Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
A chave, tanto para a reorganização do conhecimento escolar em currículo, quanto para o próprio desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da aquisição de competências e habilidades na formação do cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as competências e habilidades
a) implicam uma concepção tarefeira de aprendizagem, em que o professor é convertido em espécie de adestrador e o aluno em repetidor. As competências e habilidades possibilitam e geram os desempenhos, confundindo-se com eles.
b) surgem na concepção pedagógica em que o foco da ação escolar está exatamente no ensino e não na aprendizagem, em que o professor desempenha o importante papel de orientador, cabendo ao aluno uma participação passiva e constante no processo de elaboração e sedimentação de seu próprio conhecimento.
c) pressupõem o abandono dos conteúdos ditos escolares, uma vez que as estruturas da inteligência se formam e se reorganizam na ação consciente sobre o mundo, sobre os fenômenos naturais, sociais e culturais. Há um permanente tecer e entretecer de competências, desempenho e experiências, de alto poder explicativo, que atuam como ferramentas intelectuais no confronto com a realidade.
d) não implicam uma aprendizagem mecânica. Competências e habilidades são modalidades estruturais da inteligência; são os esquemas mentais de que afirma Piaget, constituindo antes um conjunto de potencialidades e possibilidades do que de resultados ou desempenhos.
e) implicam também a aquisição dos conhecimentos escolares presentes nos conjuntos de definições a serem memorizados e transmitidos pela aula expositiva, pelo livro didático, pelo quadro de giz, pelo caderno ou pela prova. Discorrer ou até ouvir alguém discorrer sobre um conceito, procedimento ou teoria habilita o estudante a agir no momento em que o domínio de tal conceito, procedimento ou teoria é requisitado.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
(...) sem dúvida, hoje a principal falha da escola com relação a sua dimensão social parece ser sua omissão na função de educar para a democracia (...).
Qual das alternativas abaixo está em desacordo com as ideias acima?
a) Há resistências na escola fundamental para uma formação democrática dos estudantes.
b) Uma sociedade democrática só se desenvolve e se fortalece politicamente com a ação consciente e conjunta dos cidadãos.
c) A escola fundamental é espaço privilegiado do diálogo e do desenvolvimento crítico das consciências.
d) Um currículo essencialmente informativo ignora a necessidade de formação ética dos estudantes.
e) A escola fundamental está capacitando para o exercício ativo da cidadania.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNRIO
INSS - Analista do Seguro Social - Pedagogia
Ano de 2013
A LDB 9394/96, em seu art. 9º inciso IV, trata da incumbência de traçar um conjunto de diretrizes capaz de nortear os currículos e os seus conteúdos mínimos. Isso se dá ao fato, pois a Lei ressalta a seguinte necessidade:
a) propiciar a todos uma formação básica comum.
b) eleger conteúdos mínimos e gerais para cada ente federado.
c) traçar estratégias curriculares específicas para cada região.
d) obedecer às diretrizes curriculares nacionais da educação básica.
e) condenar propostas curriculares que não ofertem conteúdos básicos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
O Projeto Pedagógico é o delinear do vir-a-ser institucional, da sua gestão e sua elaboração; prescinde da leitura dos mundos que aí interagem; síntese das muitas determinações que incidem nesse contexto sociocultural concreto. É correto afirmar que a sua elaboração constitui-se em oportunidade
a) de promover a dialogicidade, buscar consenso em relação aos rumos da instituição, tendo como base as avaliações institucionais e as demandas apresentadas por toda a comunidade. É tarefa dos pedagogos a permanente leitura do real, à luz dos estudos realizados, como modo de contribuir para a necessária (re) significação cotidiana do espaçotempo escolar.
b) para revistar as diretrizes nacionais que estabelecem o que é permitido aos professores ensinar e aos alunos aprender ao longo do processo de escolarização, pois a educação nacional é toda organizada com base em determinações do poder central. É fundamental que os conteúdos sejam tratados de maneira hegemônica e as instâncias locais precisam planejar as suas intervenções. O plano, por outro lado, deve prever que a escola conecte seus alunos com as discussões globais, reencontrando sua importância cultural na comunidade.
c) para a equipe gestora reescrever a proposta curricular, estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos; a formação dos professores, a maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas e a gestão administrativa, que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da escola que se quer.
d) de socializar os preceitos e as metas de aprendizagem colocados pelo governo, de estabelecer as normas e os valores que se deseja instituir na escola, ao currículo e à organização, relacionando o que se propõe na teoria com a forma de fazê-lo na prática, prevendo os prazos para tal. Deve criar um mecanismo de avaliação de processos e de resultados. É fundamental que a equipe gestora, formada por especialistas nas questões pedagógicas, se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade compatível com as propostas.
e) de desenvolver objetivos e estratégias para melhorar o acesso, a permanência e os índices de aprendizagem das crianças. Na dimensão operacional, sua riqueza está no processo de reflexão da comunidade interna que propicia a explicitação formal e documental de todos os valores e princípios que regem a vida na instituição.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
São dimensões do Planejamento Participativo
a) gestão democrática, trabalho coletivo e compromisso com a transformação social.
b) propósito organizacional esclarecido e análise sistemática dos pontos fortes e fracos da organização.
c) procedimentos e modelos estruturados, controle da realidade para as mudanças planejadas.
d) diagnóstico técnico, modelos exitosos a serem adaptados e sugestões de amplos setores.
e) cogestão, planejamento estratégico e seleção de pessoas qualificadas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
"O projeto político-pedagógico, nomeado na LDBEN como proposta ou projeto pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por meio de normas próprias" (Parecer CNE/CEB nº 7/2010). O Projeto Político-Pedagógico deve, pois, ser assumido pela
a) comunidade interna que produz um documento no qual registra o resultado do processo negocial estabelecido por aqueles atores que estudam a escola e por ela respondem em parceria. A formulação do projeto político-pedagógico tem como referência a democrática ordenação pedagógica das relações escolares, cujo horizonte de ação procura abranger a vida humana em sua particularidade.
b) comunidade educativa, ao mesmo tempo como sua força indutora do processo participativo na instituição e como um dos instrumentos de conciliação das diferenças, de busca da construção de responsabilidade compartilhada por todos os membros integrantes da comunidade escolar, sujeitos históricos concretos, situados num cenário geopolítico preenchido por situações cotidianas desafiantes.
c) comunidade escolar. A natureza e a finalidade da unidade escolar é dada por lei, o papel socioeducativo é regulamentado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O papel artístico, cultural, ambiental da unidade escolar e as questões de gênero, etnia, classe social e diversidade cultural compõem as ações educativas, particularmente a organização e a gestão curricular, e são os componentes que subsidiam as demais partes integrantes do projeto.
d) comunidade dos educadores, tendo como fundamento o que dispõem os artigos 12, 13 e 14, da LDBEN. É o momento de articular os planos de educação nacional, estadual, municipal, o plano da gestão com o contexto em que a escola se situa e as necessidades locais e as de seus estudantes.
e) sociedade do entorno, pois o projeto educacional é um documento racional, contratual, um instrumento de previsão e suporte para a avaliação das ações educativas programadas para a instituição como um todo. Não referencia e sim transcende o planejamento da gestão e do desenvolvimento escolar, porque suscita e registra decisões projetando-as para além do período do mandato de cada gestor.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Considerando os tipos de planejamento: normativoprescritivo e estratégico, pode-se afirmar que
a) ambos apresentam perspectiva determinista do futuro, com a presunção de que é possível controlá-lo, sem levar em conta os condicionantes políticos e sociais.
b) o modelo de planejamento estratégico parte da análise e compreensão da situação, da conjuntura política, econômica e social, seus limites e possibilidades, com visão sistêmica do todo social.
c) o modelo normativo-prescritivo estabelece os objetivos, a partir do diagnóstico físico, como desenho do desejo coletivo de futuro e do ponto de chegada determinado.
d) ambos consideram a participação ativa dos envolvidos, os saberes profissionais e conhecimentos especializados disponíveis como insumos ao trabalho do planejador.
e) ambos respondem aos mesmos objetivos, diferindo apenas nos aspectos técnicos de organização e consequente dispêndio de tempo para a formulação do Plano.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar em qualidade de ensino e de serviços prestados à sociedade em constante transformação. A qualidade dos serviços oferecidos por meio da educação depende da qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico da escola é o de propiciar uma boa qualidade para todos. O Projeto Político- Pedagógico, na perspectiva da gestão participativa, pode contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na escola e, para isto, é necessário
elaborar um plano padrão, algo construído para logo em seguida ser arquivado e encaminhado às autoridades competentes. O acompanhamento de sua vivência é competência da instância superior à instituição, por exemplo, supervisão escolar. A instituição educativa só o revisita no momento da avaliação institucional para quantificar o alcance das metas estabelecidas.
dessintonia de propósitos, lideranças, trabalho colaborativo e cooperativo, permeando todo processo em diferentes frentes e etapas, e exige habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas e procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento. A escola de qualidade deve garantir a meta quantitativa do desempenho satisfatório de seus alunos.
ser elaborado como um instrumento de transformação, ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de "construção-reflexão-reconstrução".
definir o marco referencial, ou seja, trabalhar a dimensão da realidade, perguntando: que características (sociais, econômicas, culturais) têm a comunidade, a escola e a clientela a que a escola atende? Como se apresenta a realidade da escola hoje? Que características tem a gestão da escola? Como se dá a participação da comunidade na gestão da escola? Que formas de organização escolar são adotadas? Como estão as relações interpessoais no interior da escola? Que características tem o trabalho pedagógico desenvolvido na escola? Como se apresentam os resultados da aprendizagem? Que processos e instrumentos de avaliação são utilizados? O marco referencial não deve apenas ser descritivo, mas tem de ser também analítico. Deve identificar necessidades de mudanças, ou seja, responder: o que nos falta para ser o que desejamos?
definir que escola não é instituição assistencial, e sim educacional. O cuidar e o educar inseparáveis são diretrizes somente da educação infantil. A escolaridade formal da educação básica visa ao ensino com sucesso, o que exige desenvolver conteúdos programáticos científicos, mesmo que, às vezes, pareçam desvinculados da vida dos alunos e contar com professores que detenham o conhecimento.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, SIMAVE, compreende um conjunto de programas de avaliação integrados. Dos programas listados abaixo, o que se destina diretamente à gestão curricular da escola, orientada pelo Currículo Básico Comum - CBC, é o
a) PROEB (Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica) .
b) PAAE (Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar).
c) PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização).
d) SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) .
e) SAAD (Sistema de Avaliação da Alfabetização Dirigida) .
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Leia o trecho abaixo.
"(
) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá-la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá-la, mas refazê-la."
Freire, 1961.
É correto afirmar que, para Freire,
a) os materiais pedagógicos usados nas escolas são inadequados, havendo necessidade de substituir os livros didáticos tradicionais por sites, e as aulas, assim como as tradicionais interações professor e aluno, aluno e aluno, pelos recursos das tecnologias de informação e comunicação. A necessária mudança das escolas passa, em primeiro lugar, pela mudança de sua base técnica.
b) a escola como a que conhecemos é coisa do passado. A nova escola terá uma estrutura de encontros presenciais e online. Todos os alunos participarão das atividades no ambiente virtual, mediado por seus professores a distância, havendo rupturas das interações aluno e professor, do uso de materiais pré-digitais, inclusive os impressos.
c) as novas tecnologias são verdadeiras máquinas de ensinar. As novas máquinas de ensinar apresentam várias vantagens sobre outros métodos. Estudantes podem compor sua própria resposta em lugar de escolhê-la em um conjunto de alternativas. Exige-se que lembrem mais e não apenas que reconheçam e que deem respostas. Embora, é claro, a máquina propriamente dita não ensine, por isso é necessária à escola, ela coloca estudantes em contato com o professor ou a pessoa que escreve o programa. Em muitos aspectos, é como um professor particular, no sentido de haver constante intercâmbio entre o programa e o estudante. O uso das novas tecnologias permite que o professor dedique suas energias a formas mais sutis de instrução, como discussão.
d) se deve defender a permanência da escola e a ideia de colocá-la em sintonia com seu tempo, ou seja, de incorporar a ela todas as conquistas da inteligência humana, de forma criativa e democrática. A criação e o fortalecimento de redes sociais de aprendizagem podem garantir o acesso a diferentes conteúdos e colaborar para a socialização da informação e do conhecimento.
e) a escola, como é conhecida, tem seus dias contados. Na luta pela sua sobrevivência, há necessidade de contar com novos professores capazes de trabalhar com mais sucesso com o novo perfil de aluno e com a chegada de diferentes recursos à escola.
A resposta correta é: