Questões de Relações Econômicas Internacionais

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

Chamamos, hoje, de União Européia o que surgiu em 1957 como Mercado Comum Europeu, acordo firmado entre 6 países da Europa ocidental, integrados à ordem capitalista e à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que celebraram sua integração econômica por meio do Tratado de Roma. A idéia de criar um mercado comum na Europa surgiu como forma de "reservar" o mercado europeu para as empresas européias, os investimentos europeus para o capital europeu e enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. O Mercado Comum Europeu foi baseado em 2 experiências anteriores, quais foram elas?

a) O Nafta: união dos países americanos e a Otan: Organização do Tratado do Atlântico Norte, criada em 1990 entre os países continentais da europa ocidental para proteção militar do continente.
b) O Benelux: união aduaneira entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo e o Ceca: Comunidade Européia do Carvão e do Aço, criada em 1952 entre França, Itália e Alemanha Ocidental e Benelux, para "cartelizar" as reservas de carvão e o mercado do aço europeu.
c) A Belíndia: união econômica e tecnologia entre Bélgica e Índia e a Coca: Comunidade Central Anglo-saxônica, criada entre os países de origem anglo-saxônica, em 1957, para privilegiar o crescimento industrial do Reino Unido.
d) A ONU (Organismo das Nações Unidas) e na OMC (Organização Mundial do Comércio).
e) A USSR: união econômica de todas as repúblicas socialistas soviéticas e a Commonwealth of Nations, mercado comum criado entre as nações anglo-saxônicas, sob o comando da realeza britânica.

A resposta correta é:

Assunto Geral

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Ano de 2006

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de definição do problema e dos objetivos de pesquisa.

a) O corpo gerencial não deve definir um problema de maneira muito geral, devendo restringi-lo ao máximo e torná-lo excessivamente limitado, visando à sua eficácia.
b) Uma orientação superior do tipo "Descubra tudo o que puder sobre as necessidades dos compradores do veículo recém-lançado", suscita uma quantidade desnecessária de informações.
c) A pesquisa pode ser inibitória - cuja meta é demonstrar a real natureza do problema e sugerir possíveis soluções ou novas idéias.
d) A pesquisa pode ser causal - que procura determinar certas dimensões, tais como quantas pessoas instalariam um novo aparelho de MP4 em seu veículo por R$ 2.000,00.
e) A pesquisa pode ser descritiva - cujo propósito é testar a relação de causa e efeito.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

A efetiva pesquisa de marketing envolve as 5 etapas seguintes: definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados. Assinale a alternativa correta em relação à etapa de coleta de informações.

a) A fase de coleta de informações é geralmente a mais dispendiosa, porém menos sujeita a erros.
b) Quatro problemas podem surgir quando houver necessidade de levantamentos de informações: alguns entrevistados não estarão disponíveis e devem ser substituídos, outros se recusarão a cooperar, outros darão respostas tendenciosas ou desonestas, ou alguns entrevistadores poderão ser tendenciosos ou desonestos.
c) Os avanços tecnológicos recentes têm inibido o acesso que profissionais de marketing tinham sobre o impacto de anúncios e promoções de vendas sobre o volume comercializado.
d) A coleta de informações deve ser necessariamente feita sob a égide do contato pessoal direto. Só assim é possível obter informações de qualidade e avaliar o posicionamento emocional do consumidor.
e) Com o incremento das transações comerciais via Internet, torna-se desnecessária a pesquisa de marketing a partir de dados primários.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

A capacidade exportadora das empresas de pequeno e médio porte tem sido a prioridade das políticas de promoção, principalmente pelo forte potencial de crescimento dessas empresas. Uma das iniciativas de ajuda ao segmento exportador vem do Banco do Brasil, através do Programa de Geração de Negócios Internacionais (PGNI). Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

a) O PGNI é voltado exclusivamente para projetos de habitação em nações do terceiro mundo, em modelo de financiamento similar ao da Caixa Econômica Federal.
b) O programa inclui um conjunto de produtos e serviços, compreendendo desde a consultoria com indicação das melhores alternativas de negócios, até a concessão de linhas de financiamento.
c) O PGNI permite consulta da pauta de importações de determinado país e o fluxo financeiro de capitais, com dados dos últimos 20 anos.
d) O programa tem por objetivo principal a capacitação de mão-de-obra das empresas exportadores, com enfoque em redução e análise crítica de custos de produção.
e) A concessão das linhas de financiamento promovidas pelo PGNI só são possíveis mediante depósitos-caução em países estrangeiros considerados paraísos fiscais.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

As organizações de promoção comercial são entidades públicas ou privadas, cuja tarefa é facilitar a entrada de exportadores em mercados estrangeiros. O projeto de Centros Internacionais de Negócios é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria neste sentido. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

a) O projeto CIN é uma rede nacional, cujo endereço eletrônico é www.cin.org.br, que auxilia a empresa no processo de internacionalização. A rede é composta por Centros localizados em quase todos os Estados, apoiando as bases produtivas locais nos negócios internacionais.
b) O CIN está relacionado diretamente a projetos de liberação do comércio educacional, ou seja, internacionalização das instituições de ensino superior.
c) Na prática, o projeto CIN ficou restrito à FIESP e FIRJAN, por serem as únicas federações com capacidade para realização das teleconferências com o exterior (principal motivação para a criação do CIN).
d) Para que haja o processo de internacionalização das empresas brasileiras, é necessária autorização da Confederação Nacional da Indústria ou federação local para a transação de exportação através do CIN.
e) A iniciativa do CIN tende a tornar-se obsoleta quando da implementação oficial do NAFTA.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

As atividades de promoção comercial de exportações englobam, preferencialmente:

a) Relações públicas; vendas pessoais; promoção de vendas; marketing direto; feiras e eventos e patrocínios.
b) Relações públicas; propaganda; sorteios e marketing direto.
c) Feiras e eventos; brindes e marketing de relacionamento.
d) Novas tecnologias; vendas pessoais e promoção de vendas.
e) Patrocínios; sorteios; marketing direto e marketing de relacionamento one-to-one.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

Os profissionais de Relações Públicas são responsáveis por gerar uma publicidade favorável, por meio de press releases e outros instrumentos, que nada mais são do que:

a) formas de comunicação sem custos para veiculação.
b) propaganda.
c) merchadising.
d) peças de outdoors em lugares estratégicos.
e) endomarketing.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que não representa diretriz de Governo para a cooperação técnica brasileira.

a) Concentrar esforços em programas e projetos vinculados às prioridades nacionais de desenvolvimento do Brasil e dos países parceiros.
b) Enfatizar os programas e projetos de baixo impacto, a nível nacional, com o objetivo de evitar alterações na política macroeconômica.
c) Priorizar os projetos que possibilitem a criação de efeitos multiplicadores e que promovam mudanças duradouras.
d) Dar preferência a projetos que provoquem o adensamento das relações políticas, econômicas e comerciais entre o Brasil e os países parceiros.
e) Dar preferência a projetos que estejam inspirados nos conceitos de multilateralidade, universalidade e neutralidade, no caso de organismos internacionais.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

Pelo Termo de Referência elaborado pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), um APL deve ter a seguinte caracterização:

a) ter empreendimentos de mesmo porte no território e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.
b) ter um número significativo de empreendimentos no território e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança.
c) ter um amplo número de empreendimentos semelhantes no território nacional, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de sindicalismo classista.
d) ter um baixo número de empreendimentos no estado e de indivíduos que atuam em torno de uma única atividade produtiva, e que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de controle.
e) ser escolhido pelo governo brasileiro para representar as micro e pequenas empresas do seu setor no comércio internacional, e que compartilhe a liderança com as demais empresas do grupo.

A resposta correta é:

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Ano de 2006

Franca, estado de São Paulo, acabou se consolidando como um dos mais bem acabados exemplos de Arranjos Produtos Locais existentes no país e foi escolhida como um dos primeiros beneficiários do Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx). Conforme a definição do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o PEIEx é:

a) definido pelo comércio exterior brasileiro, como o centro de Inteligência Comercial exportadora e importadora do Brasil.
b) uma alternativa às ações da APEX-Brasil, não constituindo-se em programa de governo autorizado pela legislação vigente.
c) um sistema de resolução de problemas técnicos gerenciais e tecnológicos que visa incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial e estrutural em APLs selecionados.
d) um programa de trabalho que ajuda na redução do nível de incerteza das exportações e garante o crescimento da receita obtida no mercado externo com produtos e serviços brasileiros.
e) um programa de fomento às ações exportadoras das grandes montadoras instaladas no País, conforme modelo trazido da União Européia.

A resposta correta é:

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