Questões de Relações Públicas
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Em razão da dificuldade de se tratar a organização como um todo, define-se um conjunto de atividades indivisíveis interagindo com vários fatores ambientais externos e voltado para otimizar os resultados da empresa. Esse conjunto é o resultado de subdivisões das atividades da empresa e define um modelo de gestão empresarial focada em áreas que representam os mercados atuais e potenciais atrativos para a empresa. Vários critérios podem ser usados para a definição desses conjuntos, como as linhas de produção, a localização geográfica, o tipo de cliente ou a tecnologia aplicada.
Esse conjunto de atividades empresariais é denominado
a) central business district
b) unidade estratégica de negócio
c) distrito industrial marshalliano
d) autogestão francesa
e) cogestão alemã
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Na gestão empresarial moderna, é fundamental que se definam dois conceitos, explicitados abaixo.
I - A finalidade própria da empresa, aquilo que a diferencia de suas semelhantes.
II - O alvo que precisa ser alcançado para que a empresa possa atingir suas metas.
A explicitação de I e II corresponde, respectivamente, às definições de
a) recurso e risco
b) estratégia e tática
c) plano e programa
d) missão e objetivo
e) marketing e obrigação
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Relações Públicas - Júnior
Ano de 2012
Há vários exemplos de que ações de responsabilidade social geram retorno financeiro e oportunidades. Investir em responsabilidade social garante à empresa
a) aumento de eficiência, projeção de sua imagem e valorização de seus papéis
b) melhorias internas, eficiência e redução dos mercados
c) melhorias internas, melhorias externas e extinção dos financiamentos
d) projeção de sua imagem, melhorias externas e aumento dos riscos
e) valorização dos seus papéis, melhorias externas e redução da produtividade
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
O sistema de produção japonês, tal como é estruturado atualmente, surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co, decorrendo daí o sistema Toyota de produção ou ohnoísmo, o qual apresenta como uma de suas características o uso de um sistema de informação visual que aciona e controla a produção.
Esse sistema de informação é denominado
a) Kanban
b) Muda
c) Kaisen
d) Just-in-time
e) Keiretsu
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS DISTRIBUIDORA - Comunicação Relações Públicas - Júnior
Ano de 2012
O apelo das atividades de Relações Públicas e de Assessoria de Imprensa como ferramenta promocional possui três características peculiares e distintas, que são
a) alta credibilidade, incentivo e impessoalidade
b) alta credibilidade, dramatização e possibilidade de surpreender os compradores de maneira oportuna
c) dramatização, interação pessoal e aprofundamento
d) dramatização, interação pessoal e personalização da mensagem
e) incentivo, penetração e alta credibilidade
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
A profissão de Relações Públicas no Brasil tem seu Código de Ética elaborado e aprovado pelo Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. De acordo com esse Código, é permitido ao profissional
a) divulgar informações inverossímeis, de modo a estabelecer imagem favorável ao canal de comunicação.
b) cobrar pelos serviços profissionais prestados a entidades filantrópicas ou representativas de movimentos comunitários.
c) denunciar aos Conselhos Regionais as pessoas que exercem a profissão de Relações Públicas sem o devido registro.
d) exercer a atividade de lobby para induzir a aprovação de matéria controversa que favoreça os seus propósitos.
e) trabalhar para clientes concorrentes, desautorizado pelas partes atendidas.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Os eventos são um meio de comunicação dirigida que aproximam a organização do público-alvo.
Nesse sentido, dentre as atividades que envolvem o planejamento de um evento NÃO está incluída a
a) contratação de recepcionistas e cerimonialistas
b) criação de identidade visual única para o evento
c) elaboração de benchmarking interno
d) preparação de lista de convidados e autoridades
e) produção de material informativo e promocional
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Os conceitos de planejamento e gestão podem ser aplicados pelas organizações à área da comunicação organizacional.
Assim, sob a ótica do planejamento estratégico de comunicação, a(s)
a) alta administração deve entender a comunicação como fator estratégico na divulgação da missão e dos valores da organização perante todos os seus públicos.
b) participação de profissionais ligados à comunicação na formulação do planejamento estratégico da organização deve ser moderada, a fim de evitar ruídos na comunicação entre a alta administração, os postos gerenciais e os operacionais.
c) visão estratégica é implementada por etapas, começando pelo plano de comunicação e, a partir dos seus resultados, inclui-se o planejamento estratégico global da organização.
d) ameaças do macroambiente não constituem fatores que devam ser observados na construção de um planejamento, uma vez que fatores externos não afetam a comunicação de uma organização.
e) áreas de comunicação e relações públicas devem estar subordinadas aos departamentos de marketing e promoção, tendo como função primária a elaboração de planos de veiculação dirigida.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Sobre a formação de público em Relações Públicas, considere as afirmações a seguir.
I - Um público é constituído por pessoas ou grupos organizados, dispostos a iniciar um diálogo com a organização.
II - As discussões dos grupos dependem da proximidade física, já que os debates perdem a força se efetuados com o uso parcial dos veículos de comunicação.
III - O ponto fundamental para a estruturação dos públicos é a presença da controvérsia, sem a qual não serão emitidas opiniões válidas.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
A resposta correta é:
Assunto Geral
Banca CESGRANRIO
PETROBRAS - Profissional de Comunicação Social Júnior - Relaçõ
Ano de 2012
Na visão moderna e no contexto da complexidade contemporânea, é necessária a identificação de todas as tipologias de públicos que se relacionam com uma organização.
No âmbito do planejamento de relações públicas, o mapeamento desses públicos deverá, em relação à organização, levar em consideração o( a )
a) grau de segmentação
b) nível de relacionamento
c) volume de investimento
d) capacidade de troca
e) intensidade da percepção
A resposta correta é: