Questões de Relações Econômicas Internacionais

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O modelo dos hiatos de qualidade, desenvolvido por Zeithmail, Berry e Parasuraman, serve como um mapeamento dos hiatos de qualidade - interrupções ou falhas da produção de qualidade - que ocorrem no processo de entrega do serviço. Foram mapeados 5 hiatos. O primeiro deles refere-se à percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

a) O excesso de informações em pesquisas focadas na qualidade do serviço podem causar o 1º hiato, descrito no enunciado.
b) O foco no relacionamento contribui para uma percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade.
c) Problemas de comunicação, apesar de serem comuns nas organizações, não afetam a qualidade do serviço.
d) O foco em novos consumidores, em vez do foco nos consumidores atuais, é ferramenta positiva de percepção de necessidades de melhoria de qualidade na execução do serviço.
e) A percepção imprecisa quanto às expectativas de qualidade pode ter sido gerada por pesquisa de marketing insuficiente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

As marcas variam quanto a seu poder e valor no mercado. Em um extremo estão marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores. Em outro, estão aquelas que possuem consumidores com alto grau de fidelidade à marca. Assinale a alternativa que não corresponde a possível comportamento de um consumidor padrão, em relação a uma marca de produto.

a) O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca.
b) O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca.
c) O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar de marca.
d) O cliente está satisfeito e valoriza a marca. Ele troca de marca sempre que há novidade no mercado.
e) O cliente é devotado à marca.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O Radar Comercial insere-se nas iniciativas da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do Governo Federal, que tem como uma das metas aumentar o número de empresas e produtos brasileiros no mercado internacional. O Radar Comercial funciona, ainda, como um instrumento do Núcleo de Inteligência Comercial da APEX-Brasil, que inicia uma nova forma de atuação voltada para a prospecção de mercados dinâmicos, dando maior objetividade aos projetos setoriais e demais atividades de promoção de exportações. Assinale a alternativa que não corresponde à característica ou vantagem do Radar Comercial.

a) O sistema dispõe de dados de importação de mais de 41 países, representando os mais representativos importadores do comércio mundial. Permite analisar cada mercado isoladamente, revelando para quais países o Brasil está vendendo abaixo da demanda e, portanto, explorando mal o seu potencial.
b) A pauta exportadora do país em foco é comparada com a pauta importadora brasileira, extraindo-se daí os produtos coincidentes. Para uma análise mais aprofundada, são escolhidos os produtos que apresentam maior possibilidade de incremento nas terras brasileiras.
c) O estudo de cada país contém dados geográficos, econômicos e do setor externo, além de endereços de órgãos e entidades relacionadas com as atividades do comércio exterior.
d) O estudo de cada país permite verificar a pauta de produtos coincidentes, classificados quanto ao dinamismo, performance e valor do potencial a ser explorado. E ainda, o valor das importações totais do país em estudo, o quanto e o que comprou do Brasil.
e) O banco de dados informa quais os principais fornecedores para o país em análise, medidas tarifárias e não tarifárias vigentes, bem como os preços médios praticados nas importações totais, nas exportações do Brasil para o país e nas exportações do Brasil para o mundo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que visa formular estratégias para melhorar a posição competitiva da organização em fase de ambientes instáveis e incertos. Ele exige, além de técnica, intuição, experiência e julgamento. Uma das etapas do planejamento estratégico é a identificação dos fatores-chave de sucesso. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

a) Na etapa de identificação dos fatores-chave de sucesso, os responsáveis por cada ação são determinados. Os fatores-chave de sucesso devem levar em consideração os objetivos.
b) A identificação dos fatores-chave de sucesso faz parte da sensibilização, da conscientização da necessidade do planejamento estratégico.
c) Os fatores-chave de sucesso são determinados pelo meio ambiente no qual a organização está inserida e dizem respeito às características necessárias para a organização ter sucesso no ramo em que atua.
d) É nos fatores-chave de sucesso que a organização deve evitar dispender muitos esforços e recursos, pois eles já devem ser de domínio absoluto da organização.
e) Quando se faz a identificação dos fatores-chave de sucesso, tem-se a real situação da organização em termos sistêmicos.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O planejamento estratégico deve conduzir à ação e construir uma visão compartilhada baseada em valores. Assinale a alternativa que não corresponde à característica do planejamento estratégico.

a) É baseado na qualidade dos dados.
b) Requer uma abertura ao questionamento do status quo.
c) É focalizado externamente e sensível ao ambiente externo.
d) Deve ser realizado com regularidade nas organizações e freqüência mensal.
e) É um processo participativo no qual toda a organização divide sua propriedade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

Um plano de negócios não se encerra com o início de sua implementação. É preciso avaliar o andamento de cada passo do processo, e para tanto são necessários(as):

a) impressão de relatórios em alto volume e freqüência cada vez mais constante.
b) reuniões periódicas de acompanhamento.
c) visitas de auditoria, para fiscalização das ações dos executores do projeto.
d) rodízios entre as coordenações, visando formação holística da liderança.
e) desembolsos diários para pagamento dos fornecedores.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O posicionamento do produto é elemento crucial no processo mercadológico. Afinal, posicionamento é o modo como o consumidor percebe o produto, é a informação que fica na mente das pessoas. Um correto plano de negócios para promoção de produto(s) no exterior deve levar em conta essa necessidade. Uma das formas de se obter informação adequada para definição do posicionamento do produto é:

a) sugerir eventos promocionais de degustação junto aos funcionários da empresa exportadora.
b) visitar os organismos internacionais de promoção comercial, para obter informações sobre a logística de transporte dos produtos.
c) revisar toda a definição do composto de marketing, ou seja, os 4 P´s.
d) lançar o produto sem definição de posicionamento e ajustá-lo, posteriormente, conforme a demanda.
e) a análise, feita por profissionais de marketing, da comunicação dos produtos concorrentes, em comparação com o produto a ser exportado.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

Qual o programa do governo que foi criado com o objetivo central de gerar novas empresas exportadoras ou ampliar a capacidade das que já atuam no mercado internacional, por meio da adequação tecnológica dos seus produtos a exigências de mercados específicos?

a) PROGEX - Programa de Apoio Tecnológico à Exportação.
b) PROEX - Programa de Financiamento às Exportações de Bens e Serviços.
c) FGPC - Fundo de Garantia para Promoção da Competitividade.
d) EXPORT NOTE.
e) SUPPLIER"S CREDIT.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" - algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.

a) Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.
b) Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.
c) Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.
d) Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.
e) Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FUNIVERSA

APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos

Ano de 2006

José foi designado para acompanhar e liderar uma missão de empresários brasileiros à China para negociar. É a primeira vez que José tem contato com os chineses, mas mesmo assim não o prepararam como deviam. Qual dos itens abaixo poderá criar problemas e embaraços para José durante as negociações?

a) Gastronomia; pontualidade; roupas; religião.
b) Relacionamento formal; falta de cultura; idioma; higiene.
c) Modo de andar; tom de voz; planejamento da negociação.
d) Cartões de visita; fator tempo; coletivismo x individualismo; falta de conhecimento da história da China; loose face; hierarquia.
e) Modo de comer; modo de cumprimentar; descendência familiar; postura.

A resposta correta é:

Filtro