Questões de Pedagogia

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Em meados da década de 1980, surgiu no Brasil um novo conceito de alfabetização conhecido como letramento. Marque a opção CORRETA que apresenta o objetivo deste conceito.

a) Ensinar codificação e decodificação de signos linguísticos.
b) Ensinar crianças a ler, escrever e calcular.
c) Alfabetizar utilizando livros didáticos.
d) Tornar o indivíduo capaz de comportar-se adequadamente na sociedade.
e) Situar os aspectos sócios históricos da aquisição da escrita.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

"A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana".

(Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural)


Refletindo sobre essa afirmativa, marque a opção CORRETA em relação ao posicionamento do professor em sala de aula.

a) Em nome do pluralismo cultural, separar os diversos grupos que compõem a comunidade escolar para que não haja nenhum tipo de aculturação.
b) Garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais, plurais, variadas e dinâmicas.
c) Equiparar os diversos grupos em um único universo de referências comuns para que não ocorra nenhum tipo de desigualdade.
d) Impedir o uso da tecnologia e dos modernos meios de comunicação e expressão, pois esses se apresentam como a forma mais poderosa de destruição da diversidade cultural.
e) Evitar práticas de contato e inclusão de minorias, pois isso pode representar uma violação aos direitos humanos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Rômulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais e, como tal, está amparado por legislação nacional e estadual. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos direitos que ele tem no interior da escola.

I. O atendimento educacional de alunos com necessidades especiais deve se dar nas classes regulares das escolas, a partir do ensino fundamental.
II. O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitando-se, assim, qualquer tipo de discriminação.
III. Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares.
IV. A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

a) I - III - IV.
b) I - II.
c) I - III.
d) III - IV.
e) II - III - IV.

A resposta correta é:

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Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Algumas ações podem interferir na metodologia de ensino com o objetivo de minimizar ou erradicar o fracasso escolar nas tentativas de ensinar e aprender. Dentre elas, marque a opção INCORRETA.

a) Articular objetivos dos conteúdos programáticos em detrimento dos objetivos de ensino.
b) Favorecer a construção de autonomia intelectual dos alunos.
c) Analisar o percurso de aprendizagem e o conhecimento prévio dos alunos.
d) Considerar a diversidade na sala de aula e assisti-la.
e) Avaliar os resultados obtidos, e redirecionar as propostas se eles não forem satisfatórios.

A resposta correta é:

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Banca Instituto Neo Exitus

Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Reflita sobre a situação a seguir:
Diversos alunos de 10 anos apresentaram dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora com as limitações decorrentes de uma turma numerosa. Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, analise as afirmações que apresentam diferentes posturas que podem ser adotadas pela professora.

I. Compreender que o sentido da aprendizagem se constrói por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento e necessitam "interpretação" do professor.
II. Desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo de gestão pedagógica da turma.
III. Saber que o conhecimento é construído na relação com o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma representação fragmentada, que requer a intervenção moral do professor.

Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

a) I - III.
b) I - II - III.
c) II.
d) II - III.
e) I - II.

A resposta correta é:

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Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Marque a opção INCORRETA em relação à metodologia de trabalho interdisciplinar.

a) Manter uma atitude intelectual simplificadora de abordagem da realidade.
b) Integrar os conhecimentos.
c) Passar de uma concepção fragmentada para uma concepção global de conhecimento.
d) Superar a dicotomia entre o ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.
e) Desenvolver um processo de ensino e aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo da vida.

A resposta correta é:

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Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Muitos professores apontam a ausência dos pais e o descompromisso com questões de formação moral e de aprendizagem dos filhos como uma das grandes dificuldades da escola. Não há dúvida de que os pais devem participar da escolaridade de seus filhos. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir:

I. Dificuldades de aprendizagem são responsabilidades diretas das famílias.
II. Não se pode esperar que os pais procedam a alfabetização ou mesmo auxiliem a superar dificuldades em matemática.
III. É compromisso dos pais dialogar com a escola e assumir o que lhes é de responsabilidade.
IV. Promover o diálogo com os pais significa compartilhar com eles o compromisso profissional da escola.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

a) I - II - III.
b) II - III - IV.
c) I - IV.
d) I - II - IV.
e) I - III - IV.

A resposta correta é:

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Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

A avaliação vista como exame classificatório e quantitativo possui a natureza de reconhecer formalmente a presença ou ausência de conhecimento do aluno. Esta avaliação NÃO dispõe da mesma capacidade para:

a) Averiguar os erros e acertos presentes nas respostas dos alunos.
b) Verificar se o aluno memorizou o conteúdo curricular que foi aplicado.
c) Indicar e controlar quais são os saberes que o aluno não possui.
d) Utilizar os resultados como explicação para o fracasso e seleção do aluno.
e) Identificar quais foram os saberes usados para responder as questões.

A resposta correta é:

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Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Marque a opção CORRETA que apresenta uma postura de avaliação mediadora adotada pelo professor.

a) Corrige tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas e, a partir daí toma decisões.
b) Analisa teoricamente as várias manifestações dos alunos em situações de aprendizagem para acompanhar as hipóteses que ele vem formulando.
c) Enaltece procedimentos competitivos e classificatórios com base em certo / errado.
d) Faz manifestações periódicas quanto ao aproveitamento do aluno, segundo modelo predeterminado.
e) Tem uma visão positivista do conhecimento, sem perceber qualquer parâmetro adotado pelo aluno.

A resposta correta é:

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Prefeitura de Itapajé - Professor de Educação Básica - PEB I

Ano de 2013

Reflita sobre a suposição a seguir e marque a opção CORRETA.
Para preparar um trabalho de campo a ser realizado com alunos de 9 (nove) anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio:

a) Requerem a mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado.
b) Solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
c) Examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
d) Supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com sequências programadas.
e) Avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional.

A resposta correta é:

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