Questões de Pedagogia
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Considerando a avaliação emancipatória, a função básica do avaliador consiste em
a) definir os problemas de um determinado projeto e dar continuidade ao desenvolvimento do trabalho para que se alcance as metas estipuladas inicialmente.
b) garantir que os objetivos definidos e estabelecidos num programa sejam alcançados por meio da autoavaliação realizada pelos alunos.
c) decidir os objetivos e os métodos de um programa para que se possa especificar precisamente qual resultado se pretende obter, por meio da avaliação de seus objetivos.
d) estabelecer objetivos e metas fixas para um projeto e avaliá-lo anualmente para que se possa ter certeza de que os objetivos foram alcançados.
e) promover situações e/ou propor uma tarefa que favoreça o diálogo, a discussão, a busca e a análise crítica sobre o funcionamento real de um programa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital como forma de ampliação de conhecimento coletivo dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJa ). O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode ser desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é(são)
a homogeneidade do agrupamento turma, pois todos apresentam defasagem de aprendizagem e de idade/ série. Esse aspecto dificulta a aprendizagem colaborativa e a interação solidária. No contexto descrito, o computador passa a ser utilizado só para receber informações voltadas ao cotidiano do jovem e do adulto. Para a EJA não é possível programar currículos abertos, flexíveis e conectados.
o desencanto dos alunos com a educação. Os alunos da EJA são sujeitos que chegam à escola carregando saberes, vivências, culturas, valores, visões de mundo e de trabalho já cristalizados e uma longa história de fracasso escolar. A inclusão digital é, em primeiro lugar, amplo acesso à tecnologia, e a escola é o único e centralizador polo de difusão desses conhecimentos para os alunos da EJA.
a pobreza dos alunos e da EJA. Se o Telecentro ou mesmo as Lan Houses são lugares onde as pessoas podem aprender sobre novas tecnologias, isso não precisa, necessariamente, acontecer na escola. As escolas podem ser, no caso da EJA, o local onde os adultos aprendem a ler e escrever, e até mesmo sobre conhecimentos básicos de informática.
os custos para implantar nas escolas as tecnologias da informação e comunicação. Comprar aparelhos eletrônicos de última geração tem alto custo. A educação com lápis, papel e borracha de um lado, lousa/ quadro-negro e giz de outro, com a obsolescência do conteúdo programático, já é difícil de ser garantida para os alunos da EJA, quanto mais uma educação tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) transversais ao currículo.
superar resistências. A escola só pratica a inclusão digital quando, nos currículos e nos projetos pedagógicos, as tecnologias da informação e da comunicação não são vistas apenas como ferramentas, mas como recursos instituintes de novas formas de aprender e ensinar, na perspectiva das redes colaborativas e de autonomia do sujeito. Diante do exposto, o professor precisa assumir uma postura mais relacional, dialógica, cultural, contextual e comunitária.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Um dos equívocos dos manuais de didática é situar a avaliação como uma atividade formal que ocorre ao final do processo de ensino e de aprendizagem.
Portanto, a avaliação
a) visa a atribuição de notas ou conceitos mais significativos durante períodos pré-definidos de aprendizagem.
b) precisa estar presente ao final de cada etapa do programa, ou seja, vinculada ao final da instrução dos conteúdos ensinados.
c) não pode ser a ferramenta que direciona o processo de ensino e de aprendizagem, mas contribui para classificar os alunos.
d) deve incluir os conteúdos mais relevantes do currículo e os objetivos mais amplos do período de instrução, com a finalidade de verificar a efetiva aprendizagem.
e) não é uma questão de final de processo, mas está o tempo todo presente e orienta a atuação do educador na sala de aula.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
No processo marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, constrói-se conhecimento, valores, representações e identidades. O acontecer humano, enquanto uma experiência que atravessa toda sociedade e toda cultura, não se caracteriza somente pela unidade do gênero humano, mas, sobretudo, pela riqueza da diversidade. A diversidade faz parte do acontecer humano. Ela é norma da espécie humana, é entendida como uma construção histórica, cultural e social das diferenças. Nessa perspectiva, é correto afirmar que os seres humanos são
parte da biodiversidade. A natureza é formada por vários tipos de ambientes, e cada um deles é ocupado por uma infinidade de seres vivos que se adaptam a ele. Contudo, é possível entender a diversidade humana fora do contexto da diversidade cultural.
diferentes entre si. É ético hierarquizar as diferenças, pois a diversidade, assim como a identidade, enquanto processos, são inatas. As diversidades são naturais, são inerentes ao gênero humano.
diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. A diversidade humana precisa ser entendida em uma perspectiva relacional.
semelhantes enquanto gênero humano. A construção da homogeneidade é meta da educação escolar, por isso o sistema de ensino propõe, nos dias de hoje, a escola uniformizadora.
plurais. Há uma pluralidade cultural, mas, na essência, não diferem entre si. Vivemos numa sociedade de variedades ou pluralidades culturais e não no contexto das diferentes culturas, marcadas por singularidades advindas dos processos históricos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Segundo Jussara Hoffmann, a expressão avaliação mediadora
a) não possui base científica, exigindo os parâmetros racionais e mensuráveis das avaliações externas que auxiliam reconduzir o planejamento do ensino.
b) é adequada para destacar aquela avaliação que observa se o aluno aprendeu adequadamente os conteúdos propostos, baseando-se no currículo oficial da escola.
c) tem por objetivo salientar a importância do papel do professor para refletir sobre as melhores estratégias pedagógicas para promover a aprendizagem do aluno.
d) tem por objetivo salientar a importância da participação ativa das crianças na aprendizagem grupal, mediada pela zona proximal de conhecimento.
e) retrata a prática que considera um conjunto diverso de avaliações e medidas obtidas em atividades diversificadas para produzir a média das aprendizagens.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
O artigo 20-A da Lei nº 10.871/2004 institui a Gratificação de Desempenho de Atividade Técnico-Administrativa em Regulação (GDATR), devida aos ocupantes dos cargos de Analista Administrativo e Técnico Administrativo de que tratam as Leis nº 10.768/2003 e 10.871/2004, quando em exercício de atividades inerentes às atribuições do respectivo cargo nas Agências Reguladoras referidas no Anexo I da Lei nº 10.871/2004 (incluído pela Lei nº 11.292/2006). O artigo 20-B (incluído pela Lei nº 11.292/2006) estabelece que a GDATR seja atribuída em função do desempenho
a) da instituição, medido pelos indicadores de qualidade, mediante um processo avaliativo dos usuários do serviço prestado.
b) individual do servidor e do desempenho institucional de cada Agência, para os respectivos servidores referidos no artigo 20-A da referida Lei.
c) individual do servidor, medido pelos indicadores de qualidade no processo de autoavaliação, referidos no artigo 20-A da referida Lei.
d) institucional, medido pelos indicadores de qualidade focados nos resultados.
e) individual do servidor referido no artigo 20-A da referida Lei, medido pelos indicadores de qualidade focados nos processos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
No processo de ensino e de aprendizado, quando vencemos o medo de errar e aprendemos que sem o erro não nasce o novo, podemos ter um espaço onde
a) o ensino do conhecimento certo pode prevenir possíveis erros.
b) não existe o certo ou o errado, pois todos estamos aprendendo na vida.
c) é transmitido o conhecimento certo para que os alunos não errem.
d) o educador tem o papel de ensinar o aluno a aprender de forma correta.
e) todos ensinam e aprendem e se criam novos conhecimentos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá-se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa
a) integrá-las à rotina escolar. O que está em jogo é a adaptação do aluno aos padrões de cientificidade do saber escolar e aos conhecimentos que ela valoriza. A lógica das instituições educacionais é marcada por uma visão determinista, formalista, reducionista, própria do pensamento científico moderno.
b) garantir-lhes o acesso; a permanência e o sucesso depende delas. A escola é uma instituição marcada pelo formalismo da racionalidade e está organizada para espalhar sua ação formadora por todos os que dela participam. A inclusão expressa a tolerância e o respeito ao outro. A tolerância marca certa superioridade de quem tolera o outro, e o respeito vem da compreensão de que as diferenças são fixas, definitivamente estabelecidas, de tal modo que só resta respeitá-las.
c) incluí-las na escola regular comum independente dos estereótipos que pairam sobre esses sujeitos, suas histórias, suas potencialidades e vivências, ciente que diversidade significa desigualdade. A criança deve ter um tempo para se adaptar às rotinas escolares. O desejo da homogeneidade, que tem muito em comum com a democracia de massas, exige eliminar as diferenças.
d) reconhecê-las como sujeitos de direitos e compreender como se construiu e se constrói, historicamente, o olhar social e pedagógico sobre a sua diferença. Há necessidade de se traçar uma nova organização da instituição escolar, com vista ao pleno acolhimento das diferenças.
e) garantir a inclusão física dessas crianças na escola. Para que a educação inclusiva seja praticada, o professor deve ser um agente capaz de compreender as peculiaridades dos alunos com necessidades especiais, ver as diferenças como desigualdades que comprometem o desempenho acadêmico, e não como especificidades.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FCC
FHEMIG - Pedagogia
Ano de 2013
Partir do pressuposto de que os grupos são homogêneos e caminhar por um percurso formativo previamente definido e organizado apenas pelo referencial dos conhecimentos e da lógica de quem ensina pode significar a
a) desconsideração à experiência vivida pelos alunos e à diversidade do processo de construção dos conhecimentos pelos alunos.
b) opção adequada para se ter um ensino democrático, onde todos têm o direito de aprender igualmente.
c) organização de um método acertado para se obter um ensino de qualidade.
d) competência de um ensino que se propõe a transmitir o conhecimento.
e) estruturação de um ensino eficiente e significativo, em que os alunos se motivam a estudar.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CETRO
ANVISA - Analista Administrativo - área 6
Ano de 2013
No Projeto Político-Pedagógico, deve-se conceber a organização do espaço físico da instituição escolar de tal modo que este seja compatível com as características de seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da educação, deliberadas e assumidas pela comunidade educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída, ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão social. Sobre o espaço físico das instituições educacionais, assinale a alternativa incorreta.
a) É um espaço neutro. A construção de um prédio escolar é erigida pelas exigências técnicas. São as normas técnicas da engenharia e das Agências Reguladoras que decidem sobre a disposição da escola no terreno, impermeabilização das paredes, dimensão das salas de aula e das janelas, espaçamento das carteiras e suas medidas, ventilação, iluminação, acústica e circulação.
b) É produtor de sentidos e significados no processo histórico-educacional. Um espaço, ao ser delineado, não se mantém como um simples espaço arquitetural.
c) É possível afirmar que construir o espaço da escola como lugar implica dar-lhe determinados significados a partir de teorias, propostas e projetos educacionais. A distribuição das pessoas, dos objetos, do mobiliário, dos ambientes nunca é feita de forma aleatória e neutra, mas sim de maneira intencional.
d) Expressa o método pedagógico e o currículo, pois eles modificam e remodelam o espaço escolar, revelando, assim, sua teoria e suas práticas escolares. O espaço carrega, em sua configuração como território e lugar signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais de e entre aqueles que o habitam.
e) Não é neutro e está impregnado de signos, símbolos e marcas de quem o produz, o organiza e nele convive, por isso tem significações afetivas e culturais. O espaço faz parte do currículo oculto, ou seja, normas e valores que não estão escritas são efetivamente transmitidos pela escola.
A resposta correta é: