Questões de Raciocínio Lógico

Assunto Geral

Banca VUNESP

Polícia Civil - Delegado

Ano de 2014

Um argumento válido é aquele cujas premissas levam a uma conclusão por meio de uma sequência finita de regras formais preestabelecidas. Um exemplo de um argumento válido é:

a) Se uma cidade é uma capital de estado, então ela fica no estado. Como Joinville fica em Santa Catarina, portanto Joinville é a Capital do Estado.
b) Se o professor der a Fulano uma boa nota na prova, então ele pulará de alegria. Como vi Fulano muito alegre ontem, só pode ter sido aprovado.
c) Uma vez que todos os livros bons são caros, todos os livros ruins devem ser baratos.
d) Todas as pessoas bem sucedidas economicamente são inteligentes. Soube que Fulano tem graves problemas financeiros, portanto ele não deve ser inteligente.
e) Considerando que alguns insetos são seres vivos e que todos os seres vivos são mortais, é correto afirmar que alguns insetos são mortais.

A resposta correta é:

Assunto Estruturas lógicas e lógica de argumentação

Banca VUNESP

Polícia Civil - SP - Delegado de Polícia

Ano de 2014

A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os

a) da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
b) da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
c) da identidade, da inferência e da não contradição.
d) da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
e) da diversidade, da indução e da não contradição.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca VUNESP

Polícia Civil - Delegado

Ano de 2014

A lógica clássica possui princípios fundamentais que servem de base para a produção de raciocínios válidos. Esses princípios foram inicialmente postulados por Aristóteles (384 a 322 a.C.) e até hoje dão suporte a sistemas lógicos. Tais princípios são os

a) da inferência, da não contradição e do terceiro incluído.
b) da diversidade, da dedução e do terceiro incluído.
c) da identidade, da inferência e da não contradição.
d) da identidade, da não contradição e do terceiro excluído.
e) da diversidade, da indução e da não contradição.

A resposta correta é:

Assunto Estruturas lógicas e lógica de argumentação

Banca VUNESP

Polícia Civil - SP - Delegado de Polícia

Ano de 2014

Os conectivos ou operadores lógicos são palavras (da linguagem comum) ou símbolos (da linguagem formal) utilizados para conectar proposições de acordo com regras formais preestabelecidas. Assinale a alternativa que apresenta exemplos de conjunção, negação e implicação, respectivamente.

a) ¬p, p v q, p ? q
b) p ? q, ¬p, p ? q
c) p ? q, p v q, ¬p
d) p v p, p ? q, ¬q
e) p v q, ¬q, p v q

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento

Ano de 2014

Três professores de lógica são chamados para determinar quais são os números que formam uma sequência de três números inteiros positivos escritos em cartões ordenados da esquerda para a direita. Inicialmente, sabe-se que os números são todos distintos, que a soma dos três é 13, e que eles estão em ordem crescente. O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência. O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números. O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência. Todos os professores confiam na capacidade de dedução dos demais. O número observado pelo terceiro professor é

a) 6
b) 2
c) 5
d) 3
e) 4

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento

Ano de 2014

O algoritmo de ordenação por flutuação é um método para colocar em ordem crescente uma lista de números dada. O algoritmo consiste em comparar o primeiro elemento da lista com o segundo. Em seguida, o menor dos dois é comparado com o terceiro. O menor dessa última comparação é comparado com o quarto, e assim sucessivamente até que todos os elementos da lista sejam usados. Dessa forma, o menor elemento da lista é obtido, retirado da lista original e posto como primeiro elemento da ordenação. O segundo elemento da ordenação é obtido de forma análoga, usando a lista atualizada, sem o primeiro da ordenação. O processo se repete até que a ordenação se complete. Quantas comparações, pelo algoritmo de ordenação por flutuação, são necessárias para ordenar uma lista com 5 números?

a) 10
b) 6
c) 9
d) 7
e) 8

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento

Ano de 2014

Um grupo de cinco amigos vai jogar cartas e, no jogo escolhido, apenas quatro podem dele participar. Desse modo, a mesa de jogo se reveza com todos os grupos possíveis formados por quatro dentre as cinco pessoas presentes. As somas das idades das pessoas sentadas à mesa varia a cada rodada:

1ª Rodada - soma 122
2ª Rodada - soma 136
3ª Rodada - soma 142
4ª Rodada - soma 149
5ª Rodada - soma 155

Qual a idade do mais velho do grupo de amigos?

a) 48
b) 68
c) 54
d) 66
e) 62

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento

Ano de 2014

Edu foi ao shopping no sábado e gastou 20% da mesada que recebeu. No domingo, Edu voltou ao shopping e gastou 20% do restante da mesada. Se, após a segunda ida de Edu ao shopping, sobraram R$ 96,00, qual é, em reais, a mesada de Edu?

a) 100
b) 200
c) 120
d) 160
e) 150

A resposta correta é:

Assunto Estruturas lógicas e lógica de argumentação

Banca CESPE

TJ - CE - Analista Judiciário - Ciências da Computação

Ano de 2014

Onze secretarias integram a administração pública de determinada cidade, entre as quais, a Secretaria de Agronegócios (SEAGR) e a Secretaria de Controle e Transparência (SCT). Em 2009, a SCT instituiu um programa de acompanhamento sistemático das secretarias de forma que, a cada ano, 3 secretarias seriam escolhidas aleatoriamente para que seus trabalhos fossem acompanhados ao longo do ano seguinte. Com esse programa, considerado um sucesso, observou-se uma redução anual de 10% no montante de recursos desperdiçados dos cofres municipais desde 2010. De acordo com os dados obtidos em 100 auditorias realizadas pela SCT, os motivos desses desperdícios incluíam:


• amadorismo nas tomadas de decisão (o gestor não era formado na área de atuação) - 28 auditorias;
• incompetência nas tomadas de decisão (o gestor não possui conhecimento técnico no assunto) - 35 auditorias;
• má-fé nas tomadas de decisão (o gestor decide em detrimento do interesse coletivo) - 40 auditorias.

Ao se defender da acusação de que teria causado desperdício de recursos municipais em razão de má-fé nas tomadas de decisão, o gestor da SEAGR apresentou o seguinte argumento, composto das premissas P1 e P2 e da conclusão C.

P1: Se tivesse havido má-fé em minhas decisões, teria havido desperdício de recursos municipais em minha gestão e eu teria sido beneficiado com isso.
P2: Se eu tivesse sido beneficiado com isso, teria ficado mais rico.
C: Não houve má-fé em minhas decisões.

Considere que para determinada proposição P3, o argumento formado pelas premissas P1, P2 e P3 e pela conclusão C constitui um argumento válido. Nesse caso, é correto afirmar que P3 poderia ser a seguinte proposição:

a) Eu não fiquei mais rico.
b) Eu me beneficiei das minhas decisões.
c) Houve desperdício de recursos municipais em minha gestão.
d) Como eu não me beneficiei, não houve má-fé em minhas decisões.
e) Como eu não fiquei mais rico, eu não me beneficiei das minhas decisões.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESGRANRIO

IBGE - Agente de Pesquisas e Mapeamento

Ano de 2014

Juninho brinca com uma folha de papel da seguinte forma: corta-a em 6 pedaços, depois apanha um desses pedaços e o corta em 6 pedaços menores; em seguida, apanha qualquer um dos pedaços e o corta, transformando-o em 6 pedaços menores. Juninho repete diversas vezes a operação: apanhar um pedaço qualquer e cortá-lo em 6 pedaços. Imediatamente após uma dessas operações, ele resolve contar os pedaços de papel existentes. Um resultado possível para essa quantidade de pedaços de papel é

a) 177
b) 181
c) 178
d) 180
e) 179

A resposta correta é:

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