Questões de Relações Públicas

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Relações Públicas

Ano de 2011

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade. Wilson Bueno. Empresas "meio cidadãs", a aberração de um conceito.

Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Doações para organizações não governamentais e patrocínios de atividades em comunidades carentes são exemplos de ações de responsabilidade social empresarial.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRE - PE - Analista Judiciário - Relações Públicas

Ano de 2011

Em 1964 foi lançada uma obra que se tornou clássica porque discute a influência das técnicas de comunicação e as transformações geradas nos padrões de interação social. Essa obra de Umberto Eco considera

a) Apocalípticos os que entendiam que a massificação da produção e o consumo eram responsáveis pela queda da essência na criação artística.
b) que os Integrados concordavam com os Apocalípticos, mas pregavam que as novas tecnologias seriam fator de dominação das classes subalternas.
c) Apocalípticos e Integrados os defensores da censura dos meios de comunicação, em graus diferentes, para impedir a desestabilização econômica.
d) Apocalípticos os autores que consideram a cultura como um bem possível de ser consumido somente pelas classes sociais privilegiadas economicamente.
e) Integrados os que defendem que as tecnologias de comunicação não serão massificadas porque sempre haverá uma técnica mais avançada a ser oferecida ao mercado consumidor.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRE - ES - Analista Judiciário - Relações Públicas

Ano de 2011

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

As pesquisas fornecem subsídios para, entre outras ações, a construção de diagnósticos para a comunicação organizacional.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Relações Públicas

Ano de 2011

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade. Wilson Bueno. Empresas "meio cidadãs", a aberração de um conceito.

Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Relações Públicas

Ano de 2011

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade. Wilson Bueno. Empresas "meio cidadãs", a aberração de um conceito.

Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A longo prazo, o conceito de capital econômico deve incorporar outros conceitos, como o de capital natural e capital social.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRE - PE - Analista Judiciário - Relações Públicas

Ano de 2011

Em Comunicação é correto afirmar que

a) a hipótese do gatekeeping sustenta que as pessoas repercutem em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.
b) a hipótese principal sobre recepção das informações é que, ao mudar de opinião, os leitores buscam aproximação das opiniões que julgam predominantes.
c) a teoria da dissonância cognitiva entende que o receptor sentirá desconforto psicológico diante de duas referências psicomotoras.
d) estudos sobre a espiral do silêncio concluem que as pessoas temem ficar isoladas se expressarem plublicamente opiniões diferentes das do grupo dominante.
e) a hipótese do agenda setting considera que as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca FCC

TRT 23ª - Analista Jud - Comunicação Social - Relações Públ

Ano de 2011

O fenômeno que atribui aos meios de comunicação prerrogativa de construção e de imposição da opinião que se deve ter sobre os fatos, ou seja, que os meios não se limitam a impor os temas sobre os quais se devam falar, mas também impõem o que falar sobre esses temas, é chamado de

a) agenda setting.
b) espiral do silêncio.
c) recepção seletiva.
d) dissonância cognitiva.
e) exposição defensiva.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

TRE - ES - Analista Judiciário - Relações Públicas

Ano de 2011

A pesquisa permeia todo o processo de relações públicas, desde as fases iniciais até a avaliação de resultados. Acerca dos conceitos de pesquisa, julgue os itens que se seguem.

Os meios de aferição em pesquisa limitam-se à realização de uma entrevista com o público-alvo da ação.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Relações Públicas

Ano de 2011

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens.

As ações de relações públicas devem pautar-se na concepção de comunicação pública como processo que tem por objetivo primordial levar à população informação que propicie o melhor entendimento do mundo.

A resposta correta é:

Assunto Geral

Banca CESPE

CORREIOS - Analista de Correios - Relações Públicas

Ano de 2011

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens.

As corporações podem adotar conduta ética de caráter particular, uma vez que o seu compromisso é com a obtenção de lucro e com o atendimento dos interesses de investidores e acionistas, devendo as suas ações de comunicação pública refletir isso.

A resposta correta é:

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