidente. Variam apenas, no tempo, as motivações, as causas, as intensidades, as atitudes em face do fato amplamente praticado e aceito por muitos.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECa ),
I. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência (...) punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida (...) à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
III. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei...
Está correto o que se afirma em
a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, apenas.
e) III, apenas.
A resposta correta é: