Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Na sociedade atual, entendendo-a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é
a) a atividade consciente de previsão das ações dos formadores, fundamentada em opções políticas e pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica, política e cultural que envolve a instituição formativa, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que interagem no processo de ensino.
b) o preenchimento de formulários para o controle administrativo. Compete ao professor o cumprimento das exigências dos planos e programas oficiais, a tarefa de reavaliá-los considerando os objetivos de ensino já definidos para todo o território nacional e para todas as instituições educativas.
c) essencialmente a definição do sistema de matérias e da estrutura curricular, o momento de explicitar os critérios de seleção dos conteúdos e de definir as diretrizes metodológicas gerais e formas de organização do ensino. É a expressão da neutralidade do ato pedagógico.
d) elaborar um roteiro organizado das unidades didáticas para um curso e conter os seguintes componentes: justificativa do curso em relação aos objetivos da instituição; objetivos gerais; objetivos específicos, conteúdo, com a divisão temática de cada unidade; tempo provável e desenvolvimento metodológico. Tudo de acordo com as finalidades e diretrizes que são definidas pelas leis, os objetivos definidos pela instituição e os conteúdos prescritos pelo planejamento curricular nacional.
e) o momento de definir finalidades da atividade formativa na instituição e na sociedade e as bases teórico-metodológicas da organização didática e administrativa, em particular o sistema de organização e administração da instituição. Compete ao pedagogo se posicionar sobre o planejamento que está explícito nos livros didáticos, elaborado pelas editoras de acordo com a proposta legal em vigor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
A Emenda Constitucional nº 19/1998 determina, em seu artigo 6º, que altera o artigo 41 da Constituição Federal, que são estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público e, assim, altera o artigo 21 da Lei nº 8.112/1990, que afirma que o servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar
1 ano de exercício no cargo.
1 ano de efetivo exercício no serviço público federal.
3 anos de exercício no cargo.
3 anos de efetivo exercício no serviço público federal.
2 anos de efetivo exercício.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não reitera e reproduz práticas sociais transpostas de realidades distintas que se mostram como exemplos a serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um projeto pedagógico se realize, são necessários 3 componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e, de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar que, para elaborar um projeto educacional, é necessário
a) compreendê-lo como um conjunto de atividades que resultará em um produto, ou seja, um documento programático, pronto e acabado, no qual aparecem sistematizadas as principais concepções, os fundamentos, as orientações curriculares e organizacionais de uma instituição educativa.
b) considerar criticamente os limites e possibilidades do contexto da instituição educacional, definindo os princípios norteadores da ação, determinando o que se quer conseguir, estabelecendo caminhos e etapas para o trabalho, designando tarefas para cada um dos sujeitos envolvidos e avaliando o processo e os resultados.
c) construir um plano com a finalidade de apresentá-lo quando for solicitado, para atender às exigências de organismos centrais, entendendo-o como um instrumento de controle voltado para o cumprimento de normas técnicas, de aplicação de estatísticas e de cumprimento de metas. Não tem caráter processual, e sim o de guia para as ações rumo às mudanças projetadas.
d) elaborar um documento passível de ser convertido em uma relação insumo/ processo/ produto. O planejamento de ensino implica, especialmente, uma ação baseada na lógica da racionalidade técnica.
e) conceber, previamente, um tipo de organização escolar ideal, construir a utopia educacional da instituição formativa. Sonhar, resgatar os sonhos e as utopias, romper com a lógica técnica burocrática. Trata-se de elaborar um documento que trace as ações dos processos de ruptura com aquilo que está instituído.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Leia o texto abaixo para responder à questão.
O currículo pode ser definido como: experiências
escolares que se desdobram em torno do conhecimento,
permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências
e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente
acumulados e contribuindo para construir as identidades dos
estudantes.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.
A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em "âmbitos de referência dos currículos" e correspondem
aos saberes e às práticas docentes, ou seja, às fontes de informação que o professor seleciona para desenhar o currículo, às configurações das experiências desejáveis pelos professores para os alunos.
aos institutos pedagógicos que organizam os saberes prontos, historicamente elaborados, e às editoras que pesquisam e publicam os livros didáticos, pois o conhecimento é uma representação do mundo real e existe separado e independentemente da pessoa que o retém.
às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquis ; ao mundo do trabalho; aos desenvolvimentos tecnológicos; às atividades desportivas e corporais; à produção artística; ao campo da saúde; às formas diversas de exercício da cidadania; aos movimentos sociais.
às instâncias governamentais responsáveis pela elaboração das diretrizes curriculares nacionais. Os documentos institucionais, atualmente, apresentam o currículo das partes para o todo, com ênfase nas habilidades básicas, valorizam o seguimento rigoroso do currículo preestabelecido e apresentam atividades curriculares que têm como base, fundamentalmente, os livros-texto e de exercícios.
às práticas e propostas desenvolvidas nas escolas; às instâncias governamentais produtoras das orientações curriculares oficiais; às instituições produtoras dos saberes artístico e científico. Enfim, referem-se à escola, ao governo e às universidades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar
a) à aquisição e à assimilação pelos alunos do conhecimento formal, de recortes didáticos do conhecimento sistematizado, criado a partir do desenvolvimento cultural da humanidade, pois a instituição escolar foi constituída como o espaço de socialização do conhecimento formal historicamente construído.
b) a reproduzir as experiências históricas e as do cotidiano. A escola não é um espaço de ampliação da experiência humana, e sim de reprodução, devendo, para tanto, se limitar às experiências cotidianas e à transmissão dos saberes universais de forma generalista.
c) ao uso prático do conhecimento, portanto deve limitar-se aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais e ao mundo do trabalho, com base no chamado conhecimento do cotidiano.
d) à humanização de todos. Há a necessidade de se estimular novas formas de organização dos componentes curriculares, dispondo-os em eixos temáticos, que são considerados eixos fundantes, pois conferem relevância ao currículo e podem estar, assim, a serviço da diversidade.
e) à universalização padronizadora. As boas práticas das instituições educacionais de elaboração de projetos configuram a existência de projetos que são trabalhados, escolarmente, pelos professores, em uma lógica normativa e em um ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificativa seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
Temas como ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural, segundo os PCNs (1997), devem ser trabalhados
a) por todas as disciplinas como uma abordagem transversal que integre temáticas relacionadas.
b) como disciplinas específicas de acordo com a especificidade de cada ano de escolaridade.
c) nas disciplinas de Ciências, História e Geografia como temas transversais.
d) de forma integradora e interdisciplinar , contemplando temas da ciência e da cultura.
e) por todas as disciplinas, sendo um tema a cada semestre do ano letivo comprometido para uma disciplina.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição-chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente
a) estão separados por tempo e espaço, mas a mediação ocorre por meio de alguma tecnologia. A EAD possibilita a flexibilidade, a personalização e a individualização.
b) interagem nos ambientes adequados nas escolas. A escola e a sociedade precisam ter uma visão holística sobre as tecnologias a favor da educação.
c) veem na tecnologia o eixo central para a prática social e o bem-estar social.
d) se tornam infoexcluídos. Todas as iniciativas do tipo democracia eletrônica são dirigidas para uma minoria muito elitizada, que tem padrões europeus de acesso e uso de serviços e informações via Internet.
e) não desenvolvem o diálogo. A EAD não propicia a aprendizagem, visto que o componente básico para o aprendizado, o diálogo entre ensinante e aprendente, não acontece.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Não se pode educar sem ao mesmo tempo ensinar; uma educação sem aprendizagem é vazia e portanto degenera, com muita facilidade, em retórica moral e emocional. É muito fácil, porém ensinar sem educar, e pode-se aprender du rante o dia todo sem por isso ser educado. (Hannah Arendt)
No contexto da crítica acima, pode-se afirmar que
a) à escola e aos educadores cabe instruir as crianças nos conhecimentos historicamente acumulados e à família educar desenvolvendo valores morais.
b) cabe à escola, aos pedagogos e professores serem responsáveis por ensinar e educar as crianças, pre parando- as para o convívio no mundo público.
c) a autora apoia as práticas pedagógicas escolares desenvolvidas pelas escolas e pelos professores da época, baseadas no ensino tradicional.
d) a escolarização de massa necessariamente resulta na baixa qualidade de ensino e na negligência dos edu cadores em educá-las desenvolvendo valores morais.
e) a educação moderna conferiu à criança autonomia relativa idêntica à dos adultos, promovendo as condições necessárias à sociedade democrática.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
A sala de aula é um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa. Para Vygotsky, educar é nutrir possibilidades relacionais. Nessa perspectiva, compete ao professor
o papel de jardineiro. Fertiliza-se o solo, semeia-se, mantém-se o solo úmido, protege-se o broto de pragas e ervas daninhas para que possa crescer saudável e mostrar seus frutos. Não se interfere na planta. É necessário apenas protegê-la das adversidades para que possa desenvolver em plenitude suas potencialidades naturais. Nada deve limitar a semente.
o papel de escultor. A partir da pedra bruta, delinear e moldar formas reconhecíveis, estritamente conforme o plano gestado na imaginação do escultor. É claro que o material de que é feita a pedra bruta impõe algumas condições de limites para a ação do escultor. Limites estes, contudo, muito mais circunscritos aos instrumentos a utilizar que propriamente ao que se pretende esculpir. O que importa, pois, é o que foi planejado; o projeto que dirige e justifica todas as ações e os meios a serem empregados. Nada mais há que deva impor restrições ao plano do escultor.
garantir o pleno exercício do sujeito e não estabelecer um ideal comum que limite suas diferenças pessoais. Não é possível exercer uma influência direta e produzir mudanças em um organismo alheio, sendo possível apenas educar a si mesmo, isto é, modificar as reações inatas através da própria experiência.
garantir a liberdade de cátedra, pois, assim, pode moldar cada aluno à sua própria imagem. O professor desempenha um papel ativo no processo de educação: modela, corta, divide e entalha os elementos do meio para que estes realizem o objetivo buscado.
planejar e criar as intervenções que possibilitem a emergência das potencialidades do aluno. O ensino é, fundamentalmente, diálogo; o importante, para o professor, não é falar do ou sobre o aluno, mas com o aluno. Nem o aluno, nem o professor são os mesmos após o diálogo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Para os pioneiros da Educação Nova, a República só seria efetivada à medida que a educação fosse assumida como questão nacional imprescindível para o progresso material e espiritual da Nação e tratada como um direito de todos e com bases científicas. O Manifesto dos Pioneiros de 1932 é um documento que
a) orienta as bases de uma política nacional de educação para a República Velha, incentivando a busca de modelos pedagógicos vindos do estrangeiro a serem adaptados à realidade brasileira de modo a modernizar o pensamento dos educadores e as instituições escolares do início da República em todo território. O documento é um marco nas reformas de ensino desenvol vidas na década de 1920 em vários estados brasileiros.
b) organiza as bases de uma política nacional de educação, traçando um plano de reconstrução educacional para o país que abarca tanto a educação primária quanto o ensino secundário e universitário, propondo uma estrutura orgânica que torne a escola única e de acesso a todos os cidadãos em todos os seus graus. Ao princípio da "escola para todos" associam- se os princípios da laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e da coeducação dos sexos.
c) contrapõe-se ao movimento nacionalista da época e ao modelo de organização social republicano fundado na estratificação social promovida pela escolarização que tinha por fim a distribuição desigual de direitos sociais, mantendo privilégios de classe no acesso à escolarização. As propostas contidas no documento se alinham com os princípios da tradição educacional representada pelos interesses da Igreja Católica como indispensáveis ao progresso.
d) determina a organização dos sistemas de ensino e define sua estrutura e funcionamento em todo território nacional, organizando as bases de um currículo nacional comum e a possibilidade de uma parte diversificada que contemple as características e demandas regionais. Baseado no princípio da diversidade na unidade propõe uma cruzada moral instituindo rituais cívicos a fim de moralizar os costumes dos escolares e suas famílias.
e) alerta à Nação para o perigo que ameaça o país tendo em vista os milhões de analfabetos nas letras e ofícios, devendo as elites superarem o pessimismo, a indiferença e a passividade por meio de uma ação de regeneração nacional pela educação e pela higiene. Propõe além de ações voltadas à escolarização, outros meios de educar a população brasileira, sendo o escotismo uma modalidade de enfrentamento do problema.
A resposta correta é: