Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca CETRO

ANVISA - Analista Administrativo - área 6

Ano de 2013

Para Vygotsky, "é muito mais importante ensinar a criança a pensar do que comunicar a ela determinados conhecimentos". Na escola, a criança deveria aprender a transformar uma capacidade "em si" em uma capacidade "para si", cabendo ao professor criar as condições para que os processos cognitivos se desenvolvam, "mas sem implantá-los diretamente na criança". Diante do exposto, é correto afirmar que

a) o que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã. Portanto, o único tipo positivo de aprendizado é aquele que caminha à frente do desenvolvimento, servindo-lhe de guia; deve voltar-se não tanto para as funções já maduras, mas principalmente para as funções em amadurecimento. O aprendizado deve ser orientado para o futuro e não para o passado.
b) a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na modelagem do aluno. O ideal é que haja reforço para a aprendizagem: positivo (recompensa) ou negativo (ação que evita uma consequência indesejada) .
c) a prática escolar deve imitar os processos da natureza. Nas relações entre professor e aluno, devem ser consideradas as possibilidades e os interesses da criança. A organização do tempo e do currículo leva em conta os limites do corpo e a necessidade, tanto dos alunos quanto dos professores, de ter outras atividades.
d) a educação livresca, do livro didático, propiciada pela cultura tipográfica e pela imprensa é transformada em instrução, possibilitando o cancelamento das particularidades e subjetividades em proveito da homogeneidade, da uniformidade e da abstração.
e) a tecnologia impressa dá ao homem a primeira máquina de ensinar, o livro. Também, hoje, há guias e manuais de ensino que prescrevem como deve ser a condução do trabalho educacional. Aprender significa aceitar e fixar na memória ou no hábito um fato ou uma habilidade. Ensinar é uma doutrinação daquele fato ou conceito.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Pedagogia

Ano de 2013

São princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988 que devem servir de base ao ensino:

a) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
b) a educação básica obrigatória e gratuita dos 7 (sete) aos 14 (catorze) anos de idade, garantida pelo Estado, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
c) ensino fundamental de nove anos presencial ou à distância, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
d) a liberdade de ensinar e aprender definida nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
e) a educação infantil gratuita, dos zero aos 4 (quatro) anos de idade é direito público subjetivo e o não oferecimento dela pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

ANVISA - Analista Administrativo - área 6

Ano de 2013

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo "que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos" (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

a) contratar novos professores, agora terceirizados, de acordo com o currículo. A integração dessas tecnologias ao currículo passa primeiramente pelo professor que, em sua maioria, utiliza as tecnologias de forma limitada ou, até mesmo, não sabe utilizálas para se informar, comunicar e expressar.
b) demonstrar que a crise da educação tem hoje um responsável: os educadores atrasados, desatualizados e desmotivados. Os educadores de hoje adquiriram a tecnologia da escrita e o mundo exige educadores com diferentes tipos de letramentos, como: digital (uso das tecnologias digitais), visual (uso das imagens), sonoro (uso de sons), informacional (busca crítica da informação).
c) incentivar as atividades lúdicas no processo de ensino sem considerar a concepção de aprendizagem em rede; a necessidade da exploração pedagógica da mobilidade do laptop na expansão dos espaços, das fronteiras e tempos escolares. Está longe a proposta da formação de comunidades de aprendizagem numa realidade escolar que às vezes não tem nem giz, nem livro didático e, em muitos casos, nem professor.
d) assegurar a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo, abrindo espaços para a concepção de rede e de mobilidade, essenciais para se compreender a configuração do currículo da cultura digital, e que, ao mesmo tempo, aponta a premência da ressignificação dos recursos e das práticas pedagógicas realizadas pelos professores em salas de aula.
e) apresentar as TIC aos educadores, transmissores do conhecimento e criadores de condições favoráveis ao desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos, a fim de que identifiquem as implicações e possibilidades do uso pedagógico das tecnologias digitais e suas potencialidades de transformação e inovação efetivas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Pedagogia

Ano de 2013

Em relação à educação especial, a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96) determina que

a) haverá, quando definido pelo coordenador educacional, serviços de apoio especializado na unidade educativa do estudante, para atender às necessidades peculiares da clientela de educação especial.
b) o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
c) os pais ou responsáveis pelos deficientes deverão se comprometer a manter o deficiente em atendimento médico para acompanhamento de sua saúde, concomitante ao seu processo educacional.
d) a formação continuada do professor a essa modalidade de ensino é obrigatória e deve ser realizada na própria unidade de trabalho, por meio de reuniões pedagógicas e orientação especializada a cada deficiência.
e) todos deficientes de uma unidade escolar devem ter direito a acompanhamento especial sistemático por um profissional da área da saúde, na Unidade Básica de Saúde mais próxima da escola.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

ANVISA - Analista Administrativo - área 6

Ano de 2013

Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, "as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos." Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de

instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados, aprender sobre a realidade e as questões da vida real, aprender na realidade e sobre a realidade.
recorrer a informações de várias matérias para estudar determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas. Assim, cada matéria contribui com informações próprias do seu campo de conhecimento e mantém sua metodologia e teoria.
interação entre as disciplinas pela adoção de uma perspectiva teórico-metodológica comum. Promove a integração dos conhecimentos e dos resultados obtidos por meio da articulação das disciplinas. Preserva os interesses próprios de cada disciplina. Implica uma visão globalizadora e de inserção no real para possibilitar uma aprendizagem significativa.
vivenciar o fim das fronteiras entre as disciplinas. Expressa a busca do sentido da vida por meio de relações entre os diversos saberes como ciências exatas, humanas, artes, numa democracia cognitiva, pois todos os saberes são importantes.
compreender o mundo presente, e um dos imperativos é a unidade do conhecimento. Diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além delas.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Pedagogia

Ano de 2013

No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECa ), a criança e o adolescente tornam-se sujeitos de direito e deveres, assegurando-lhes

a) a condição socioeconômica adequada à cada família.
b) a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
c) a condição de proteção integral em qualquer instituição de abrigo.
d) o direito e o dever de se situar em sua comunidade na condição de cidadão.
e) o direito de escolha educacional e profissional e sua preparação para o trabalho.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

ANVISA - Analista Administrativo - área 6

Ano de 2013

Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de compreender os conteúdos de ensino de forma global, mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São propostas que se baseiam na ideia de integração dos conhecimentos, que consideram o contexto social, o mundo fora da escola e a realidade do aluno no desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/ aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver são o fio condutor do método, apresenta as seguintes fases:

observação, associação e expressão. Observação define-se como conjunto de atividades que tem por finalidade colocar os alunos em contato direto com as coisas, os seres, os fatos e os acontecimentos. Esse objetivo é alcançado através da realização de exercício de comparação, cálculo, experimentação, expressão oral e escrita e desenho. O método está fundamentado na ideia de que, às pessoas, interessa satisfazer suas próprias necessidades naturais.
motivação, explicação das perguntas ou problemas, respostas intuitivas ou hipóteses, determinação dos instrumentos para busca de informação, esboços das fontes de informação e planejamento da investigação, coleta de dados, conclusões, generalizações e expressão e comunicação. O objetivo central do método é formar crianças capazes de formular projetos, sistematizá-los, debatê-los, estabelecer relações, realizar experimentos, formular conclusões, tudo isso com o objetivo de contribuir para a formação de sujeitos críticos, responsáveis e instrumentalizados para intervir na realidade.
escolha do tema, planejamento do desenvolvimento do tema, busca de informação, tratamento da informação, desenvolvimento dos diferentes tópicos do índice, elaboração do dossiê de síntese, avaliação e novas perspectivas. Busca-se responder à necessidade de organizar os conteúdos de forma globalizada; esse método propõe a criação de situações nas quais os alunos aprendem certos procedimentos que os ajudam a organizar, compreender e assimilar uma informação.
exposição do tema gerador a ser pesquisado, apresentação das fontes de informação, desdobramento do tema em itens, organização dos agrupamentos dos alunos por item, pesquisa iconográfica, apresentação dos resultados e elaboração de um mapa conceitual. O trabalho com palavras-geradoras, na medida em que estas têm um significado real para as pessoas na sua relação com a vida, constitui uma contribuição para o conhecimento integrado.
intenção, preparação, execução e avaliação. Na primeira fase, os alunos coordenados e dirigidos pelo professor debatem sobre os diferentes projetos propostos, escolhem o objeto ou a montagem que querem realizar e a maneira de se organizar, grupo/ classe, grupos reduzidos, individualmente; definem e esclarecem as características gerais do que querem fazer, assim como os objetivos que pretendem alcançar. Possibilita a atividade coletiva dos alunos, a vinculação da escola à vida real e favorece a concepção da realidade como fato problemático, que demanda a busca de soluções.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Pedagogia

Ano de 2013

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECa ), a criança e o adolescente têm direito à

a) medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação, de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde.
b) proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
c) vacinação em todos os casos expressamente recomendados por médicos pediatras da rede privada ou pública de saúde.
d) convênios odontológicos, por meio do Sistema Único de Saúde, para a prevenção das enfermidades que ordinariamente os afetam até os 21 anos de idade.
e) assistência psicológica gratuita, desde que estejam vinculados a serviços públicos de saúde mental e por recomendação médica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CETRO

ANVISA - Analista Administrativo - área 6

Ano de 2013

A avaliação, segundo Cláudia de Oliveira Fernandes e Luiz Carlos de Freitas, é uma das atividades do processo pedagógico e deve ocorrer em consonância com os princípios de aprendizagem adotados e com a função que a educação escolar tenha na sociedade. A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política. Tradicionalmente, as experiências brasileiras em avaliação do desempenho escolar são marcadas por uma concepção que

a) tem a marca da lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. Essa concepção de avaliação parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes.
b) classifica as aprendizagens em certas ou erradas e, dessa forma, termina por separar aqueles estudantes que aprenderam os conteúdos programados para a série em que se encontram daqueles que não aprenderam. Essa perspectiva de avaliação classificatória e seletiva, muitas vezes, torna-se um fator de exclusão escolar.
c) está fundamentada por princípios, a saber: avaliação a serviço da ação, ou seja, avaliação que prevê a melhoria da aprendizagem e do ensino; avaliação como projeto de futuro. O professor interpreta a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar em quais estratégias pedagógicas ele deverá desenvolver para atender esse aluno; avaliação para o reconhecimento do aluno.
d) inclui, promove crescimento, desenvolve possibilidades para que os sujeitos realizem aprendizagens vida afora; socializa experiências, perpetua e constrói cultura. O papel da avaliação não é o de classificar e selecionar os estudantes, mas sim o de auxiliar professores e estudantes a compreenderem, de forma mais organizada, seus processos de ensinar e aprender.
e) não a concebe como algo distinto do processo de aprendizagem. Os estudantes aprendem de variadas formas, em tempos nem sempre tão homogêneos, a partir de diferentes vivências pessoais e experiências anteriores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

FHEMIG - Pedagogia

Ano de 2013

A formação profissional compreendida como espaço de formação continuada em serviço deve

a) garantir o domínio de conteúdos técnicos de forma articulada ao conhecimento dos objetivos da instituição em que atua.
b) ensinar a todos como lidar com cada acontecimento próprio de seu campo profissional, possibilitando focalizar a meta principal da instituição.
c) desenvolver a capacidade de enfrentar os problemas do cotidiano e ensinar os profissionais a adquirirem processos cognitivos de atenção e memorização necessários às suas tarefas.
d) subsidiar e organizar a reflexão dos profissionais sobre as razões que justificam suas opções de ações no trabalho e as dificuldades que encontram na sua realização.
e) instruir sistematicamente todos os profissionais por meio de cursos que os atualize sobre as novas tecnologias em seus campos de atuação.

A resposta correta é:

Filtro