Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
O Plano Nacional de Educação (PNE) propõe metas a serem alcançadas, por estados e municípios, para o(s) próximo(s)
a) doze anos.
b) biênio.
c) quinquênio.
d) vinte anos.
e) dez anos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
A Constituição Federal brasileira, ao tratar dos Direitos Fundamentais, preceitua que ninguém será privado de liberdade ou de seus bens, sem o devido processo legal.
Da mesma forma, esta questão se encontra presente no ECA, nos artigos que tratam das garantias processuais do adolescente como o direito de
a) solicitar a presença de seus pais ou responsável em qualquer fase do procedimento.
b) proteção por meio do Conselho Tutelar e Conselho de Direitos durante a fase final de um processo.
c) permanência na Casa de Abrigo para cumprir medida de advertência aplicada pelo delegado ou autoridade civil.
d) cumprir medida de internação após cometer ato grave sem que a família possa visitá-lo.
e) prestar serviços comunitários em hospitais, escolas e estabelecimentos determinados por autoridade policial.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Numa escola pública foram proibidas, pelo grupo gestor da escola, a pedido de alguns pais, manifestações culturais como o "Batuque" e o "Funk" que estavam incluídas no plano de ensino de arte, mesmo os alunos, os professores e vários pais sendo contra a proibição.
Esta situação está em desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECa ), pois este prevê que
a) as regras de organização da escola, tanto em relação aos aspectos técnicos como os pedagógicos, devem ser elaboradas pela equipe pedagógica.
b) é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.
c) a definição de quais conteúdos escolares devem ser ensinados se dá a partir da decisão dos professores e da direção da escola.
d) os alunos têm direito de participar da organização curricular e do planejamento das aulas da escola, desde que exista Conselho de Escola com caráter deliberativo.
e) os alunos têm direito de organização e participação na escola, podendo vetar ou acatar as decisões do grupo gestor da escola.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
A citação abaixo foi extraída do inciso V do artigo 24 da LDB 9394/96:
a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
b) possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
c) possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado;
d) aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
Nela, pode-se perceber que, no que tange à avaliação do rendimento escolar, há uma preocupação e uma ênfase na
a) recuperação dos estudos paralelos ao longo do ano letivo.
b) promoção dos estudantes ao longo de sua escolaridade.
c) verificação dos desempenhos quantitativos dos alunos.
d) ordenação dos estudantes nos diferentes anos de escolaridade.
e) classificação dos estudantes para fins de aprovação/reprovação.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
Em relação à juventude, é preciso considerar que este momento é rico em manifestações de sociabilidade, sendo as dimensões expressivas muito mais fortes do que as orientações de caráter instrumental (...). Não ocorre por acaso, o fato de que o mundo da produção cultural e das artes, em especial, a música, a poesia, o teatro e a dança, ocupam grande parte do universo de interesse juvenil.
Por isso, os educadores precisam
a) tomar medidas de reparação em relação à questão da alienação e da indiferença aos conteúdos ensinados na escola.
b) tolerar algumas manifestações da juventude, pois ela se encontra numa fase de transição, que se prepara para as responsabilidades da vida adulta.
c) se perguntar qual o tipo de experiência cultural que a escola oferece no âmbito da sociabilidade juvenil.
d) saber disciplinar esse segmento de alunos para, assim, sanar os casos de violência, próprios desta fase da juventude.
e) escolher de forma criteriosa os conteúdos necessários a esta fase da vida, para que se possa preparar os alunos em suas funções na sociedade quando chegar a vida "adulta".
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) prevê que os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos
a) acesso e permanência do aluno trabalhador ao ensino fundamental e médio, após prova diagnóstica para verificação das condições cognitivas necessárias ao estudo em salas multiseriadas.
b) vaga no ensino fundamental, em horários compatíveis com o seu trabalho e em locais de fácil acesso.
c) acesso e permanência do aluno trabalhador no ensino fundamental e médio, preferencialmente, em salas de aula no seu próprio local de trabalho.
d) estudo no ensino fundamental e médio por meio de ensino presencial e ensino a distância, em telessalas próximas à residência dos alunos.
e) que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
O Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), considera ações afirmativas:
a) os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
b) medidas adotadas nos municípios onde a violência e o preconceito racial dificultam a inclusão de todos na escola.
c) projetos voltados para a população carente, visando à melhoria das condições econômicas, promotora esta de igualdade social.
d) ações de combate à desigualdade econômica através da inclusão dos Quilombolas no cotidiano das escolas urbanas.
e) a elaboração de políticas públicas que reconheçam a intolerância em relação às Comunidades Quilombolas, fator este gerador das desigualdades raciais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) dispõe que a integração do idoso na vida moderna é garantida pelo
a) acesso a cursos especiais que incluem conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos.
b) provimento de cesta básica, vale transporte e acesso aos programas culturais a todos idosos carentes.
c) acesso à escola regular de ensino em horários compatíveis com sua idade e possibilidade de locomoção.
d) direito à frequência gratuita em atividades culturais, esportivas e de lazer nos equipamentos públicos e privados.
e) ingresso do idoso em qualquer trabalho ou emprego, de acordo com o limite máximo de idade.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
A lei 9394/96 organiza a escolaridade em
a) Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
b) Ensino de Primeiro Grau, Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior.
c) Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Científico.
d) Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio e a Educação Superior.
e) Ciclo de alfabetização, Ciclo Ginasial, Ciclo Colegial e Ensino Superior.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
MPE - AM - Agente Técnico - Pedagogo
Ano de 2013
A sociedade brasileira vive um momento de rápidas transformações econômicas e tecnológicas, ao mesmo tempo em que os avanços na cultura e na educação transcorrem de forma bastante lenta (...)
A participação política de todos na definição de rumos que serão assumidos pela nação e que se expressa não apenas na escolha de representantes políticos e governantes, mas também na participação em movimentos sociais, no envolvimento com temas e questões da nação e em todos os níveis da vida cotidiana, é prática pouco desenvolvida entre nós...
As ideias acima constam do documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e dizem respeito à
a) formação política do educador.
b) inserção de movimentos sociais na escola.
c) história do trabalho coletivo e cooperativo.
d) educação e cidadania.
e) construção crítica do conhecimento e à autonomia do aluno.
A resposta correta é: