Questões de Relações Econômicas Internacionais
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Em um regime de câmbio flutuante, a formação da taxa de câmbio responde a diferentes fatores relacionados ao funcionamento das economias nacionais e da economia internacional. Entre esses fatores, incidem de forma direta na formação da taxa de câmbio:
a) a relação entre os preços domésticos e as taxas de juros internacionais.
b) a relação entre a demanda monetária agregada e o nível de reservas internacionais do país.
c) a oferta monetária do país, a relação entre a oferta e a demanda por moeda estrangeira e a relação entre taxas de juros domésticas e taxas de juros internacionais.
d) o produto interno, a oferta monetária doméstica e a demanda externa pela moeda nacional.
e) os desequilíbrios da conta de transações correntes e o comportamento da produção e das taxas de juros no mercado doméstico.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MDIC - Analista de Comércio Exterior
Ano de 2002
O Sistema Geral de Preferências (SGP) consiste em um conjunto de regras que oferece aos países em desenvolvimento condições preferenciais de acesso aos mercados de países desenvolvidos. A seu respeito, é correto afirmar que:
a) entre as exigências feitas pelos países outorgantes com que devem cumprir os países beneficiários do SGP estão: i) que o produto seja transportado diretamente do país beneficiário exportador para o país outorgante importador; e ii) que se apresente à alfândega do país outorgante um certificado de origem específico, em conformidade com as regras de origem estabelecidas pelos países outorgantes.
b) entre as exigências feitas pelos países outorgantes com que devem cumprir os países beneficiários do SGP estão: i) que o produto seja originário do país beneficiário exportador; e ii) que o produto seja transportado diretamente do país beneficiário exportador para o país outorgante importador por transportador com bandeira deste ou de outro país outorgante do SGP
c) os países outorgantes beneficiam com a redução total ou parcial do imposto de importação produtos industriais que constem em suas listas positivas ou que não estejam expressamente mencionados em suas listas negativas, não havendo concessões relativas a produtos agrícolas.
d) entre as exigências feitas pelos países outorgantes com que devem cumprir os países beneficiários do SGP estão: i) que o produto seja originário do país beneficiário exportador; e ii) que o produto tenha alguma vez constado nas listas de mercadorias com direito aos benefícios do SGP publicadas pelos países outorgantes desde a vigência do SGP.
e) os países outorgantes beneficiam com a redução total ou parcial do imposto de importação produtos industriais que constem em suas listas positivas, visto que o objetivo principal do SGP consiste em fomentar a industrialização das economias menos desenvolvidas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MDIC - Analista de Comércio Exterior
Ano de 2002
A gradual evolução do processo de construção da União Européia conduziu à unificação monetária dos países que atenderam aos critérios de convergência matéria de políticas monetária e fiscal estabelecidos no Tratado de Maastricht. Entre estes critérios destacam-se os compromissos referentes a:
a) índices de inflação, taxas de câmbio, taxas de juros e índices de desemprego, todos medidos em função dos melhores resultados alcançados pelos países envolvidos no processo de unificação monetária.
b) índices de inflação, taxas de câmbio, taxas de juros e índices de desemprego, todos medidos em função dos melhores resultados alcançados pelos países membros das Comunidades Européias.
c) índices de inflação, taxas de câmbio, taxas de juros e déficits fiscais, todos medidos em função dos melhores resultados alcançados pelos países envolvidos no processo de unificação monetária.
d) índices de inflação, taxas de câmbio, taxas de juros e déficits fiscais, todos medidos em função dos melhores resultados alcançados pelos países membros das Comunidades Européias.
e) índices de inflação, taxas de câmbio, taxas de juros e índice de concentração de renda, todos medidos em função dos melhores resultados alcançados pelos países envolvidos no processo de unificação monetária.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
MDIC - Analista de Comércio Exterior
Ano de 2002
Entre as etapas mais relevantes do processo de criação do Mercado Comum do Sul - MERCOSUL, está a assinatura do Protocolo Adicional ao Tratado de Assunção sobre a Estrutura Institucional do Mercosul, conhecido como o Protocolo de Ouro Preto, firmado aos 17 de dezembro de 1994. A seu respeito é correto afirmar que:
a) deu origem ao Conselho do Mercado Comum e ao Grupo do Mercado Comum, principais instâncias institucionais do Mercosul.
b) ao levar adiante a decisão de constituir uma união aduaneira, aprofundou o processo de integração do Mercosul, obrigando os governos dos estados-parte a coordenar suas políticas macroeconômicas pertinentes à gestão do déficit fiscal e da busca de estabilidade de preços.
c) instituiu a Comissão de Comércio do Mercosul e a Secretaria Administrativa do Mercosul, e conferiu ao Conselho do Mercado Comum a faculdade de criar órgãos auxiliares, nos termos do mesmo Protocolo, considerados necessários à consecução dos objetivos do processo de integração.
d) ao instituir a representação proporcional ao número de habitantes na Comissão Parlamentar Conjunta, atendeu parcialmente aos reclamos de que haveria um "déficit democrático" no Mercosul, criando as condições para que tal Comissão evolua no sentido de se tornar um parlamento regional, a exemplo do que hoje é o Parlamento Europeu.
e) ao instituir alguns órgãos e especificar as funções de outros, avançou no desenho institucional do Mercosul, reduzindo sua dimensão intergovernamental e favorecendo a integração das economias, em particular ao prover um eficaz mecanismo de solução de controvérsias comerciais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
A Associação Latino Americana de Integracão (ALADI) foi criada em 1980 com o objetivo de estabelecer, em forma gradual e progressiva, um mercado comum latino-americano com base em
a) acordos de cooperação setorial.
b) uma união aduaneira.
c) uma união econômica.
d) área de livre comércio.
e) uma área de preferências econômicas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
A recente introdução do Euro como moeda comum entre doze dos quinze países membros da União Européia representou importante avanço em direção à formação de um/uma
a) mercado comum
b) união aduaneira
c) zona de preferências tarifárias
d) área de livre comércio
e) união econômica total
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
O Acordo de Livre Comércio da América do Norte, quando comparado ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), configura iniciativa
a) de natureza, forma e objetivos coincidentes com os do bloco do Cone Sul.
b) mais abrangente e profunda, por envolver a livre circulação dos fatores de produção.
c) de integração econômica menos profunda por limitar-se à liberalização do comércio de bens e de serviços.
d) mais abrangente por constituir uma união aduaneira.
e) cujos objetivos são contrários aos do Mercosul.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Sobre variações das taxas de câmbio no contexto do sistema de Bretton Woods é correto afirmar-se que:
a) resultavam de alterações do valor do dólar norte-americano associadas aos níveis das reservas de ouro do Tesouro dos Estados Unidos.
b) eram permitidas em margens muito estreitas e associavam-se aos pontos do ouro, tal como praticadas anteriormente sob o padrãoouro, e à eventual necessidade de correção de graves desequilíbrios nas contas externas.
c) ocorriam automaticamente quando se alterava a paridade do poder de compra entre quaisquer pares de moedas.
d) não eram permitidas, uma vez que o valor das moedas estava definido em termos de uma quantidade de dólar norte-americano e o valor deste correspondia a uma quantia fixa de ouro, o que propiciou estabilidade cambial até a ruptura do sistema no início dos anos setenta.
e) ocorriam em razão da relação entre taxas de juros e preços internos, de um lado, e as taxas de juros internacionais e a inflação mundial, de outro, permitindo o ajuste automático entre os setores interno e externo das economias.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
No que diz respeito ao equilíbrio do balanço de pagamentos, um país que apresente déficit na conta de transações correntes deve produzir:
a) superávit na balança comercial
b) déficit na conta de capital
c) superávit na conta de serviços
d) superávit na conta de capital
e) déficit na conta de serviços
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Segundo a teoria clássica do comércio internacional, na concepção de David Ricardo, o comércio entre dois países é mutuamente benéfico quando:
a) cada país especializa-se na produção de bens nos quais possa empregar a menor quantidade de trabalho possível, independentemente das condições de produção e do preço dos mesmos bens no outro país, o que permitirá a ambos auferir maiores lucros com a exportação do que com a venda daqueles bens nos respectivos mercados internos.
b) intercambiam-se bens em cuja produção sejam empregadas as mesmas quantidades de trabalho, o que lhes permite auferir ganhos em virtude de diferenças, entre esses mesmos países, na dotação dos demais fatores de produção.
c) ambos países produzem os bens necessários para o abastecimento de seus respectivos mercados, obtendo lucros adicionais com a exportação dos excedentes gerados.
d) cada país especializa-se na produção daqueles bens em que possua vantagem relativa, importando do outro aqueles bens para os quais o custo de oportunidade de produção interna seja relativamente maior.
e) a capacidade relativa de produção entre ambos países for semelhante, o que os leva a procurar obter vantagens absolutas e assim obter ganhos com o comércio mediante a exportação dos excedentes de produção.
A resposta correta é: