Questões de Relações Econômicas Internacionais

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

No atual contexto internacional, os estados assumem compromissos mútuos de várias maneiras, entre os quais a assinatura de acordos e a participação em organizações internacionais. Entre os compromissos assumidos pelo Governo brasileiro pode-se relacionar:

a) a Área de Livre Comércio da América do Sul, compatível com os compromissos assumidos no âmbito da OMC e da ALCA.
b) a outorga de concessões comerciais, no âmbito do Sistema Global de Preferências Comerciais (SGP
C), a outros países membros também integrantes do Grupo dos 77.
c) a vinculação dos empréstimos obtidos junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) às negociações comerciais empreendidas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que ambos integram o Sistema de Bretton Woods.
d) o compromisso de aceitação da prevalência das regras da OMC sobre as do Mercosul no que diz respeito aos temas tratados pelo Acordo sobre Medidas de Investimentos Relacionados ao Comércio (TRIMS).
e) a oferta de vantagens no acesso ao mercado brasileiro dos produtos agrícolas oriundos dos países que integram a Comunidade Andina das Nações (CAN).

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

Sobre a Teoria das Vantagens Comparativas no Comércio Internacional, é correto afirmar o seguinte:

a) ao se considerar a eficiência produtiva dos países "A" e "B", para que o país "A" aproveite os ganhos de vantagem comparativa ao produzir um bem ou serviço específico, ele precisa possuir vantagem absoluta na produção do mesmo bem em relação a "B".
b) no modelo de Ricardo, as condições de demanda interna condicionam os preços internos antes da abertuda do mercado, já que tais preços são apenas parcialmente determinados pelo fator trabalho.
c) depois da abertura do mercado torna-se interessante para o país "A" comprar um bem ou serviço do país "B", que o produza a custo menor do que "A", visto que "A" passa a poder empregar sua mão-de-obra na produção de outros bens ou serviços, em que tenha alguma vantagem comparativa.
d) mesmo sabendo-se os valores dos preços de mão-de-obra e os requisitos de trabalho inerentes à produção de um bem específico em dois países, não se pode utilizar a taxa de câmbio como parâmetro de comparação dos preços nos dois países, visto que as estruturas produtivas encerram distorções na formação de preços.
e) uma vez observada a abertura de mercados, a especialização da produção engendrada pelas vantagens comparativas passa a constituir novo incentivo ao aumento do comércio internacional, produzindo benefícios para todos os participantes dos mercados competitivos sempre que os preços relativos dos bens comercializados forem iguais aos que se observariam na ausência do comércio.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

Com base nas novas teorias de comércio internacional, é correto afirmar, a respeito da relação entre comércio internacional e preços dos fatores de produção, com implicações para a distribuição de renda:

a) o aumento de riqueza ocasionado pela liberalização comercial produz, cedo ou tarde, maior distribuição de renda, motivo pelo qual o pensamento neoliberal defende a remoção de barreiras ao comércio.
b) a abertura do mercado ocasiona o aumento do preço relativo do fator trabalho em uma economia em que este fator seja abundante e reduz o seu preço na economia em que o fator capital seja relativamente abundante.
c) a especialização das economias em setores nos quais possuem vantagens comparativas engendra o abandono de atividades outrora realizadas em tais economias, produzindo desemprego e, no longo prazo, aumento nas disparidades de renda entre os mais ricos e os mais pobres.
d) a abertura do mercado ocasiona a redução do preço relativo do fator trabalho em uma economia em que este fator seja abundante e aumenta o seu preço na economia em que o fator capital seja relativamente abundante.
e) a abertura do mercado ocasiona a redução do preço relativo do fator trabalho tanto em uma economia em que este fator seja abundante quanto na economia em que o fator capital seja relativamente abundante.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal

Ano de 2002

Sobre uma mercadoria que foi reimportada é correto afirmar que:

a) tendo sido importada pelo país A, foi exportada para um outro país, que não o de origem da mercadoria, sem ter sofrido qualquer transformação.
b) tendo sido produzida no país A, foi exportada ao país B, tendo, em seguida, sido importada deste por um terceiro país.
c) tendo sido produzida no país A, foi exportada ao país B, onde sofreu transformação.
d) tendo sido importada pelo país A, nele sofreu transformação e foi, em seguida, exportada para um segundo país.
e) tendo sido produzida no país A, foi exportada para o país B onde sofreu transformação, após o que retornou ao país de origem.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal

Ano de 2002

A operação cambial que possibilita aos investidores protegerem-se, por tempo determinado, de eventuais perdas ocasionadas por variações do câmbio, e também empregada para obter recursos em moeda estrangeira a serem usados para financiar exportações, realizar aplicações ou investimentos, envolvendo a compra ou venda de câmbio pronto contra a compra ou venda simultânea de câmbio futuro denomina-se:

a) swap
b) dual pricing
c) arbitragem de dois pontos
d) especulação cambial
e) arbitragem de três pontos

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

O Balanço de pagamentos de um país resume as informações relativas a suas transações com o resto do mundo. Construído em conformidade com o princípio de dupla entrada, registra-se cada transação duas vezes, uma vez como crédito, a outra como débito. Entre as opções abaixo, está correta a que registra:

a) a venda de serviços de turismo a estrangeiros como débito na conta corrente e como crédito na conta de capital.
b) a compra de equipamentos estrangeiros como crédito na conta corrente e como débito na conta de capital.
c) a contratação de empréstimos no exterior como crédito no componente serviços da conta de transações correntes e como débito no componente divisas da conta de capital.
d) o empréstimo realizado pelo BNDES Exim a firma estrangeira que compre automóveis fabricados no Brasil como crédito no componente divisas da conta de capital e como débito no componente exportação de bens na conta de transações correntes.
e) o pagamento, por firma brasileira, da construção de uma fábrica sua no exterior como débito no componente investimento da conta de capital e como crédito no componente de divisas na conta de capital.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

Com base no conhecimento econômico contemporâneo a respeito do comércio internacional e subsídios a exportações, pode-se dizer que:

a) subsídios a exportações produzem resultados positivos em uma economia nacional e na economia internacional, na medida em que implicam expandir as exportações líquidas e, com isso, aumentar o PIB nacional, por conseguinte o global, no longo prazo.
b) subsídios a exportações podem produzir resultados positivos em uma economia nacional no curto prazo, por expandir as exportações líquidas, mas, no longo prazo, implicam distorções que dificultam a alocação eficiente de fatores de produção tanto internamente como, dependendo do tamanho da economia, em âmbito global.
c) subsídios a exportações podem produzir resultados positivos em uma economia nacional no curto prazo, por expandir as exportações líquidas; além disso, encerram incentivos à formação bruta de capital, assegurando o crescimento no longo prazo.
d) subsídios a exportações contribuem para o crescimento do PIB mundial no curto e no longo prazo, por implicarem o aumento das exportações brutas. Uma vez expandido o produto global, a distribuição dos benefícios dá-se de forma homogênea, em função inversa aos subsídios concedidos.
e) subsídios a exportações contribuem para o crescimento do PIB apenas no curto prazo, por implicarem o aumento das exportações líquidas; no longo prazo, são eficazes apenas indiretamente, por atraírem investimentos estrangeiros, usualmente alocados a economias cujos governos estabelecem rígidos controles sobre os fluxos comerciais e financeiros sob sua jurisdição.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal

Ano de 2002

Segundo as teorias de integração econômica, a liberalização do comércio entre um número restrito de países produz efeitos comerciais e econômicos que permitem avaliar o desempenho, desde o ponto de vista da eficiência econômica, dos acordos regionais. A esse respeito, é correto afirmar que a integração regional é economicamente benéfica se:

a) preponderar o desvio de comércio e os efeitos estáticos.
b) os efeitos estáticos suplantarem os efeitos dinâmicos.
c) ocorrerem efeitos dinâmicos, independentemente dos efeitos sobre o comércio.
d) prevalecer a criação sobre o desvio de comércio e ocorrerem efeitos dinâmicos.
e) houver criação de comércio somente.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

MDIC - Analista de Comércio Exterior

Ano de 2002

A respeito dos processos de industrialização por substituição de importações é correto afirmar o seguinte:

a) historicamente, tais processos favoreceram o desenvolvimento tecnológico em escala global, já que as economias mais atrasadas alcançam condições para desenvolver indústrias que passarão a competir com as das economias desenvolvidas.
b) no que concerne às políticas públicas implementadas pelos governos, assemelham-se aos processos de industrialização baseados em atividades orientadas para exportações. Diferenciam-se apenas pela ênfase na diversificação da pauta de importações.
c) mostraram-se eficientes ao longo do século XX, como ilustra o desempenho dos chamados "Tigres Asiáticos".
d) aceitando-se que podem ser bem sucedidos, implicam a necessidade da opção, pela sociedade que os implementam, de financiar um setor econômico específico, uma vez que requerem a imposição de políticas que distorcem, a um tempo, os fluxos comerciais e a alocação eficiente dos fatores de produção internos.
e) para que sejam implementados inteiramente, requerem a efetiva realização de uma reforma agrária.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca ESAF

Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal

Ano de 2002

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi estabelecida em 1980, sucedendo à Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC). Ao longo de pouco mais de duas décadas de funcionamento, a ALADI logrou estabelecer:

a) uma área de preferências tarifárias alcançando a totalidade dos países-membro.
b) uma área de livre comércio que alcança apenas o comércio de bens e da qual participam todos os países-membro.
c) uma união aduaneira da qual participam todos os países-membro, exceto Cuba.
d) um mercado comum com várias disciplinas ainda por serem aperfeiçoadas, do qual tomam parte apenas os países que integram iniciativas sub-regionais de integração, a exemplo do Mercado Comum do Sul (Mercosul)
e) uma união econômica que envolve apenas os países de maior desenvolvimento relativo pertencentes à Associação.

A resposta correta é:

Filtro