Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

A noção de Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se

a) ao nível de desenvolvimento recém-conquistado pela criança.
b) à distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e o que ela é capaz de fazer com ajuda.
c) ao quociente intelectual da criança mensurado na idade pré-escolar.
d) às expectativas de aprendizagem que se colocam para a criança.
e) às aprendizagens que estão consolidadas pela criança, autonomamente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

A participação dos pais no cotidiano da escola é

a) invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.
b) eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.
c) restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.
d) desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.
e) esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

No espaço escolar, o grêmio estudantil

a) amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.
b) afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.
c) funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.
d) concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.
e) não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

Em relação ao trabalho, o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) estabelece que

a) é desejável que o adolescente ocupe o tempo com atividades remuneradas, evitando seu envolvimento em conflitos.
b) se deve motivar o jovem a assumir um emprego fixo, dependendo da situação socioeconômica da família.
c) é proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
d) é importante adiar ao máximo a contratação de um jovem, evitando interferir em seu ingresso no ensino superior.
e) poderá o adolescente trabalhar como bolsista ou estagiário, mas nunca como empregado fixo de uma empresa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

De acordo com a legislação brasileira, o ensino deve ser ministrado com base no princípio da

a) uniformidade de concepções pedagógicas pautadas pelas diretrizes curriculares.
b) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
c) livre concorrência das iniciativas privadas responsáveis pelas escolas.
d) seleção por mérito, concretizada pelos sistemas de avaliação do ensino.
e) garantia da escola pública para as classes populares.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TJ - PE - Analista Judiciário - Pedagogo

Ano de 2012

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

a) a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
b) a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
c) a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
d) a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
e) o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TSE - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2012

Era uma vez...
Uma rainha que vivia em um grande castelo.
Ela tinha uma varinha mágica que fazia as pessoas

bonitas ou feias, alegres ou tristes, vitoriosas ou fracassadas.
Como todas as rainhas, ela também tinha um espelho mágico.
Um dia, querendo avaliar sua beleza, também ela perguntou
ao espelho:
– Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do

que eu?
O espelho olhou bem para ela e respondeu:
– Minha rainha, os tempos estão mudados. Esta não é

uma resposta assim tão simples. Hoje em dia, para responder
a sua pergunta eu preciso de alguns elementos mais claros.
Atônita, a rainha não sabia o que dizer. Só lhe ocorreu

perguntar:
– Como assim?
– Veja bem, respondeu o espelho. – Em primeiro

lugar, preciso saber por que Vossa Majestade fez essa
pergunta, ou seja, o que pretende fazer com minha resposta.
Pretende apenas levantar dados sobre o seu ibope no castelo?
Pretende examinar seu nível de beleza, comparando-o com o
de outras pessoas, ou sua avaliação visa ao desenvolvimento
de sua própria beleza, sem nenhum critério externo? É uma
avaliação considerando a norma ou critérios pré-determinados?
De toda forma, é preciso, ainda, que Vossa
Majestade me diga se pretende fazer uma classificação dos
resultados.
E continuou o espelho:
– Além disso, eu preciso que Vossa Majestade me

defina com que bases devo fazer essa avaliação. Devo
considerar o peso, a altura, a cor dos olhos, o conjunto? Quem
devo consultar para fazer essa análise? Por exemplo: se
consultar somente os moradores do castelo, vou ter uma
resposta; por outro lado, se utilizar parâmetros nacionais,
poderei ter outra resposta. Entre a turma da copa ou mesmo
entre os anões, a Branca de Neve ganha estourado. Mas, se
perguntar aos seus conselheiros, acho que minha rainha terá o
primeiro lugar. Depois, ainda tem o seguinte – continuou o
espelho: – Como vou fazer essa avaliação? Devo utilizar
análises continuadas? Posso utilizar alguma prova para
verificar o grau dessa beleza? Utilizo a observação?
Finalmente, concluiu o espelho: – Será que estou

sendo justo? Tantos são os pontos a considerar.



(Adaptado de Utilization-Focused Evaluation. Londres, Sage Pub, de Michael Quinn Patton)


A argumentação do espelho mágico demonstra que a avaliação se constitui em

a) um produto que gera objetividade dos fatos e aspectos a serem analisados que levam a julgamentos.
b) uma quantificação objetiva de critérios que independem dos contextos sócio-cultural ou social.
c) um processo que envolve formulação de critérios que devem ser definidos a posteriori, subjetividade e tomadas de decisão.
d) uma análise objetivada por instrumentos que devem considerar aspectos somente quantificáveis e externos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TSE - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2012

Uma aprendizagem que aproxima o sujeito do objeto a conhecer a partir de experiências, interesses e conhecimentos prévios, denomina-se uma aprendizagem

a) interativa.
b) interpretativa.
c) significativa.
d) ativa.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TSE - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2012

As teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de

a) reprodução da realidade de maneira fidedigna, mudança de comportamento e utilização da Zona de Desenvolvimento Proximal.
b) memorização compreensiva, funcionalidade do conhecimento e aprendizagem significativa.
c) funcionalidade do conhecimento, interação de esquemas e representação fidedigna da realidade.
d) memorização repetitiva, aprendizagem cognoscitiva e representação fidedigna da realidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CONSULPLAN

TSE - Analista Judiciário - Pedagogia

Ano de 2012

Um planejamento que valoriza a aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior e o papel do sujeito como responsável por sua própria aprendizagem está relacionado a uma perspectiva metodológica que tem como central o trabalho com

a) projetos de trabalho.
b) instruções programadas.
c) aulas expositivas.
d) exercícios de ensaio e erro.

A resposta correta é:

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