Questões de Relações Econômicas Internacionais

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

O maior desafio das organizações de hoje é ter a capacidade de responder eficazmente às ameaças e às oportunidades impostas pelo ambiente externo, bem como manter o seu público interno estimulado para vencer os desafios institucionais propostos. As organizações vêm sofrendo pressões de seus diferentes públicos estratégicos e as relações públicas aparecem no cenário das organizações para ajudar a construir relacionamentos harmônicos e duradouros destas com os públicos dos quais depende sua sobrevivência. Para facilitar a tarefa, elas necessariamente devem influenciar nas políticas, nas estratégias e nas decisões tomadas nesse sentido.
&&&& Maria Aparecida Ferrari. Novos aportes das relações públicas para o século XXI. In: Comunicação e Sociedade, p. 57 (com adaptações).

O plano estratégico de comunicação organizacional tem como proposta básica estabelecer as grandes diretrizes, orientações e estratégias para a prática da comunicação integrada nas organizações.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

O maior desafio das organizações de hoje é ter a capacidade de responder eficazmente às ameaças e às oportunidades impostas pelo ambiente externo, bem como manter o seu público interno estimulado para vencer os desafios institucionais propostos. As organizações vêm sofrendo pressões de seus diferentes públicos estratégicos e as relações públicas aparecem no cenário das organizações para ajudar a construir relacionamentos harmônicos e duradouros destas com os públicos dos quais depende sua sobrevivência. Para facilitar a tarefa, elas necessariamente devem influenciar nas políticas, nas estratégias e nas decisões tomadas nesse sentido.
&&&& Maria Aparecida Ferrari. Novos aportes das relações públicas para o século XXI. In: Comunicação e Sociedade, p. 57 (com adaptações).

As relações públicas desenvolvem basicamente dois tipos de planejamento: o primeiro, o planejamento de programas e projetos; e o segundo, o plano estratégico, elaborado a partir do primeiro e que vai determinar as ações voltadas para os públicos-alvo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

O maior desafio das organizações de hoje é ter a capacidade de responder eficazmente às ameaças e às oportunidades impostas pelo ambiente externo, bem como manter o seu público interno estimulado para vencer os desafios institucionais propostos. As organizações vêm sofrendo pressões de seus diferentes públicos estratégicos e as relações públicas aparecem no cenário das organizações para ajudar a construir relacionamentos harmônicos e duradouros destas com os públicos dos quais depende sua sobrevivência. Para facilitar a tarefa, elas necessariamente devem influenciar nas políticas, nas estratégias e nas decisões tomadas nesse sentido.
&&&& Maria Aparecida Ferrari. Novos aportes das relações públicas para o século XXI. In: Comunicação e Sociedade, p. 57 (com adaptações).

Nos processos de comunicação nas organizações, as mensagens tendem a ser públicas, abertas, preponderantemente unilaterais e com feedback limitado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

Descentralizar ou não a comunicação? No Brasil, como em todo o mundo, percebe-se o arrefecimento das oposições, o declínio geral da força dos parlamentos, ao mesmo tempo em que se observa o fortalecimento das estruturas tecnocráticas e do Poder Executivo. De certa forma, tais fenômenos conferem à comunicação o posicionamento de funil.
Gaudêncio Torquato. Tratado de comunicação. São Paulo. Ed. Thomsom. 2002.
Tendo como parâmetro o texto apresentado e suas implicações com os conceitos de público e opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Existe um grande sistema emissor, formado por governos (as estruturas tecnocráticas), políticos e grandes grupos econômicos, que transforma a malha de comunicação em esteira transmissora do pensamento das elites.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

Descentralizar ou não a comunicação? No Brasil, como em todo o mundo, percebe-se o arrefecimento das oposições, o declínio geral da força dos parlamentos, ao mesmo tempo em que se observa o fortalecimento das estruturas tecnocráticas e do Poder Executivo. De certa forma, tais fenômenos conferem à comunicação o posicionamento de funil.
Gaudêncio Torquato. Tratado de comunicação. São Paulo. Ed. Thomsom. 2002.
Tendo como parâmetro o texto apresentado e suas implicações com os conceitos de público e opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

O termo público designa um grupo de pessoas que estão envolvidas em uma dada questão, encontram-se divididas em suas posições e discutem a respeito do problema.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

A falta de dignidade ao retratar determinada situação de miséria reduz o pobre a um nível de objeto, o qual é meramente usado em uma causa, que pode até ser justa, mas não tem respeito pela criança desnuda, pela dor da mãe ou pela vergonha do pai.
A linha que divide a propaganda da instituição, no que tange à arrecadação de fundos e à dignidade do pobre, é tênue e pode ser facilmente confundida.
&&&& Monica Bonilha. Marketing para o terceiro setor. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2006, p. 160 (com adaptações).
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens seguintes.

As pesquisas de opinião mostram que as campanhas de utilidade pública devem mostrar imagens chocantes, desde que verdadeiras, para obter resultados positivos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

A falta de dignidade ao retratar determinada situação de miséria reduz o pobre a um nível de objeto, o qual é meramente usado em uma causa, que pode até ser justa, mas não tem respeito pela criança desnuda, pela dor da mãe ou pela vergonha do pai.
A linha que divide a propaganda da instituição, no que tange à arrecadação de fundos e à dignidade do pobre, é tênue e pode ser facilmente confundida.
&&&& Monica Bonilha. Marketing para o terceiro setor. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2006, p. 160 (com adaptações).
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens seguintes.

A transparência ao lidar com os recursos é parte indissociável da boa imagem da organização, principalmente porque o dinheiro, seja qual for sua fonte, a partir do momento em que é destinado a uma organização do terceiro setor, passa a ser público.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

A falta de dignidade ao retratar determinada situação de miséria reduz o pobre a um nível de objeto, o qual é meramente usado em uma causa, que pode até ser justa, mas não tem respeito pela criança desnuda, pela dor da mãe ou pela vergonha do pai.
A linha que divide a propaganda da instituição, no que tange à arrecadação de fundos e à dignidade do pobre, é tênue e pode ser facilmente confundida.
&&&& Monica Bonilha. Marketing para o terceiro setor. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2006, p. 160 (com adaptações).
Com referência ao tema do texto acima, julgue os itens seguintes.

Estão corretas as relações entre canais de comunicação e problemas mais comuns constantes na tabela abaixo. canais de comunicação problemas mais comuns entrevistas coletivas dificuldade no nível de expressão para clarificar temáticas técnicas para o grupo; interesses heterogêneos artigos pouca legibilidade; propensão ao hermetismo conceitual press-release ausência de exclusividade; enaltecimento da instituição; publicidade

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

A falta de dignidade ao retratar determinada situação de miséria reduz o pobre a um nível de objeto, o qual é meramente usado em uma causa, que pode até ser justa, mas não tem respeito pela criança desnuda, pela dor da mãe ou pela vergonha do pai.
A linha que divide a propaganda da instituição, no que tange à arrecadação de fundos e à dignidade do pobre, é tênue e pode ser facilmente confundida.
&&&& Monica Bonilha. Marketing para o terceiro setor. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2006, p. 160 (com adaptações).

Nas sociedades atuais, a comunicação tem valor econômico destacado e se tornou um meio de produção primário, porque, cada vez mais, trabalhar é manejar a informação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TCU - Analista de Controle Externo - Relações Internacio

Ano de 2007

A falta de dignidade ao retratar determinada situação de miséria reduz o pobre a um nível de objeto, o qual é meramente usado em uma causa, que pode até ser justa, mas não tem respeito pela criança desnuda, pela dor da mãe ou pela vergonha do pai.
A linha que divide a propaganda da instituição, no que tange à arrecadação de fundos e à dignidade do pobre, é tênue e pode ser facilmente confundida.
&&&& Monica Bonilha. Marketing para o terceiro setor. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2006, p. 160 (com adaptações).

Como produtora de significação, a comunicação organizacional é o comportamento simbólico de pessoas e das organizações.

A resposta correta é:

Filtro