Questões de Relações Públicas
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
A construção da identidade corporativa de uma organização é feita
a) através de um trabalho desenvolvido ao longo de um período de tempo.
b) com base na identificação apenas dos públicos internos a atingir.
c) com objetivo de estabelecer as crenças e os valores associados à organização.
d) independentemente do seu comportamento institucional real.
e) concomitantemente a anúncios de ocasião para o público externo.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Entender a dinâmica da construção e manutenção das redes é fundamental para o estudo das redes sociais, porque sua(seus)
a) estrutura, uma vez estabelecida, tende a se solidificar, mesmo que os elementos permaneçam ativos.
b) estrutura pode adaptar-se e modificar-se, mesmo quando construída sobre elementos estáticos.
c) elementos estão em permanente estado de atividade, o que coloca as redes em constante evolução.
d) elementos, uma vez definidos, passam a atuar entre si de forma a cristalizar a estrutura alcançada.
e) elementos ativos sobressaem, tornando a estrutura interna mais sólida com relação à atividade externa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Diariamente, a comunicação via internet apresenta situações tais como: anúncios exibidos automaticamente para usuários, selecionados conforme preferências previamente registradas; vídeos divulgados mostrando gafes cometidas por políticos ou artistas; mensagens pessoais reproduzidas em ambientes públicos.
Essas situações são exemplos de um fenômeno corrente no mundo virtual, que é a
a) banalização das fontes de informação
b) desvalorização da individualidade na esfera pública
c) liberalização das formas de produção de conteúdo
d) erosão da distinção entre público e privado
e) sensacionalização da experiência humana
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Mesmo que uma empresa não esteja passando por um período de crise, ela deve ter um olhar atento para as informações que são manipuladas todos os dias, com o objetivo de sinalizar alterações positivas ou negativas na sua imagem.
Para isso, existem algumas ferramentas, tais como pesquisas
a) com varejistas e manuais de vendas
b) com varejistas e perguntas e reclamações dos SAC
c) com concorrentes e manuais de imagem corporativa
d) de opinião e formulários de treinamento
e) de opinião e informações técnicas dos produtos
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
No momento de crise, alguns erros podem ser fatais para a imagem de uma empresa.
No relacionamento com a mídia, identifica-se como um erro
a) considerar o timing da informação.
b) passar uma imagem defensiva nas declarações públicas e nos position papers.
c) instruir o público interno, fundamental para um bom planejamento de contingências.
d) determinar junto à administração da empresa a posição a ser tomada.
e) acompanhar o desdobramento do caso nas mídias sociais.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Em relação à credibilidade de uma empresa, existem, no mercado, duas propostas de diagnóstico: a auditoria de opinião, que aprimora a pesquisa no campo de Relações Públicas, propondo formas de analisar qualitativamente as interfaces com os stakeholders; e a auditoria de imagem, que
a) parte do princípio de que uma pesquisa qualitativa com jornalistas e formadores de opinião pode ser suficiente para mostrar o nível de credibilidade da empresa.
b) parte do princípio de que são necessárias apenas pesquisas de opinião com os consumidores primários para mostrar o nível de credibilidade da empresa.
c) parte do princípio de que não são necessárias pesquisas quantitativas, apenas qualitativas, com os stakholders para medir o nível de credibilidade da empresa.
d) utiliza análises qualitativas e quantitativas com os consumidores e fornecedores para avaliar os níveis de credibilidade da empresa.
e) utiliza análises cruzadas de pesquisas qualitativas e quantitativas para avaliar os níveis de credibilidade da empresa.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Carregando diversas ferramentas de relacionamento, as mídias sociais permitem que as pessoas se conheçam, troquem mensagens, criem grupos, organizando tribos relacionadas a interesses comuns. Isso favorece a consideração de que as mídias sociais
a) cederam a produção de conteúdo majoritariamente aos veículos tradicionais.
b) fizeram as marcas não mais proporcionarem experiências positivas off-line.
c) fazem com que as empresas possam abrir mão de falar de seus produtos quando são monitoradas.
d) resgatam o modelo de comportamento mais básico do ser humano.
e) proporcionam conteúdo individual, muito mais atrativo e adequado para as pessoas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
No mercado atual, os consumidores não absorvem mais a propaganda como antes. Eles procuram na internet informações antes de efetuar a compra, muitas vezes baseados em experiências de outros consumidores.
Sendo assim, NÃO está de acordo com essa ideia considerar que a(s)
a) compra se baseia em relações sociais.
b) marcas não se constroem mais em uma única mídia.
c) empresas não precisam estar ativas nas mídias sociais.
d) mídias sociais ajudam a imagem de um produto.
e) mídias sociais são formadoras de opinião.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Relações Públicas - Júnior
Ano de 2012
Para obter bons resultados, a área de comunicação deve ocupar uma posição estratégica dentro da estrutura organizacional da empresa. Essa posição deve ser subordinada à(ao)
a) alta administração da empresa para planejar, pensar e administrar estrategicamente a comunicação.
b) assessoria de imprensa, como suporte para realizar tarefas e produzir veículos de comunicação.
c) direção da empresa, para planejar e estabelecer as necessidades da comunicação interna da organização.
d) departamento de marketing, para incrementar as ações de comunicação.
e) setor de Recursos Humanos, para facilitar a comunicação com o público interno.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Ações de marketing de relacionamento têm sido cada vez mais adotadas por empresas que desejam estreitar seus vínculos com seus consumidores.
Sendo assim, o marketing de relacionamento
a) considera que as receitas se originam de transações esporádicas.
b) orienta esforços para transações pontuais com clientes.
c) orienta o horizonte temporal dos negócios para o foco no curto prazo.
d) usa os meios de massa como base para a comunicação com os clientes.
e) utiliza como indicadores de desempenho os índices de retenção e de indicação.
A resposta correta é: