Questões de Relações Econômicas Internacionais
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
APEX-Brasil - Consultor Júnior - Projetos
Ano de 2006
Localizado na Basiléia, Suíça, esse banco foi fundado em 1930 com a finalidade de promover a cooperação dos Bancos Centrais dos países, buscando oportunidades para financiar as atividades entre os governos e servir de agente na transferência de pagamentos entre os países associados. Assinale a alternativa que indica a instituição descrita no enunciado.
a) BIS - Bank for Internacional Settlements.
b) BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento.
c) BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.
d) BMF - Banco Internacional de Mercadoria & Futuros.
e) BBC - British Banking Council.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
Os produtos importados pelo Brasil, em oitenta por cento (80%) das operações, têm seus respectivos embarques efetivados via marítima através principalmente do porto de Santos. Para efeito de jurisdição aduaneira, tais locais de desembaraço são chamados de:
a) zonas especiais de liberação aduaneira.
b) zonas primárias.
c) zonas francas.
d) zonas secundárias
e) repartições aduaneiras.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
Considere que uma determinada empresa brasileira pleiteie, junto à autoridade competente no Brasil, a importação de partes e peças de máquinas objetivando compor um produto final destinado a exportação a países membros do Mercosul. Tal operação é conhecida como:
a) Operação Triangular de Exportação.
b) Drawback isenção.
c) RECOF.
d) Drawback suspensão.
e) admissão temporária para aperfeiçoamento ativo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
O conflito está presente em todas as negociações. Se não há conflito, não há negociação. Negociar, portanto, é solucionar conflitos e, superar impasses. O negociador deve perceber os conflitos a tempo, e efetuar correto diagnóstico da situação, impedindo que assumam proporções que dificultem a sua solução. O bom negociador é aquele que:
a) respeita o impasse, pois a opinião é um direito de cada negociador; faz concessões para evitar mais conflitos; aceita que é difícil detectar o real motivo do impasse e procura outras soluções que aliviem a pressão dos oponentes, mesmo que não resolva completamente o conflito.
b) não perde tempo detectando o que levou ao impasse, pois o importante é neutralizá-lo.
c) não tem receio de impasse; analisa o impasse; identifica o impasse; cria alternativas para sair do impasse; controla as ações para resolver o impasse e mantém as soluções encontradas.
d) não identifica o impasse; na incapacidade de resolvê-lo, você tenta minimizá-lo e recua na solução do conflito.
e) é enérgico com os participantes do conflito, pois dessa maneira eles tentarão chegar a um consenso.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
Sun Tzu em a Arte da Guerra disse: "Conhecendo a si mesmo e o inimigo, você poderá enfrentar centenas de batalhas sem correr riscos. Conhecendo a si mesmo e não o inimigo, você reduzirá pela metade a chance de vitória. Se você não conhecer a si mesmo e nem o seu inimigo, a batalha resultará em derrota." Regra de Ouro da Negociação: Identifique o perfil de comportamento do seu oponente. Um negociador do perfil pragmático (usa mais a razão e é rápido para tomar atitudes), possui quais características principais?
a) Formalidade; gestos assertivos, poucos papéis na mesa; vai direto ao assunto; pode se mostrar obstinado.
b) Organizado; metódico; precisa de muita informação; tom de voz constante.
c) Procura sempre vantagens e desvantagens nas propostas; busca a perfeição.
d) Forte intuição; não vai direto ao assunto; alta inflexão de voz; vários interesses além da negociação.
e) Gestos bruscos; facilidade de comunicação; empatia; avaliações subjetivas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet, denominado ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) foi desenvolvido com vistas a modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação dos dados estatísticos das exportações e importações brasileiras. O ALICE-Web é atualizado mensalmente, quando da divulgação da balança comercial, e tem por base os dados obtidos a partir do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), sistema que administra o comércio exterior brasileiro. Assinale a alternativa que não representa módulo de pesquisa do Sistema.
a) Exportação brasileira (de 1996 em diante) : pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.
b) Importação brasileira (de 1950 a 1996): pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.
c) Importação brasileira (de 1996 em diante) : pesquisa detalhada, de acordo com as variáveis de consulta.
d) Balança Comercial (de 1996 em diante) : série histórica dos totais mensais das exportações e importações por países, blocos econômicos, mercadoria (NCM), capítulo e unidade federativa.
e) Tabelas Auxiliares: pesquisa por código e/ou nome de todas as tabelas do sistema: mercadorias, país, unidade federativa, porto, via de transporte, importador/exportador ou bloco econômico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2006
O relacionamento entre empresas é um dos fenômenos empresariais de maior crescimento na atualidade. As estratégias de relacionamento entre empresas no mercado internacional permitem que uma organização possa ampliar seu conjunto de recursos e capacidades necessários à obtenção de uma alta performance nesses mercados. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.
a) O ambiente competitivo do comércio internacional inibe a formação de relacionamentos empresariais motivados pela desconfiança e possibilidade de vazamento de informações estratégicas.
b) A aquisição de novas tecnologias, a conquista de novos clientes estrangeiros e a definição e organização do canal de marketing internacional são temas que devem ser discutidos sempre com a presença dos órgãos governamentais de fomento à exportação, com forma de evitar conflito entre as empresas.
c) Os relacionamentos empresariais no mercado internacional oferecem a oportunidade de a empresa concentrar seu foco nas suas competências essenciais enquanto consegue, por meio das parcerias, os outros elementos de sua oferta competitiva.
d) Os acordos relativos à produção e logística pretendem, normalmente, reduzir o volume da atividade da organização, fazendo com que ela substitua a economia de escala pela economia de nichos.
e) Nos relacionamentos empresariais no mercado internacional, novas habilidades e processos devem ser eliminados, evitando assim conflitos entre as instituições motivadas por inovações não contempladas quando da assinatura dos termos de parcerias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional (Kotler, 1994). O licenciamento consiste em um acordo contratual entre o licenciador (quem transfere o direito) e o licenciado (quem adquire o direito) para a utilização de tecnologias, uso de um processo de produção, marcas, patentes, serviços de consultoria e assistência comercial, mediante o pagamento de royalties. Apesar de ser, geralmente, a forma menos lucrativa para entrar em um mercado, ainda assim, é:
a) difícil agir comercialmente de outra maneira em países do leste europeu.
b) mais vantajoso que o uso de joint ventures, pois pode haver aquisição de tecnologia de vanguarda.
c) possível a mudança de regime contratual para possibilitar mais receitas.
d) uma maneira legítima de explorar uma propriedade intelectual nos mercados estrangeiros.
e) preciso verificar se existe mão-de-obra disponível no país exportador da tecnologia para consumo dos novos bens produzidos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca FUNIVERSA
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Ano de 2006
O embasamento de uma estratégia de criação de uma mentalidade exportadora deve ser amparado por informações de qualidade, orientando a tomada de decisões no esforço de abertura de novos mercados. Inteligência competitiva nesse caso é fundamental, pois:
a) ajuda a evitar que o entusiasmo gerado pelo esforço exportador se paute apenas pelas experiências acontecidas.
b) os métodos agressivos de prospecção comercial devem ser do tipo "tanto bate até que fura".
c) estudos panorâmicos contribuem para uma percepção exata da cultura de um país e seu potencial de consumo em determinadas áreas.
d) o mais importante na criação de uma mentalidade exportadora é o treinamento em técnicas de negociação dos executivos nacionais.
e) o relacionamento entre países é baseado em diplomacia, cujos fundamentos estão estabelecidos há décadas e o relacionamento político não contribui efetivamente para as relações comerciais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
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Ano de 2006
A necessidade de informações torna-se algo fundamental em unidades de Inteligência Competitiva. Qualquer visita comercial a um país ou a organização de eventos deve ser subsidiada com estudos técnicos. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.
a) O conhecimento da cultura do país destino deve ser sempre privilegiado. O visitante deve sempre buscar informações detalhadas não só sobre as etnias dominantes, mas sobre todas as castas e etnias habitantes daquele país.
b) Estudos técnicos devem sempre ser preparados contendo todas as informações do país, independente de serem relevantes ou não para o momento. Informações não relevantes podem tornar-se o principal obstáculo à negociação entre os países.
c) Em alguns casos, a necessidade de informações pode ser satisfeita com um simples relatório. Em outros, devem ser feitos estudos mais detalhados.
d) Todos os estudos técnicos devem conter minúcias sobre os usos e costumes do povo, regras comerciais e nomes dos compradores potenciais de todas as mercadorias no país em questão.
e) Toda visita a um país deve ser precedida de estudos minuciosos sobre o potencial de oportunidades daquela nação e sua pauta de importações.
A resposta correta é: