Questões de Relações Econômicas Internacionais
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Sobre o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), é correto afirmar que:
a) foi criado após a Segunda Guerra Mundial para auxiliar os países da Europa Ocidental e Central que foram devastados pela guerra.
b) foi criado em seguida à Segunda Guerra Mundial e representou, ao lado do Fundo Monetário Internacional e do Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas (GATT), um dos pilares fundamentais do Sistema de Bretton Woods.
c) foi criado para apoiar o desenvolvimento dos países que se tornaram independentes com o desmoronamento da ex-União Soviética e com a divisão da ex-Iuguslávia e da ex- Thecoslováquia.
d) é instituição européia criada no final dos anos sessenta para apoiar e estimular laços econômicos entre os países da Europa Ocidental e suas ex-colônias na África e na América Latina.
e) foi criado para auxiliar os países da Europa Central e Oriental em sua transição para economias de mercado no início dos anos noventa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
A volatilidade dos capitais tem sido apontada como um dos principais fatores a explicar as crises financeiras que vêm ocorrendo regularmente, em diferentes partes do mundo, desde meados dos anos noventa. Entre as dificuldades de ordem econômica induzidas pelos capitais voláteis estão:
a) alta dos preços e pressões sobre o câmbio.
b) depreciação do valor dos títulos oficiais e aumento da dívida externa.
c) instabilidade cambial e maiores oscilações dos preços de ativos financeiros.
d) desaceleração econômica e aumento da dívida externa.
e) retração dos investimentos e aumento do déficit público.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Em relação ao sistema padrão-ouro, tal como praticado anteriormente à Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que
a) as taxas de câmbio eram fixas, uma vez que o valor das moedas estava definido em uma quantidade específica de ouro.
b) as moedas, embora lastreadas nas reservas de ouro depositadas nos Bancos Centrais, tinham seu valor estipulado em libras esterlinas.
c) as taxas de câmbio oscilavam acompanhando o nível das reservas de ouro do país.
d) a garantia do valor do meio circulante estava associada às reservas de moeda estrangeira no Banco Central.
e) as moedas não eram conversíveis em ouro, mas seu valor era definido de acordo com a oferta daquele metal precioso no mercado internacional.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Com relação às práticas protecionistas, tal como observadas nas últimas cinco décadas, é correto afirmar-se que:
a) assumiram expressão preponderantemente não-tarifária à medida que, por força de compromissos multilaterais, de acordos regionais e de iniciativas unilaterais, reduziram-se as barreiras tarifárias.
b) voltaram a assumir expressão preponderantemente tarifária em razão de compromisso assumido no âmbito do Acordo Geral de Comércio e Tarifas (GATT)) de tarificar barreiras não-tarifárias, com vistas à progressiva redução e eliminação futura das mesmas.
c) encontram amparo na normativa da Organização Mundial do Comércio (OMC), quando justificadas pela necessidade de corrigir falhas de mercado, proteger indústrias nascentes, responder a práticas desleais de comércio e corrigir desequilíbrios comerciais.
d) recrudesceram particularmente entre os países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na segunda metade dos anos noventa, em razão da desaceleração das taxas de crescimento de suas economias.
e) deslocaram-se do campo estritamente comercial para vincularem-se a outras áreas temáticas como meio ambiente, direitos humanos e investimentos.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Sobre a natureza e o papel das alfandêgas no comércio internacional, é correto afirmar que:
a) são autarquias que zelam pela observância das leis e regulamentos comerciais, particularmente no que concerne ao recolhimento de tributos federais aplicáveis à entrada, à saída e à movimentação de bens no território aduaneiro.
b) estão vinculadas aos governos e são responsáveis pela arrecadação dos direitos e taxas que incidem sobre as exportações e importações, bem como pela administração de leis e regulamentos relativos à importação, ao trânsito e à exportação de mercadorias.
c) são instituições governamentais responsáveis pelo recolhimento de tributos que incidem sobre a circulação de bens no território aduaneiro.
d) são repartições vinculadas aos órgãos governamentais que zelam pela segurança de instalações portuárias e das áreas de passo fronteiriço.
e) são órgãos governamentais responsáveis pela fiscalização da entrada, saída e movimentação de cargas e de pessoas estrangeiras no território aduaneiro e pela arrecadação de tributos e taxas federais e estaduais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
O funcionamento do mercado de capitais está, em grande medida, relacionado às atividades das bolsas de valores que, no caso brasileiro, são definidas como:
a) instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e habilitadas a negociar valores mobiliários e a prestar serviços a investidores e empresas nesse ramo de atividade.
b) associações sem fins lucrativos, que atuam por delegação do poder público, e que oferecem mercado para a cotação e a negociação de títulos ou ações.
c) instituições públicas encarregadas de fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários.
d) instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central e responsáveis pelas operações de compra e venda de valores mobiliários por investidores, corretores e outros.
e) associações sem fins lucrativos que atuam por delegação do Banco Central na intermediação de operações de compra e venda de valores mobiliários e na prestação de serviços a investidores e empresas nesse campo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
O regime de admissão temporária implica
a) a reexportação da mercadoria com isenção dos impostos que incidem sobre as exportações.
b) a internalização da mercadoria no território aduaneiro para consumo interno, sem o recolhimento dos tributos que incidem sobre as importações.
c) a suspensão dos tributos que incidem sobre a importação, desde que o bem importado permaneça no território aduaneiro por tempo determinado e seja, ao final do mesmo, remetido ao exterior sem sofrer modificações que lhe confiram nova individualidade.
d) o transporte de um bem importado, sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro para internalização em caráter definitivo.
e) a importação de mercadoria com isenção de impostos objetivando a reposição de estoques.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Sobre direitos compensatórios é correto afirmar-se que:
a) objetivam corrigir danos causados à produção doméstica pelo aumento súbito de importações.
b) são aplicados pelo país importador quando comprovada a prática de dumping pelo país exportador e após estimado o dano causado à indústria doméstica.
c) são aplicados pelo país exportador para corrigir danos causados por medidas restritivas e outras práticas desleais de comércio impostas pelo país importador sempre que caracterizado o dano à produção nacional deste último.
d) associam-se à neutralização de medidas restritivas ao comércio como normas sanitárias, barreiras técnicas e regras de origem quando não compatíveis com acordos multilaterais.
e) envolvem a aplicação, pelo país importador, de gravames às importações com o propósito de neutralizar efeitos distorcivos sobre o comércio decorrentes de medidas de apoio às exportações implementadas no país de que procedem e que ferem a normativa multilateral.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
Quando vinculados às exportações, os subsídios distorcem as condições de concorrência internacional, o que, de acordo com a normas da Organização Mundial de Comércio (OMC), faculta ao país afetado adotar medidas restritivas. Tais medidas são denominadas:
a) medidas anti-dumping
b) salvaguardas
c) barreiras não-tarifárias
d) medidas compensatórias
e) medidas suspensivas
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca ESAF
Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal
Ano de 2002
A literatura econômica afirma, com base em argumentos teóricos e empíricos, que o comércio internacional confere importantes estímulos ao crescimento econômico. Entre os fatores que explicam o efeito positivo do comércio sobre o crescimento destacam-se:
a) a crescente importância dos setores exportadores na formação do Produto Interno dos países; as pressões em favor da estabilidade cambial e monetária que provêm do comércio; e o aumento da demanda agregada sobre a renda.
b) a melhor eficiência alocativa propiciada pelas trocas internacionais; a substituição de importações; e a conseqüente geração de superávits comerciais.
c) a crescente importância das exportações para o Produto Interno dos países; a importância das importações para o aumento da competitividade; e o melhor aproveitamento de economias de escala.
d) os efeitos sobre o emprego e sobre a renda decorrentes do aumento da demanda agregada; e o estímulo à obtenção de saldos comerciais positivos.
e) a ampliação de mercados; os deslocamentos produtivos; e o equilíbrio das taxas de juros e dos preços que o comércio induz.
A resposta correta é: